F1: DRS nos planos… em caso de emergência

Por a 10 Setembro 2019 11:30

O sistema DRS, introduzido em 2011 numa tentativa de melhorar as corridas, nunca foi visto pela grande maioria como uma solução positiva para a F1.

O número reduzido de ultrapassagens levou ao uso do DRS, de forma a que as corridas fossem mais animadas, com mais lutas, sem dependerem tanto do ar sujo que saia dos carros e que dificultava as ultrapassagens. Assistiu-se depois a um aumento quase exponencial de ultrapassagens e o que era escasso passou a ser em excesso. As ultrapassagens passaram a ser um dado adquirido, sem que houvesse necessidade de lutar de forma mais aguerrida. Basta chegar à distância mínima, apertar o botão e escolher o lado por onde se quer passar.

Esta solução tem sido criticada também por pilotos, afirmando que torna as corridas artificiais. A vontade dos responsáveis da F1 é não ter de recorrer ao DRS para produzir grandes corridas e boas lutas e para isso está a ser desenvolvido todo um trabalho para chegar ao melhor compromisso entre apoio aerodinâmico e a menor quantidade de ar sujo, capaz de afectar a performance dos carros perseguidores.

No entanto caso aconteça que os regulamentos sejam interpretados de forma diferente do esperado e o resultado final não seja o esperado, o sistema DRS é uma possibilidade. Neste momento está nos planos para 2021, numa espécie de porta de segurança, para garantir que as ultrapassagens continuam a existir, mas a sua utilização, ou não, irá depender das performances dos monolugares.

Em outubro deveremos saber mais sobre o futuro da F1, altura em que deverão ser apresentados, finalmente os regulamentos para 2021.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado