F1: “Fire Up” da Cadillac deverá acontecer ainda antes do Natal

Por a 14 Novembro 2025 12:10

A Cadillac prepara-se para estrear o seu primeiro carro de Fórmula 1 antes dos testes de pré-época em Barcelona, agendados para 26 a 30 de janeiro. A equipa, liderada por Graeme Lowdon, avança a bom ritmo com o projeto que marca a sua entrada no Mundial de 2026, com Sergio Pérez e Valtteri Bottas ao volante de um monolugar equipado com motor Ferrari.

Segundo Lowdon, o primeiro “fire-up” do motor ocorrerá antes do Natal, num prazo inferior a 50 dias, e o carro deverá cumprir o seu shakedown em janeiro ao abrigo das regras de “Promotional Event”, podendo percorrer até 200 km. A equipa espera depois juntar-se ao pelotão nos testes oficiais de Barcelona no final do mês.

Apesar de tudo avançar dentro do planeado, o responsável admite que o calendário é extremamente apertado. A inscrição da equipa só foi confirmada em março de 2025, deixando pouco tempo para conceber, construir e fabricar o carro, montar estruturas operacionais nos EUA e no Reino Unido e contratar pessoal especializado. A estreia está marcada para o Grande Prémio da Austrália de 2026, um prazo que, sublinha Lowdon, “não pode ser adiado”.

Vantagens e desvantagens de começar no arranque de uma nova era

A entrada da Cadillac coincide com a grande revisão regulamentar prevista para 2026. Lowdon reconhece que esta mudança tem vantagens e desvantagens: por um lado, a ausência de referências claras torna difícil saber qual será o nível de competitividade das equipas; por outro, o “reset” técnico cria condições de igualdade relativas que podem favorecer um novo projeto como o da Cadillac.

O britânico destaca ainda que, apesar de a equipa reunir “milhares de anos de experiência combinada em Fórmula 1”, o grupo trabalha junto há menos de um ano — o que torna a construção de uma estrutura operacional eficaz o primeiro grande desafio. A prioridade, afirma, será evoluir rapidamente depois da estreia, independentemente da posição inicial.

Graeme Lowdon explicou o calendário apertado da equipa:

“Tudo está dentro do previsto. Vamos ligar o motor pela primeira vez em menos de 50 dias e o carro irá para a pista em janeiro. Depois disso, vamos testar em Barcelona no final do mês. O tempo é o inimigo. Sabemos que vamos correr em Melbourne na primeira semana de março de 2026, e esse prazo não pode ser adiado. Temos de construir o carro, fabricá-lo, contratar pessoal, erguer instalações — tudo. É um verdadeiro desafio.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado