F1: Estará o truque da Red Bull no DRS?

Por a 6 Abril 2023 12:29

Não há dúvida que o RB 19 é o melhor carro da atualidade na F1. Domina em todos os aspetos e a concorrência fica a milhas de mais esta obra-prima de Adrian Newey. Mas há um truque que desperta o interesse dos engenheiros.

O DRS dos Red Bull tem-se revelado mais forte do que o da concorrência e a prova esta no GP da Austrália em que Max Verstappen passou por Lewis Hamilton como se tivesse mais uma velocidade na sua caixa.

Segundo Ted Kravitz, jornalista da Sky Sports, este “truque” vale mais dois ou três décimos de segundo por volta:

“É uma vantagem que outros engenheiros no pit lane estimam valer entre dois décimos ou três décimos de segundo por volta, em comparação com outro carro com DRS. Portanto, este ´super DRS´ da Red Bull vale muito. Quando se considera que em algumas pistas toda a vantagem da Red Bull é de dois décimos ou três décimos, é uma coisa bastante útil de se ter.”

Uma coisa é certa, não é só este truque que faz a diferença e o RB 19 é um carro superior em todos os níveis. Mas dois a três décimos por volta é considerável. Na Arábia Saudita, Sergio Pérez ficou com a pole por 0.155 seg. face a Charles Leclerc. Max Verstappen conseguiu a pole em Melbourne por 0.236 seg. face a George Russell. E numa corrida essa diferença torna-se mais evidente nas ultrapassagens.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
nuno-mike
nuno-mike
1 ano atrás

O segredo não está, definitivamente, no DRS. O Max no seu Red Bull passou pelo Hamilton e cavou logo uma diferença de mais de 2 segundos em apenas uma volta, e a partir daí geriu. Quando se vai à frente não há DRS, logo não é aí que está “O TRUQUE”!!!!
Já todos vimos que o DRS da Red Bull é mais eficaz, mas o verdadeiro segredo da competitividade do carro em corrida, que é onde a superioridade é muito mais evidente, é que é “O TRUUUUUUUUQUE”!

Patucho10
Patucho10
Reply to  nuno-mike
1 ano atrás

Sim o carro funciona mesmo como um todo, mas quando abre o DRS realmente eles têm uma velocidade incrível!

bastos76
bastos76
Reply to  nuno-mike
1 ano atrás

Perfeito. Carro melhor, piloto acelera antes, traciona melhor, pisa no freio depois, faz curva em maior velocidade. Resultado, tempo de volta menor, velocidade máxima maior, adversários chorando.
O grande “truque” da Red Bull é ter o melhor projetista da F1, Adrian Newey.
Desde o título da Williams de 92, ele coleciona um número impressionante de vitórias. Quando perdeu, perdeu para outro gênio, Rory Byrne, e para o fraco desempenho dos motores Renault da era híbrida. Assim que teve acesso a um motor competitivo, voltou a ganhar.

leandro.marques
Reply to  bastos76
1 ano atrás

Aí é que está a verdadeira questão. Os motores Renault nunca conseguiram acompanhar os chassis criados. Relembrando bem essas épocas ainda mais valor se tem de dar aos pilotos que estiveram ao serviço da equipa e da sua enorme valia, tantas vezes desconsiderada. Conseguiram mais do que podiam ter feito se fossem pilotos normais. Tiveram imensos dnf por falhas mecânicas causadas pela unidade da marca francesa. A decisão que tiveram para a temporada de 2019 e que foi, na altura tão criticada, foi golpe de gênio (mais um) dos seus responsáveis. A decisão de fazerem os seus próprios motores, após… Ler mais »

Chapman-F1
Chapman-F1
1 ano atrás

Claro que está no DRS… a Red Bull é especialista em asas!…
Em asas e não só, também em competência, já nos habituaram a isso ao apresentar carros parecidos com o que a concorrência irá usar nos anos seguintes.
E pensar que se trata de uma empresa de bebidas energéticas…

Patucho10
Patucho10
Reply to  Chapman-F1
1 ano atrás

De onde vem o dinheiro isso pouco importa, a questão é como usar esse dinheiro!
E a equipa Red Bull usou bem esse dinheiro contratando dos melhores profissionais da F1 de varias áreas e anos mais tarde começou a dar “frutos“, com vários títulos de pilotos e construtores, e neste momento está a caminho de mais dois títulos, que muito sinceramente já estão na mão, embora só estão disputados 3 GPs mas é impossível lutar com eles pois a vantagem é mesmo de outra liga.

Patucho10
Patucho10
1 ano atrás

Como dizia o outro Investigue-se!!..

RedDevil
RedDevil
1 ano atrás

A vantagem da RB está em tudo…
Além da aerodinâmica superior, esta é muito ajudada pelas suspensões do RB … a suspensão da frente é a que tem maior efeito anti-dive e a traseira é a que tem maior efeito anti-squat… o carro mantém a sua horizontalidade em todas as condições (travagem e aceleração).. é quase o efeito da suspensão activa mas feito de forma passiva (e completamentte legal)…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado