F1: Fim de ciclo na Mercedes

Por a 9 Março 2023 16:54

O que se passa na Mercedes? Trata-se de um abaixamento de forma temporário ou será mesmo um fim de ciclo da equipa germânica.

De 2014 a 2021, a Mercedes tornou-se na referência na F1. Os Flechas de Prata reinaram sem dó nem piedade, dominando uma era da F1, uma das mais bem sucedidas de sempre. Ferrari tentou algumas vezes colocar fim a esse domínio sem sucesso e foi a Red Bull a colocar o primeiro entrave sério à Mercedes. Mas foi apenas por um ano, em 2021. Em 2022 entrou uma nova era no desporto e a Mercedes parece ter perdido o toque de Midas. Como uma equipa tão forte e tão organizada pode parecer tão desnorteada como agora? A constante hemorragia de talento pode ser um dos motivos.

Nomes como Aldo Costa, Andy Cowell, James Allison, James Vowles deixaram um vazio difícil de preencher. A saída de muito pessoal da Mercedes para outras equipas (Aston Martin e Red Bull Power Trains) deixou ainda mais marcas. Durante muito tempo, as saídas da Mercedes foram colmatadas de forma mais ou menos pacífica, mas as mais recentes saídas terão pesado em demasia. Andy Cowell saiu pouco antes da entrada em cena dos novos combustíveis, James Allison saiu antes da revolução na aerodinâmica da F1, James Vowles deixou a equipa para assumir um novo desafio na Williams. As mudanças nos finais de ciclo fazem sentido, mas talvez tenham exposto fragilidades que se foram criando.

Talvez a Mercedes não seja a equipa que era há 2 ou 3 anos. Talvez seja preciso repensar alguns procedimentos, recolocar algumas pessoas e apostar noutros nomes. Talvez seja este o fim de ciclo, inevitável em tudo na vida, especialmente no desporto. Nenhum domínio dura para sempre, nenhuma equipa se mantém intocável. O teste de fogo da Mercedes começou no ano passado e prolongou-se para este ano. Será a Mercedes capaz de se reinventar. Será Toto Wolff capaz de fazer o que Christian Horner, Helmut Marko e Adrian Newey fizeram na Red Bull, que foi manter a espinha dorsal intocável, mantendo a Red Bull forte e coesa, mesmo em tempos maus? É uma tarefa dura para apenas um homem. Mas só assim a Mercedes poderá voltar ao topo. Mas parece claro que o ciclo vitorioso da Mercedes terminou. A Ferrari espera há quase 15 anos pelo regresso dos títulos. A McLaren aguarda há 25 anos por um título de construtores. O caso mais otimista é o da Red Bull que demorou “apenas” oito anos a regressar ao topo, isto com uma estrutura muito estável. Quanto tempo demorará a Mercedes?

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8 Comentários
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Scirocco
Scirocco
1 ano atrás

Nada é eterno. A F1 é, como muitos outros desportos, ciclica. A RB reinou durante 4 anos e depois foi para 2º plano. A McLaren reinou c/ Senna e Prost e mais tarde c/ o Mikka. A Ferrari quase matou a F1 tal o dominio c/ Schumacer. A Mercedes foi o que se viu. Não me parece, apesar do dominio na 1ª corrida, que os Bull´s vão dominar como querem. Para bem da F1 e dos espectadores espero sinceramente que haja luta (gosto de ver o Max a correr, mas para isso acontecer é preciso que esteja mais próximo dos… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
1 ano atrás

Faz parte. É perceber onde estão a falhar e fazer melhor. Se não é mudar umas quantas cabeças para refrescar as ideias.

NOTEAM1
NOTEAM1
1 ano atrás

É preciso entender que um mau ano para a Mercedes, significa Hamilton a terminar nove vezes no pódio ao longo da época, Russell por sete vezes, uma das quais no lugar mais alto. Não se pode vencer sempre, esta regra também se aplica à RB que hoje domina o desporto. A Mercedes apesar de tudo não caiu para o meio do pelotão, como aconteceu com a Ferrari por mais que uma vez na última década, nem deixou de ter condições privilegiadas para vencer dentro da modalidade, como aconteceu com a Mclaren ou a Williams, gigantes de outros tempos. A Mercedes… Ler mais »

Vagueante
Vagueante
Reply to  NOTEAM1
1 ano atrás

Não esquecer que as saídas têm impacto e foram muitas e importantes, imagine-se na RB o Newey sair, o impacto seri muito maior do que as saídas da Mercedes, quase arrisco dizer que rapidamente cairiam para tras da Mercedes e Ferrari

NOTEAM1
NOTEAM1
Reply to  Vagueante
1 ano atrás

Certo, mas é ingénuo pensar que a Mercedes está só a perder peças importantes da sua estrutura, sem trazer “reforços” impactantes.
A Mercedes pelo poder que tem dentro do desporto, continua a atrair talento de todas as áreas, será apenas uma questão de tempo até se formar novamente uma estrutura forte.

Vagueante
Vagueante
Reply to  NOTEAM1
1 ano atrás

Concordo, vai demorar tempo e não deve ser fácil encontrar aqueles que têm necessariamente de ser excepcionais para fazerem a diferença numa competição deste nível.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
1 ano atrás

A RedBull é mais rápida porque vai mais numa onda de ilegalidade……

2020
2020
Reply to  Daniel Sousa
1 ano atrás

Nem mais, e continuará

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