F1: Domenicali quer mudanças nas corridas Sprint e admite grelhas invertidas

Por a 12 Agosto 2025 11:00

O CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, revelou que pretende propor alterações significativas no formato das corridas Sprint, incluindo a possibilidade de grelhas invertidas, tal como acontece atualmente na Fórmula 2 e Fórmula 3.

Introduzido em 2021, o formato Sprint conta este ano com seis provas previstas, mas continua a dividir opiniões entre fãs e equipas por se afastar das tradições da F1. Para Domenicali, as sprints estão “maduras” para abrir o debate com pilotos, equipas e FIA, explorando um aumento do número de provas e novas ideias que possam aumentar o interesse do público.

“Acredito que há possibilidades de alargar duas coisas, que precisamos de discutir, tanto com os pilotos como com as equipas e, claro, com a FIA”, disse o italiano ao The Race. “Podemos aplicar [as corridas Sprint] a mais provas? E esta é a fórmula certa para introduzir a possibilidade de ter uma grelha invertida, como acontece na F2 e F3? Estes são pontos de discussão.”

O dirigente defende que as corridas Sprint “vieram para ficar” e sublinha a importância de ouvir os adeptos para evoluir o conceito. Embora não descarte um calendário mais preenchido com este formato, admite que ter Sprints nas 24 provas seria um passo demasiado grande no imediato.

“A vontade de progredir nessa direção está a crescer e, portanto, estou pronto para apresentar e discutir não apenas mais Sprints, mas também novos formatos e ideias.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

6 comentários

  1. Cágado1

    12 Agosto, 2025 at 11:46

    Não inventem, mantenham a F1 pura.

  2. Pity

    12 Agosto, 2025 at 12:00

    Comparar fórmulas de promoção com F1?????!!!!!! Com franqueza!
    AS grelhas invertidas fazem sentido nas F3 e F2 porque os carros têm chassis e motor iguais, e onde o foco é desenvolver pilotos e aferir a sua qualidade. Na F1 a situação é completamente diferente, cada equipa tem chassis próprio e há motores diferentes.
    Grelhas invertidas não iriam aumentar o espectáculo. Um candidato ao título que largasse de 10º numa sprint não iria arriscar destruir o carro numa batida, correndo o risco de não ter carro para a qualificação.
    Eu acabava é com as sprint e ponto final.

  3. [email protected]

    12 Agosto, 2025 at 12:33

    Hoje em dia a mania das “inovações” está a condicionar e condenar muitas actividades e desportos. A fobia pelos resultados (financeiros) poderá pôr em causa a justiça das corridas. Como já foi referido, as grelhas invertidas poderão fazer sentido nas fórmulas promocionais de ascenção. Chassis e motores idênticos, para entender igualmente a qualidade dos pilotos. Quem chega à Fórmula 1 por mérito, já não tem nada a provar nesse campo. Provavelmente apenas mais show-off americano para apimentar as corridas. Que não dignificá-las.

  4. F1 FOR FUN

    12 Agosto, 2025 at 14:46

    Ainda não perceberam que o problema das sprint é que são uma seca devido ao comboio DRS, à pouca recompensa/risco, dão poucos pontos e correm risco de falhar a corrida principal. Ele nunca percebeu que Às vezes menos é mais, quanto mais corridas tiver a F1, mais tenho vontade de deixar de ver todas ao vivo e ver outra categoria como o WEC, que está no balanço perfeito duração de corrida, frequência de corridas. O ideal para as sprint é não haver qualquer poupança de pneus e poder ser possível concluir de macios, por isso deviam ser ainda mais curtas.

  5. Pity

    12 Agosto, 2025 at 16:07

    O Autosport não pôs o “discurso” todo do Domenicali e, desta vez, ainda bem. Parece que a criatura foi comparar o futebol com a F1, comparando o número de jogos com o número de corridas. Como se isso fosse comparável. E partindo dum ex-chefe da equipa mais icônica da F1, é inadmissível.

    PS: estou a sentir falta dos pontos, hoje já teria dado três positivos, se os houvesse.

  6. Nrpm

    13 Agosto, 2025 at 0:12

    É a mania das ‘narrativas’ á moderna. Quem em seu perfeito juízo acha que inverter grelhas na F1 é uma ideia brilhante? O nabo do Domenicali! Só ignorantes poderiam achar certa esta ideia…
    Algum piloto fica confortável a disputar um micro GP arriscando um crash e deitar por terra o momento exímio da qualificação e correr o GP verdadeiro? Deviam esquecer as sprints e deixar os pilotos afinar bem os carros para cada pista e deixá-los fazer o que sabem melhor: andar depressa sem pensar que se falho agora, fico de fora depois.

Deixe aqui o seu comentário

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado