F1: Ferrari pode já ter substituto para Mattia Binotto

Por a 16 Julho 2020 11:30

Como seria de esperar, o lugar de Mattia Binotto começa a ser colocado em causa, devido aos recentes resultados. E já há um nome para o seu lugar.

Binotto entrou para o lugar de Maurizio Arrivabene, que contra si tinha o facto de fazer cegamente o que Sergio Marchionne pretendia e uma relação nem sempre positiva com os media e até com alguns membros da equipa. A sua visão era muito diferente da de Binotto e o choque foi inevitável, levando à saída de Arrivabene. Binotto trouxe um estilo de liderança diferente, menos efusivo, menos agressivo, mais ponderado e calmo. Mas os receios que foram apontados no início concretizaram-se. Binotto foi retirado da área mais técnica, onde é realmente mais forte, e passou a gastar muita energia nos sempre desgastantes processos políticos da F1, mais nestes meses com os novos regulamentos, o limite orçamental e agora o novo pacto de Concórdia.

Todo o foco na questão política retirou Binotto da parte técnica e o resultado está à vista. Um carro desenhado para um motor com mais potência, mas que neste momento, devido ao acordo feito com a FIA, na famosa questão do motor ilegal, é provavelmente o menos potente do grid. O confinamento não ajudou, mas a Ferrari deveria ter encontrado soluções para aplicar antes da primeira corrida, pois sabia que as unidades motrizes iriam ficar congeladas por dois anos. A Ferrari deveria ter mudado a filosofia do carro pois o aumento do apoio aerodinâmico não poderia acontecer da mesma forma com um motor menos potente. Seriam certamente pontos que Binotto saberia resolver se não estivesse focado na parte política.

Assim o lugar de Binotto fica em causa e pelos vistos já ha um nome na calha. De acordo com o Corriere della Sera da Itália, os chefes da Ferrari, John Elkann e Louis Camilleri, já estão a trabalhar numa alternativa, caso a situação piore com o nome de Antonello Coletta, o atual diretor de competições da Ferrari a ser falado.

A Ferrari não se pode dar ao luxo de perder Binotto e há certamente equipas atentas ao desenrolar da situação. Se Binotto sair da Scuderia, receberá muitas propostas. A Scuderia terá de fazer o que devia ter feito de início… dar poder a Binotto, mas escuda-lo nos confrontos políticos, para os quais talvez não esteja tão preparado. Os próximos resultados serão fundamentais para entender o futuro da equipa. A Hungria vem a calhar, uma pista em que a falta de potência não se nota tanto. Mas a seguir vem Spa, Silverstone e há duas corridas em casa, em pistas onde a potência é chave. A Ferrari não se pode dar ao luxo de festejar o 1000º GP desta forma.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
pedro_speed
pedro_speed
3 anos atrás

Se a Ferrari despedir o Binotto vai conseguir dar 2 enormes tiros no pé em pouco mais de 1 ano. 1º tiro no pé: Ter despedido o Arrivabene e ter feito passar o Binotto da parte técnica para a gestão da equipa. Com isto conseguiu ter um líder fraco para a equipa e um desnorte na parte técnica, com os resultados que todos conhecemos. 2º tiro no pé: Despedir o Binotto, mantendo a actual estrutura técnica. Com isto vai conseguir 2 grandes “objetivos”, manter a estrutura técnica fraca e potenciar a parte técnica da equipa que vier a contratar o Italiano. Na… Ler mais »

RedDevil
RedDevil
Reply to  pedro_speed
3 anos atrás

2 épocas “vergonhosas” a dirigir a equipa com melhores condições…. Sim !… Deve estar tudo atrás do Binotto… vai ser como o Domenicali… ninguém o quis na F1…

*RPMS*™
3 anos atrás

A Ferrari tem que começar já a “arrumar a casa” para não perder a oportunidade das alterações para 2022.
Será um erro monumental se a equipa que esteve mais perto da Mercedes, desde o inicio da era híbrida, começar a ficar para trás logo agora nesta fase tão importante.
Mas para isso tem que começar já a tomar decisões, mesmo que sacrifiquem o ano de 2020.

Cumprimentos

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Ouvi dizer que deve ir para a Aston Martin, ou a Williams, ou a Haas, ou a Alfa Romeo ou *inserir nome de equipa aqui because rumor.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado