F1: Dupla Mick Schumacher / Nikita Mazepin risco desnecessário para a Haas?

Por a 18 Novembro 2020 17:00

Tudo indica que a Haas terá como pilotos em 2021 Mick Schumacher e Nikita Mazepin, uma aposta de risco para a equipa americana. Será que o risco compensa?

A Haas tem enfrentado vários problemas com um carro claramente pouco competitivo, mesmo nas mãos dos experientes Romain Grosjean e Kevin Magnussen. Não falamos dos melhores pilotos do grid, mas são claramente pilotos rápidos, capazes de levar um carro competitivo aos lugares de topo. As últimas prestações de Romain Grosjean claramente “pedem” a saída mas muitos esquecem que o francês já mostrou capacidade para chegar a pódios. Magnussen é um piloto rápido, agressivo e que infelizmente não teve ainda um carro que permitissem mostrar toda a sua qualidade. Uma dupla interessante para os objetivos da Haas.

Com Schumacher e Mazepin o cenário é completamente diferente. Dois pilotos sem experiência, quer na competição, quer no trabalho de afinação do carro. Quer isto dizer que a equipa que mais dificuldades tem encontrado para fazer evoluir o seu monolugar, vai deixar essa tarefa nas mãos de dois jovens. Uma situação longe do ideal.

Mas a verdade é que para o próximo ano o carro não poderá evoluir muito dadas as restrições. A Haas espera um motor melhor por parte da Ferrari e provavelmente a entrarada de Schumacher permite um desconto simpático por parte da Scuderia. Com um motor decente talvez a equipa possa recuperar alguma competitividade. E como o foco da equipa irá estar em 2022, é pouco provável que gastem muito no monolugar de 2021. Assim os dois jovens entrarão sem pressão e podeão trazer desafogo financeiro imediato, com o desconto da Ferrari e o encaixe financeiro da entrada de Mazepin que trás certamente um saco cheio de notas.

No fim do pitlane há uma equipa que também tem dois pilotos jovens com bons progressos no carro. A Williams está numa situação semelhante e tem dado passos positivos. Mas a experiência e a infraestrutura da Williams não se pode comparar à da Haas. Será esta uma apost certa? Só o tempo dirá, mas é claramenteum tiro no escuro… com uma bala de ouro.

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831ABO
831ABO
3 anos atrás

A Haas, a julgar pela maneira como trata os actuais pilotos, não precisa de ter quem ajude a afinar os carros. Os engenheiros da Haas e o Guenther Steiner sabem tudo e dispensam as indicações do Grosjean e do Magnussen, por isso qualquer caloiro serve, desde que traga dinheiro (Mazepin) ou um nome com prestígio (Mick Schumacher). A Haas estará a prostituir-se se contratar o Nikita Mazepin. Este é o piloto mais odiado do pelotão da F2, e há razões para tal: é um piloto sujo, estúpido e excessivamente agressivo, sem que a estas características se junte um talento particularmente… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by 831AB0
Cataplana da Casa Velha
Cataplana da Casa Velha
Reply to  831ABO
3 anos atrás

Concordo com grande parte do comentário. Só quero acrescentar que conheço um dos engenheiros de pista da Haas e houve no início do ano sem dúvida uma sensação de perda de orientação dentro da equipa e de alguns departamentos. Alguns engenheiros sentiram que existe uma distância grande entre o topo que toma decisões (certas ou erradas) para o funcionamento da equipa e os engenheiros que têm de tomar decisões para o funcionamento do carro. Deu-me a entender que a relação entre os pilotos e os engenheiros não era assim tão má como às vezes se dá a entender. A deriva… Ler mais »

831ABO
831ABO
Reply to  Cataplana da Casa Velha
3 anos atrás

Obrigado. Não há melhor do que o contributo alguém que conhece os meandros para compreender o que se passa nas equipas.

garantia4
garantia4
Reply to  Cataplana da Casa Velha
3 anos atrás

Curioso, e estranho também, a dos telefonemas para os EUA.O que é que se passará?

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  831ABO
3 anos atrás

Nenhum deles é um cepo, um vai ser campeão e o outro ganhou 2 corridas principais esta época e pode terminar nos 5 primeiros do campeonato.

Cataplana da Casa Velha
Cataplana da Casa Velha
Reply to  Não me chateies
3 anos atrás

Ninguém disse que eles eram cepos e também concordo com a sua opinião. Vê-se o que acontece na Ferrari com o Leclerc a ser bem sucedido com o “apoio moral” de um piloto experiente mas sempre a aprender. E a Redbull que aposta/arrisca na juventude mais do que outra qualquer equipa e mesmo assim não põe um piloto no carro número 1 sem passar pela alpha tauri e sem ter sido número dois na Redbull por um ano. Podemos dizer que a decisão da Haas é arriscada e ao mesmo tempo bem fundamentada (dinheiro e talento) principalmente numa altura que… Ler mais »

josemj
josemj
3 anos atrás

Qualquer “coisa”, não precisa ser exatamente um piloto, que ocupe os lugares do Grosjean e do Magnussen, certamente fará algo melhor. Só falta a Haas agora se livrar do incompetente G. Steiner que teimosamente manteve a dupla (cuja soma não dá 1) por tanto tempo. Aliás o tempo, vai mostrar isto mais rápido do que muitos pensam. Especialidade do Grojean : rodar e/ou bater. Especialidade do Magnussen : Travar sempre perigosamente os outros pilotos que normalmente estão lhe impondo uma ou mais voltas.

Pity
Pity
Reply to  josemj
3 anos atrás

Tivesse o Grosjean um carro razoável, já não digo bom, talvez não tivesse tanta gente a querer vê-lo pelas costas. Será que ele desaprendeu? Não será antes ele a tentar tirar mais do carro, do que o carro pode dar?

Cataplana da Casa Velha
Cataplana da Casa Velha
Reply to  Pity
3 anos atrás

Pelo que conheço e vi dele desde o gp2 ele é um piloto muito emocionado. Se o carro está bom para o estilo dele e se ele está bem emocionalmente, ele é rápido. Mas só rápido, porque depois às vezes falta lhe outras valências como paciência e etc. Ele tem rapidez num dia bom. O problema é que esses dias são raros. E talvez o carro não fosse grande coisa última mente mas isso já é mais complicado de analisar.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Vão ficar bem melhor, vão ter dois jovens promissores que vão querer mostrar-se à Ferrari, numa luta directa entre os dois que os vai ajudar a manterem-se motivados. Actualmente a Haas tem dois pilotos acomodados, um é okzinho, mas muito impulsivo e agressivo (Magnussen) o que causa problemas com um possível colega de equipa novo, porque resulta com Grosjean porque é um gajo mole, que aliado à sua mediocridade enquanto piloto só está a prejudicar a Haas.

Zacspeed
Zacspeed
3 anos atrás

O Latifi vai ter 2 pilotos ao seu nível 😉

can-am
can-am
3 anos atrás

Um entra pelo nome do pai que chama muito marketing à F1, o outro deve ser por ter muito dinheiro. Mas claro, com pilotos destes a Haas nunca pode ir longe.
Mas continuar coma velharia do Grosjean e do Magnussen, que já se viu que não dão mais que aquilo, era ainda pior.

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