F1: Estará a Red Bull a arriscar com os motores?

Por a 30 Novembro 2021 16:00

A questão das unidades motrizes está a dar que falar esta época e poderá voltar a ser tema central. Se até aqui o problema do uso de mais de três unidades por época não foi levantado pois por esta altura já quase todas as contas estavam feitas, este ano todos os pormenores contam e a Red Bull poderá estar a arriscar.

Segundo a motosport.com italiana, a Honda manifestou vontade de trocar de unidade motriz em Losail, na última corrida, onde tinha algumas garantias que a penalização não teria um efeito demasiado pronunciado. No entanto, do lado da Red Bull terá havido a vontade de tentar a vitória, mas a questão da penalização de Max Verstappen por desrespeito à sinalização dos comissários de pista e o atraso na decisão tornou impossível a troca em tempo útil. Assim a Mercedes tem um motor com apenas um GP feito (Brasil) enquanto a unidade motriz mais recente de Verstappen foi instalada no GP da Rússia e vai para a sua sétima prova.

Fazer a troca em Jidá poderá ser mais problemático pois a pista é desconhecida para todos e é menos fácil entender qual será a tendência neste fim de semana, ou se a pista permitirá muitas oportunidades de ultrapassagem. Assim a tensão do lado da Red Bull aumenta pois a gestão das unidades motrizes terá de ser cuidadosa e todas as unidades de Verstappen têm já muitos quilómetros acumulados.

Do lado da Mercedes o motor mais recente fez apenas um GP mas claramente com um nível de potência superior e Helmut Marko acredita que o desgaste na corrida do Brasil foi tão elevado, dada a diferença de ritmo, que esse motor já não será mais capaz de fornecer o mesmo tipo de potência. No entanto é um motor com pouco mais de 400Km, enquanto que o motor mais recente de Verstappen deverá ter perto de 3000 Km feitos, uma diferença grande no que diz respeito a potencia e fiabilidade.

A Red Bull pode ter desperdiçado uma boa oportunidade de trocar de unidade motriz no Qatar para assim enfrentar as últimas duas corridas sem problemas nesse capítulo. Assim, a equipa terá de gerir este aspeto com muita atenção.

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RogerM
RogerM
2 anos atrás

Acho que tudo irá depender do que ocorrer nos treinos livres. Se as ultrapassagens em ritmo de corrida forem possíveis, e a Mercedes tiver um ritmo forte nos stints longos, não será de admirar que a Red Bull/Honda mudem o motor ao Verstappen. Pois será uma corrida com grande probabilidade de Safety Car. E até mesmo muitas voltas atrás do mesmo.

Patucho10
Patucho10
Reply to  RogerM
2 anos atrás

Sim também concordo, os treinos de sexta-feira nunca foram tão importantes para a Mercedes e Red Bull, eu acredito que e possível que a Red Bull pode mesmo fazer essa troca se o circuito for favorável a ultrapassagens, até porque só tinha a ganhar para o ultimo GP em Abu Dhabi, porque se o Max trocar perde 5 posições na grelha, se perder a pole para o Hamilton parte de 6° e claro no pior cenário com o Hamilton e Bottas 1° e 2° e o Max em 3° partia de 7°, mesmo assim o Max chegava fácilmente ao 3°… Ler mais »

RogerM
RogerM
Reply to  Patucho10
2 anos atrás

Concordo plenamente.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Não sei porque estão tão preocupados, Max mesmo com um motor “gasto” consegue qualificar-se em segundo no mínimo, tal a superioridade do carro. Depois basta arrancar bem e esquecer-se de travar. Pronto, problema resolvido no campeonato de pilotos.

RogerM
RogerM
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Tem-se visto a “superioridade do carro”. Levou dez segundos tanto no Brasil como no Qatar com o Hamilton na sua “carroça inferior” a controlar o gap. Cresça e apareça, ou então mude-se para o site ABola.

Patucho10
Patucho10
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

ahahahahaha reviver um momento na história Senna vs Prost!!

*RPMS*™
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Isso seria um caso de “albarroamento”? hahahaha

Cumprimentos

anotheruser
2 anos atrás

Tantas contas!!!

E se um deles bater e tiver de alterar componentes da UMotriz e levar a respectiva penalização?
Para esta corrida?
E se for penalização para a próxima corrida?

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