F1: Dúvidas continuam a pairar sobre o GP da Grã-Bretanha

Por a 19 Maio 2020 10:45

Os últimos tempos têm sido de avanços e recuos no que diz respeito ao(s) GP da Grã-Bretanha. Ainda existe a possibilidade do event não se realizar.

Está tudo nas mãos do governo britânico. Os responsáveis de Silverstone têm estado em contacto com os membros do governo afim de poder ter luz verde de forma definitiva mas as restrições à circulação poderão ser uma pedra no sapato para a F1.

O acordo entre a F1 e Silverstone foi alcançado e ficou apenas a faltar a aprovação do governo britânico que parece relutante em excluir da regra dos 14 dias de quarentena a pessoas que venham de fora do pais, os envolvidos em eventos desportivos, incluindo a F1.

Se essa quarentena for imposta e os desportos não forem exceção, então o GP da Grã-Bretanha poderá não acontecer. Embora sete equipas estejam sediadas no Reino Unido, Alfa Romeo, Alpha Tauri, Ferrari e Pirelli têm as suas bases em Itália, sem esquecer pessoal da Honda que poderá ter de vir do Japão. E sendo a F1 um desporto global, não é surpreendente que muito do seu staff tenha proveniência de outros países. Os 14 dias de quarentena seriam a machada final das esperanças de receber a F1. Além do mais, essa regra obrigaria o staff das sete equipas de F1 sediadas na Grã Bretanha a fazer 14 dias de quarentena no seu regresso a casa, o que pode colocar também em causa a época 2020 tal como está a ser planeada, ou obrigaria as equipas a ficar longe de casa por um largo período de tempo para evitar esse contratempo.

O The Sun, da Grã-Bretanha, informou na segunda-feira à noite que Oliver Dowden, secretário de estado para o Digital, Cultura, Média e desporto, concordou em apoiar as isenções – mas a sua decisão foi indeferida por ministros do departamento de saúde e gabinete, com apenas motoristas de camiões e diplomatas a serem terem isenção de quarentena

O jornal citou uma fonte de Downing Street dizendo que “uma decisão final não foi tomada – mas queremos que o regime seja robusto”, acrescentando que as regras serão revistas a cada três semanas.

“Tratam-se de equipas estrangeiras que vêm para o Reino Unido, mas também de equipas britânicas que vão e voltam para as suas casas ”, afirmou Stuart Pringle, responsável por Silverstone, à Sky F1.

“Portanto, é preciso haver soluções robustas e soluções que atendam não apenas os requisitos deste país, mas também de outros países no campeonato, porque não haverá um campeonato se o único local em que a F1 pode correr for a Grã-Bretanha. .

“É preciso haver uma solução que funcione como um todo. Sei que há uma enorme quantidade de trabalho nisso, sei que há muito desejo de todos em encontrar uma solução viável e ainda há algum tempo. Tenho grandes esperanças de que essas soluções sejam encontradas. ”

Hockenheim tem sido dada como pista “suplente” caso Silverstone não possa receber a F1 e o Autódromo Internacional do Algarve é também referido como solução para este problema.

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Pity
Pity
3 anos atrás

Hockenhein substituir Silverstone seria uma boa solução em termos logísticos. Áustria, Alemanha e Hungria, sendo países vizinhos, facilitaria muito toda a movimentação das equipas. A questão é que seria substituir um circuito com contrato, por outro sem contrato, o que a Liberty vai certamente tentar evitar.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Pity
3 anos atrás

A Alemanha e a Áustria têm as fronteiras abertas entre si, em conjunto com a França e República Checa. Seria tudo vantagens com livre circulação entre os dois países. A Liberty tem de escolher entre haver campeonato ou acabar com o campeonato, por não querer limitar-se aos países onde é possível passar a fronteira sem quarentena só porque não têm contratos.

Pity
Pity
Reply to  Não me chateies
3 anos atrás

Pelo que tenho lido, a Liberty vai dar primazia aos circuitos com contrato, o que é lógico, mas se para fazerem um campeonato, tiverem de ir para outros circuitos, não deixarão de o fazer, até porque a Áustria, por exemplo, tem contrato para uma corrida e vão fazer duas…

z
z
3 anos atrás

Se a pista de aviação de Silverstone ainda estiver praticável, podem os elementos das equipas voarem directamente para a pista e arranjam umas autocaravanas ou contentores e ficam lá isolados o tempo necessário para a corrida.

pica
pica
3 anos atrás

A F1 ainda vem parar ao Autódromo Internacional do Algarve.

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Reply to  pica
3 anos atrás

Está dado como um circuito de reserva, pode muito bem avançar

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