F1: FIA vai investigar últimas voltas do GP de Abu Dhabi

Por a 16 Dezembro 2021 10:10

Ninguém ficou satisfeito com o que aconteceu nas últimas voltas do GP de ABU Dhabi, onde a FIA, os seus comissários e os seu diretor de corrida ficaram mal vistos. Assim, o órgão máximo do automobilismo mundial vai proceder a uma investigação para que tal não volte a acontecer.

Numa reunião do Conselho Mundial do Desporto Automóvel em Paris, antes da Gala de Gala e das eleições presidenciais, foi entregue um relatório, que levará agora a uma análise mais detalhada do que aconteceu:

“A principal responsabilidade da FIA em qualquer evento é garantir a segurança de todos os envolvidos e a integridade do desporto”, lê-se numa declaração da FIA. “As circunstâncias em torno da utilização do Safety Car na sequência do incidente do piloto Nicholas Latifi, e as comunicações relacionadas entre a equipa de Direcção de Corridas da FIA e as equipas de Fórmula 1, geraram mal-entendidos e reações significativas por parte das equipas de Fórmula 1, pilotos e adeptos, um argumento que está atualmente a manchar a imagem do Campeonato e a devida celebração do primeiro título do Campeonato do Mundo de Pilotos ganho por Max Verstappen e o oitavo título consecutivo do Campeonato do Mundo de Construtores ganho pela Mercedes.

Após a apresentação de um relatório sobre a sequência de eventos que tiveram lugar na sequência do incidente da volta 53 do Grande Prémio e num constante esforço de melhoria, o Presidente da FIA propôs ao Conselho Mundial do Desporto Automóvel que se realizasse agora um exercício de análise e esclarecimento detalhado para o futuro com todas as partes relevantes.

Este assunto será discutido e abordado com todas as equipas e pilotos para tirar quaisquer lições desta situação e clareza a ser fornecida aos participantes, meios de comunicação e fãs sobre os regulamentos atuais para preservar a natureza competitiva do nosso desporto, garantindo ao mesmo tempo a segurança dos pilotos e comissários. Não é apenas a Fórmula 1 que pode beneficiar desta análise, mas também, de uma forma mais geral, todos os outros campeonatos do circuito da FIA.

A FIA fará, portanto, tudo o que estiver ao seu alcance para que tal aconteça no âmbito da governação da Fórmula 1 e proporá à Comissão da Fórmula 1 que dê um mandato claro para estudo e proposta ao Comité Consultivo Desportivo, com o apoio dos pilotos da Fórmula 1, para que qualquer reação e conclusões significativas identificadas sejam feitas antes do início da temporada de 2022″.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
36 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
831ABO
831ABO
2 anos atrás

Entretanto, a Mercedes desistiu do recurso. Os fãs do Hamilton vão dizer que apontaram uma pistola à cabeça do Ola Kallenius, ou que o subornaram ou qualquer coisa parecida, mas para o bem ou para o mal o Max Verstappen é o campeão do mundo. Mas é muito importante que a FIA clarifique de uma vez por todas o sentido das regras do regulamento, para que decisões como as tomadas no Domingo sejam transparentes.

inoferreira
Reply to  831ABO
2 anos atrás

A Mercedes fez o que achou melhor, agora falta saber se não existiu nenhuma negociação prévia com a FIA para não o fazer, talvez FIA tenha dado a garantia que o Masi leva um chuto no cu

garantia4
garantia4
Reply to  inoferreira
2 anos atrás

O Masi é irrelevante, sai ele, entra outra marioneta.
E é duvidoso que seja a mb a 1ª a pedir a sua cabeça, ele ainda poderia ser útil por no futuro procurar que o perdoassem, continuando indefinidamente com roubos como o que todo o mundo viu em Imola e que permitiu o HAm chegar a Abu Dhabi a discutir o título.

Last edited 2 anos atrás by jo baue
Lagaffe
Lagaffe
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Que roubo mencionas? Desculpa mas a memória está a falhar-me.

Amadeu
Amadeu
Reply to  Lagaffe
2 anos atrás

a marcha atrás que o LH fez para entrar novamente em pista

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  Amadeu
2 anos atrás

Não pode usar? Ou é apenas por ter sido um regresso perigoso?

Amadeu
Amadeu
Reply to  Lagaffe
2 anos atrás

O LH entrou de marcha atrás na pista

garantia4
garantia4
Reply to  831ABO
2 anos atrás

Imagine-se o “acordo” ( ou melhor, o contrato de adesão pré-escrito que a a subjugada FIA teve que assinar) que não se esconde por trás desse comunicado…
E alguém que diga ao Binoito que 2022 já foi

inoferreira
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Se calhar é menos escandaloso que o contrato para a não divulgação da marosca dos motores da Ferrari.

#99
#99
Reply to  831ABO
2 anos atrás

Na sexta e sobretudo no sábado!

filano
filano
Reply to  831ABO
2 anos atrás

Sou McLaren E acho injusto o Caneco do Max irá sempre ter o significado de injusto e mas entregue, podes mexer no que quiseres na verdade nem u nem ninguém o fará… Go GO McLaren

MP67
MP67
2 anos atrás
Last edited 2 anos atrás by [email protected]
chicanalysis
Reply to  MP67
2 anos atrás

Porque é que alguém havia de ficar em dívida para com a mercedes ? Por concordar em deixar de fazer birrinhas e aceitar a derrota, ainda que com um pouco menos de dignidade com que o Hamilton a aceitou ?

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  chicanalysis
2 anos atrás

Porque o regulamento não foi cumprido?

garantia4
garantia4
2 anos atrás

Uma verdadeira palhaçada esta da FIA que andou a toque de caixa dessa merdeces durante 8 anos- e a PU já estava no banco 2 anos antes, até o B.E. o revelou – a querer fazer-nos uma lavagem o cérebro fingindo que não sabem que foram 8 anos de furtos desses trafulhas. E agora até a a Susie, a mulher do capo, agora que se soube que desistem do rec. de apelação,a ter a desfaçatez, a sem-vergonha de vir dizer: “Espero que em Março do próx. ano possa haver uma governance que ponha ao centro a integridade desportiva e a… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by jo baue
MP67
MP67
Reply to  garantia4
2 anos atrás

A Red Bull ganhou o campeonato de pilotos sem fair play e escreveu a página mais sombria de sempre na F1. A Mercedes acaba por dar uma grande lição de desportivismo e ganhar a notoriedade de ser a equipa mais integra do desporto automóvel. Vamos ver o que irá acontecer após a publicação do relatório da investigação anunciada pois a Mercedes por certo assegurou que este episódio vergonhoso será o mau exemplo que marcará o novo regulamento da F1.

Génesis
Génesis
Reply to  MP67
2 anos atrás

Parabéns pelo comentário

filano
filano
Reply to  MP67
2 anos atrás

Sim concordo… Parabéns pela assertividade do seu comentário e pela foram sóbrio e clara,,,

garantia4
garantia4
Reply to  MP67
2 anos atrás

Até o François Cevert da imagem estará a dar voltas no caixão com esse texto…
Enfim, o fórum português a bater todos os recordes do mais papista que o Papa.

#99
#99
Reply to  garantia4
2 anos atrás

A garantia está off!

alexis
alexis
Reply to  #99
2 anos atrás

Já prescreveu há muito.

filano
filano
2 anos atrás

Ganhar na secretaria não é vergonha nenhuma quando a verdade desportiva não é respeitada e acho que foi o caso… Se fosse a Mercedes ia para os tribunais…. A FIA estava á espera de quê????? óbvio que da forma que foram feitas as coisas e a falta de transparência e verdade poderão arruinar um negócio de milhões porque a falta de credibilidade é determinante…Outras marcas que óbvio irão pensar se vale a pena investir num deporto que está viciado… Façam regras claras e façam nas cumprir doa a quem doer, óbvio que muitos não ficarão contentes mas se existe verdade… Ler mais »

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  filano
2 anos atrás

é como se quisesses reverter todos os foras de jogo no final do jogo. As vitórias na secretaria não tem valor desportivo e ninguém ia entender que o Max fosse prejudicado por uma decisão que à qual é alheia.

Pity
Pity
2 anos atrás

O protesto da Mercedes (rejeitado) e a consequente ameaça de recurso, obtiveram o resultado desejado: fazer com que a FIA “se mexesse”. Uma alteração de campeão seria injusta para ambos os pilotos, já que não tiveram culpa da argolada do Michael Masi. Um não merecia perder o que conquistou na pista, e o outro, acredito, não se sentiria bem ganhando na secretaria. Posto isto, penso que uma pequena alteração nos regulamentos, deixaria todos satisfeitos e evitavam-se situações dúbias no futuro: um safety car nas últimas seis voltas, obrigatoriedade de bandeira vermelha. Quando digo seis voltas, é um exemplo, que pode… Ler mais »

Génesis
Génesis
Reply to  Pity
2 anos atrás

Deve ser dos poucos posts que não concordo consigo.
Se existem regras são para ser aplicadas.
Fazer deste ultimo gp uma regra de safety car é muito vago e arriscado.

Pity
Pity
Reply to  Génesis
2 anos atrás

Isto é mais complicado do que parece. Vou começar pelo exemplo da Fórmula E. Sempre que havia safety cars, deduziam uma certa percentagem de energia, até que aconteceu Valência. Um SC nas últimas voltas, energia retirada e um recomeço sem que os pilotos tivessem tempo de regenerar energia. Resultado: quase metade da grelha desclassificada por excesso de consumo. Muitos protestos e regulamento alterado. Se houver um SC nas últimas 5 voltas, não será deduzida energia. Voltemos à F1. O regulamento, na parte referente aos retardatários não foi cumprido. Ponto. Masi estava entre a espada e a parede? Estava. Pressionado por… Ler mais »

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  Génesis
2 anos atrás

Alterar os resultados do GP é impossível. O impacto mediático seria destrutivo. É como anular um golo em fora de jogo na final do mundial depois de terminar a partida.

mariojscosta
mariojscosta
Reply to  Lagaffe
2 anos atrás

Esse exemplo não é possível nos doas de hoje porque no futebol há VAR

#99
#99
2 anos atrás

A Mercedes não apresenta o recurso e termina assim o Mundial de pilotos não sobre regime de SC mas sob inquérito.Nāo costuma haver fumo sem fogo diz ditado.

#99
#99
2 anos atrás

O próximo vai valer a dobrar!

filano
filano
Reply to  #99
2 anos atrás

Seria inédito um valer por dois…Estás bom para ires para o lugar do comissário…ahahahahahhaha

jcf
jcf
2 anos atrás

Fábio Mendes é um gajo porreiro: “Ninguém ficou satisfeito com o que aconteceu nas últimas voltas do GP de ABU Dhabi”. Fábio, não é bem assim. O circo e as palhaçadas têm os seus seguidores, há quem goste e tenha ficado satisfeito. Nascar não é só nos States, também é possível essas mesmas palhaçadas na F1, como se viu.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Para quem andou a dizer cobras e lagartos da Mercedes, Toto e Hamilton: foi para isto que meteram o recurso e muito bem, para que a FIA investigue os procedimentos, visto que no final foi uma palhaçada e não ganhou o piloto que foi o melhor nessa corrida e com isso perdeu o campeonato.

*RPMS*™
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Mas ganhou, felizmente, o piloto que foi melhor durante o campeonato! Por muito que te custe…

Cumprimentos

mariojscosta
mariojscosta
Reply to  *RPMS*™
2 anos atrás

Melhor?????? Em que se não fosse o ROUBO de domingo ficaria a 6 pontos do 1° classificado da F1

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado