F1: FIA permite apenas três motores para a temporada de 2018
As críticas à utilização de apenas quatro motores por temporada por parte de equipas, pilotos e até adeptos parecem não ter sido levadas em consideração por parte da FIA, que para 2018 já anunciou vai diminuir o número para três. Ou seja, em 2017 as equipas podiam usar quatro motores para 20 Grandes Prémios, enquanto para 2018 apenas poderão ser usados três motores para 21 Grandes Prémios.
No Grande Prémio de Itália deste ano existiu um total de 150 lugares de penalização, divididos por nove pilotos, devido a trocas de componentes das Unidades de Potência que excedem o número máximo permitido, mas a tendência é para a temporada de 2018 estes números irem crescendo, uma vez que os motores não parecem aguentar tantas corridas como a FIA deseja.
Este regulamento tem como objetivo baixar os custos da competição. Mas vários engenheiros já referiram por várias vezes que esta restrição apenas aumenta os custos, uma vez que os gastos para motores mais fiáveis são muito superiores aos custos que utilizar vários motores por temporada.
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Estes tipos da FIA Paris só fazem asneira. Esta é a de Setembro, o Halo foi a de Agosto,etc,etc,
Esta organização, velha em todo o sentido, já devia ter acabado há muitos anos.
Isto,claro, se houvesse união dos construtores e das equipas, que não há,e eles vão sobrevivendo à custa disso,claro. É uma estratégia como qualquer outra.
Mas se a FIA ainda existe é porque há quem a apoie – por exemplo na F1 a Ferrari sempre apoiou a FIA, e disso tem tirado grandes benesses,como é sabido.
Não é preciso dizer mais nada.
Ou é ?
Acho que até anda há muito a “esticar a corda” não é só de agora!… é excelente que não diga mais nada, senão ainda a Ferrari abandona a competição por sua causa!… Isso é que deve ter sido uma azia de 1996 a 2008!…
Esta decisão é um pau de dois bicos. Se as equipas optarem por fazer motores mais duradouros, vão gastar mais dinheiro a torná-los mais resistentes, caso contrário, vamos assistir a mais penalizações. Se a intenção é baixar os custos, não o vão conseguir. Se é baralhar as grelhas, vão consegui-lo facilmente.
Por este andar, ainda vão aumentar para 25 corridas e um motor por época. Haja pachorra.
2019: dois motores e 27 corridas. 2020: um motor e 30 corridas. 2021. zero motores e 40 corridas (zero motores porque foram-se todos embora).
Esta F1 vai de mal a pior, isto é a adulteração do espirito da competição, sempre no máximo. para o ano serão o Kvyat e o Gasly os recordistas das penalizações, 3000 lugares para cada um no fim do ano, às tantas já nem vale a pena fazer os treinos livres e a qualificação porque já sabem que vão partir lá de trás, e assim sempre poupam o motor para a corrida…