F1: Equipas pedem plano a longo prazo para as corridas Sprint 

Por a 30 Novembro 2023 10:33

Durante a última reunião da Comissão de F1 do ano, foi discutida a necessidade de atualização do formato Sprint por parte do promotor da Fórmula 1, que recebeu o apoio deste órgão para que isso aconteça, abrindo a porta às mudanças que poderão ocorrer já na próxima temporada. Os responsáveis das equipas, que também têm lugar na Comissão, pedem que as alterações tenham em consideração os fãs da disciplina e que não se alterem frequentemente, que haja um plano a longo prazo traçado e só depois se volte a avaliar. 

Durante o GP de São Paulo, Toto Wolff revelou algumas mudanças que estavam a ser pensadas pelo promotor da Fórmula 1 para os fins de semana com Sprint. Por exemplo, o Sprint Shootout (qualificação para a Sprint) pode passar para as tardes de sexta-feira, enquanto a corrida Sprint pode-se realizar na manhã de sábado e a qualificação para o Grande Prémio nas tardes de sábado, no mesmo horário que nos fins de semana normais. O dia de domingo continuaria dedicado exclusivamente ao Grande Prémio, com a corrida mais longa de todo o fim de semana.

O formato de corrida Sprint criou uma divisão entre os fãs da disciplina, havendo quem considera importante e os que detestam o facto de haver uma corrida que acrescenta muito pouco e tira o foco da prova de domingo. O facto dos monolugares entrarem em regime de parque fechado logo à sexta-feira, logo após o único treino livre, retira a possibilidade das equipas encontrarem a melhor configuração e possam resolver alguns problemas que encontrem nessa sessão. Também esse pormenor divide as opiniões.

Neste particular do parque fechado, o comunicado da Comissão de F1 explicou que o “Comité Consultivo Desportivo irá trabalhar em pormenores específicos, nomeadamente no que se refere à cronometragem e às regras do parque fechado, para uma proposta final a apresentar à Comissão de Fórmula 1 na primeira reunião de 2024”, até porque é um dos pedidos das equipas. 

Apesar da Pirelli considerar que não se deve alterar a distância máxima das corridas Sprint, avançando que a escolha das pistas para este formato é mais importante “para ter um bom espetáculo”, como vincou Simone Berra, engenheiro do fornecedor exclusivo de pneus para a Fórmula 1, os chefes de equipa não fecham a porta a mudanças de fundo no formato. 

Christian Horner é da opinião que “é evidente que as Sprints precisam de evoluir um pouco, na medida em que consigo compreender o conceito e o facto de haver ação nos três dias, o que para o promotor e para os fãs tem interesse, mas penso que, em alguns casos, têm sido um pouco desapontantes”. Para dar a volta a esta situação, o responsável da Red Bull diz ser importante que “a sua evolução, tem de ser consistente durante um longo período de tempo”, até porque cada Sprint que se realize servirá de pesquisa sobre o gosto dos fãs. “Penso que o feedback dos fãs vai desempenhar um papel crucial neste processo, em termos de saber o que é que o público quer realmente? Será que gostam do formato Sprint tal como está? Ou será que querem ver um pouco mais de corridas se vamos fazer uma corrida Sprint? E, se for esse o caso, como é que atribuímos os pontos? Como incentivamos os pilotos e as equipas? Portanto, há muitos tópicos associados a esta questão. Mas o mais importante e fundamental é: o que é que os fãs querem?”, acrescentou o homem-forte da equipa de Milton Keynes. 

Apoiando-se nas palavras de Horner, Andrea Stella, da McLaren, diz ser preciso “dar tempo para absorver algumas formas diferentes de interpretar os fins de semana de corrida da Fórmula 1. E temos de nos certificar de que não mudamos com demasiada frequência, demasiado depressa, porque assim não teríamos tempo para nos adaptarmos, para absorvermos uma determinada forma de interpretar um fim de semana de corrida de Fórmula 1”. Por isso, para o líder da equipa de Woking, “embora tenham de ser feitas melhorias, estas devem ser relativamente graduais, ter mais algumas corridas de Sprint, e então poderemos ter melhores dados, melhores informações para ver em que direção o negócio da Fórmula 1 deve seguir”. 

Aludindo também ao serenar das mudanças no formato Sprint, Mike Krack da Aston Martin pede que não se avance “demasiado depressa após algumas corridas, pequenas alterações ou pequenos ajustes, passo a passo”. O responsável da equipa de Silverstone lembra que a existir a alteração da “sequência das sessões”, já se trata de uma mudança “terá também outras consequências ou outras implicações” para as equipas.

Krack concorda com Horner quando este questiona “o que é que os fãs querem?”. Isto porque para Krack, as corridas Sprint “são para eles. E isso tem de ser tido cuidadosamente em consideração. Mas também, quando se fazem alterações, há que pensar nas implicações e não tentar corrigir algo novamente duas corridas depois”, concluiu. 

As discussões sobre as alterações do formato Sprint terão lugar nas próximas semanas e envolverão as equipas, antes do anúncio do calendário das Sprint para a próxima temporada.

Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool

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