F1: Fundo flexível do Ferrari dá que falar
A Ferrari fez modificações no fundo do SF70H que desde o começo do ano estão a dar que falar. Imagens revelaram que essa parte do monolugar flete a altas velocidades. Há quem sugira que esse comportamento visa criar um efeito que melhora a performance do carro em curvas de alta velocidade.
Há teorias que o fundo flexível do monolugar de Maranello tem com intenção criar um fluxo de ar que contraria qualquer turbulência que afete o apoio aerodinâmico na secção traseira do carro. A Ferrari já negou ter algo de ilegal no SF70H, que passou várias verificações, mas foram modificações no Grande Prémio da China – sendo visível uma espécie de lábio na parte superior do fundo com o formato de uma asa de borboleta.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI







Speedway
7 Julho, 2017 at 13:23
São umas atrás das outras e cada uma é melhor que a anterior!
Já não bastava o piloto, agora é o carro, fora o que está escondido, enfim.
Mas com a FIA estão à vontade.
Como é que esta equipa quer ser levada a sério ?
Uma vergonha.
Roger M
7 Julho, 2017 at 13:57
A sua adorada Mercedes também tem que se lhe diga…como a suspensão que se comporta quase como uma ativa, entre outras coisas…esse ódio pela Ferrari já enjoa.
[email protected]
7 Julho, 2017 at 14:03
Aí é que está a diferença entre ser inteligente ou ser aldrabão. A suspensão da RB e da Mercedes era totalmente passiva, mas foi desenvolvida para imitar o comportamento da suspensão activa. Quem sabe como funciona sabe também o trabalho que dá fazer isso.
Outro comportamento é ter componentes flexíveis quando os mesmos são proibidos, onde o único trabalho que existe é o de contornar o teste de flexibilidade que é feito.
Em todas as equipas existem comportamentos de inteligência e de aldrabice…
Roger M
7 Julho, 2017 at 14:11
Quando a Red Bull usava asas frontais demasiado flexíveis e o sistema de gases soprados no difusor traseiro…ai endeusavam o Adrian Newey e a Red Bull pela sua genialidade…quando é a Ferrari a se destacar por algo tangencial à legalidade, ai os críticos acusam-nos de batoteiros…ena que ódio que anda por aqui.
[email protected]
7 Julho, 2017 at 14:24
Continua a confusão mental entre aldrabice e inteligência. Sistemas de escape: Inteligência de usar o sistema de escape para selar o fundo difusor e mais tarde (onde até foi primeiro a McLaren e a Ferrari) a usar o efeito Coanda para contornar as regras. Em qualquer um dos casos se pretendeu desenvolver o que quer que seja para enganar os testes.
Asas flexíveis (no fundo era o nariz) é aldrabice porque é apenas para contornar um teste feito.
Como eu disse, em todas há momentos de inteligência e de aldrabice…por isso não percebo o comentário do ódio…
Roger M
7 Julho, 2017 at 16:14
Lol…consigo tudo o que seja as outras equipas a inventar é “inteligência” já as inovações da Ferrari é matreirice…gostava de ouvir o que tens para dizer do Williams de 1993, que tinha ABS, Controlo de estabilidade, Suspensão ativa, entre outros mimos…deves dizer que é uma maravilha tecnológica…fosse um Ferrari com o mesmo, isso é que era choradeira. Faz lembrar quando tentaram diminuir o primeiro titulo de F1 do Schumacher querendo dizer que era o carro que se destacava.
[email protected]
7 Julho, 2017 at 16:27
O que é que o Williams de 93 tinha de ilegal?
Está a falar do título de 94? De facto o Benetton de 94 destacava-se porque estava ilegal, nomeadamente no controlo de tracção e de arranque que nesse ano eram ilegais, para além do sistema ilegal de abastecimento de combustível… Claro que é sempre mais fácil ganhar quando se tem o melhor carro. Chato é quando é o melhor carro porque está ilegal.
Continuo a não ver onde é que isso tem a ver com a Ferrari. O Benetton era ilegal e não era um Ferrari. Não bate certo com a sua teoria maquiavélica de que só digo mal se for Ferrari.
E continua a não entender o que é inventar algo que não viola o regulamento e é inovador, com algo que é criado para não violar um teste de controlo, como é o caso da asas flexíveis, dos tubos de combustível expansíveis, dos depósitos de combustível extra, de um corpo do turbo que permite um desvio de ar do restritor, entre outros, só para citar os mais famosos. Essa é a diferença que não vê, não consegue ver ou pior…não quer ver!
Roger M
7 Julho, 2017 at 18:39
Tu sabes bem que a carapuça te serviu, não te faças de sonso. Engraçado que não perdeste tempo em afirmar que o Benetton de 1994 tinha ilegalidades. Diga já agora qual o Piloto que foi campeão do mundo sem o melhor carro ou o segundo melhor carro? Nenhum que me lembre.
[email protected]
7 Julho, 2017 at 18:57
A mim não me serviu nada, nem eu gosto de me passar pelos outros… Eu percebo é que quando se fica sem argumentos e o desespero é grande, começa-se a disparar para todo o lado. Neste caso, o tiro foi logo ao lado. Não perdi tempo a afirmar que o Benetton tinha irregularidades porque as tinha, ponto número um. E ao contrário do que diz, o primeiro título do Shumi é um pouco desvalorizado porque o carro tinha ilegalidades e não porque era o melhor carro do plantel. Com isso, para além de lhe mostrar que não critico apenas a Ferrari, ainda desconstruí a sua ideia maluca de que o título era desvalorizado porque o Benetton era o melhor carro.
E lembro-me de casos onde o melhor carro não venceu. Por exemplo, não acho que o F1-2000 com que o Shumi foi campeão em 2000 fosse melhor do que o MP4-15. Na melhor das hipóteses estava a par com ele, mas até acredito que o McLaren fosse melhor. Mais um exemplo. O Kimi na minha opinião foi campeão e não tinha o melhor carro, na minha opinião o MP4-22 era melhor.
Roger M
7 Julho, 2017 at 22:54
Então concordas quando digo que quem tem o melhor ou segundo melhor carro é sempre campeão.
O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
7 Julho, 2017 at 21:45
Ninguém diminui o primeiro titulo do Schumacher porque o carro se destacava, esse primeiro titulo é diminuído (e bem) porque o carro era, como toda a gente já sabe, ilegal.
Por isso o titulo não é só diminuído como também é uma fraude. Cumprimentos
furoni
7 Julho, 2017 at 21:07
Como é que alguém quer ser levado a sério se cada vez que abre a boca só sai asneira…
[email protected]
7 Julho, 2017 at 13:24
Não tem problema. Basta pedirem desculpa e está resolvido…
Roger M
7 Julho, 2017 at 13:32
Todos os anos é a mesma coisa, quando uma equipa vem com alguma inovação, as outras passam a protestar se não a conseguem copiar. Uns que fazem algo diferente à margem da legalidade como a Red Bull, são idolatrados pela sua genialidade como o Adrian Newey…quem não se lembra das asas frontais, demasiadamente flexíveis. Mas quando são os outros, começam logo na choradeira acusando-os de ilegalidades. Quanto a este caso. Do que tenho visto, de facto o fundo plano parece muito flexivel…mas não devemos esquecer que muitas equipas usam também “barbatanas” no tampa do motor muito flexíveis também, como as da Haas, o que em curva pode ser benéfico, e não vemos a Red Bull na choradeira a exigir investigações.
Frenando_Afondo™
7 Julho, 2017 at 15:13
Ah… A FIA já obrigou a HAAS a corrigir a flexibilidade da barbatana e outras equipas obrigou-as a reforçar a T-wing. E sim, a RB e outras equipas na altura queixaram-se da excessiva flexibilidade de algumas barbatanas.
E pelos vistos também tenho de lembrar que a RB é uma das acérrimas defensoras de que a barbatana deve ser banida para 2018. Por isso já desde o início do ano que eles se queixam de tudo o que tenha haver com este dispositivo.
E sobre a Ferrari e possíveis dispositivos ilegais, todas as equipas têm direito a chegar à FIA e pedir fiscalizações a certas partes dos monolugares que acham suspeitas. Tal como a Ferrari o fez na pré-época. 😉
Roger M
7 Julho, 2017 at 16:28
Continuo a ver as barbatanas da Haas a flectir bastante…aliás até parece ser das que mais flectem…e não vemos a Red Bull a chamar a atenção do caso. O Horner criticava as “t-wings” e “barbatanas”, mas lá estão elas nos Red Bull agora.
Frenando_Afondo™
7 Julho, 2017 at 20:47
Claro, eles criticam a parte estética do dispositivo, mas visto que a FIA não os vai remover, então vão usá-los, não são estúpidos.
Luis
7 Julho, 2017 at 15:08
HÁ de haver alguma coisa legal na Ferrari ???????
?
?
?
Enquanto estiverem à frente NÂO
Frenando_Afondo™
7 Julho, 2017 at 15:09
Cá está, batoteiros.