F1: Dois parafusos que podiam ter custado o campeonato

Por a 20 Novembro 2021 12:23

A F1 é feita de pormenores que fazem a diferença entre a vitória e o desaire. No caso do Brasil, para Lewis Hamilton, o campeonato poderia ter ficado comprometido por causa de dois parafusos.

A penalização do #44 devido à sua asa traseira ter sido considerada ilegal e ter chumbado por 0.2mm o teste nas verificações após a qualificação deveu-se a dois parafusos na asa do Mercedes que ficaram soltos o que motivou um dos lados da asa a ficar fora do intervalo considerado legal, com explicou Toto Wolff, após a equipa ter recuperado a asa que ficou com a FIA na altura em que a investigação decorria:

“Recuperámos a asa traseira e, como pensávamos, estava partida”, disse ele. “Partiu na qualificação. Não passámos no teste do DRS no lado direito. Passámos no lado esquerdo e no meio, mas não no no lado direito por uma fracção de milímetro. Não nos foi permitido inspecioná-lo, nem usar o argumento de que a peça estava partida e, consequentemente, descobrimos que dois parafusos se soltaram na qualificação e que isso fez com que o lado direito ficasse ilegal. Sabe-se que provavelmente até foi prejudicial para o tempo de volta, mas é o que é. Foi relatado aos comissários e isso foi muito diferente da forma como estas coisas foram tratadas no passado, onde seria possível reparar coisas que se partiam durante o parque fechado , mas seguimos em frente”.

Hamilton conseguiu depois fazer uma recuperação espetacular e vencer a corrida, mas se isso tem acontecido numa pista onde as ultrapassagens não são tão fáceis, ou num fim de semana em que a Mercedes não tinha vantagem, poderia significar um prejuízo tremendo nas contas do título. Mas os deuses das corridas estão a dar-nos uma das melhores épocas dos últimos e estes pormenores não têm decidido de forma vincada o campeonato, mas sim apimentado uma discussão já muito acalorada. 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ruimssousa
ruimssousa
2 anos atrás

Pode continuar a custar o campeonato, pois perdeu 3 pontos quase certos no Sábado.

Lagaffe
Lagaffe
2 anos atrás

Sou só eu que acha desclassificar um carro porque de um lado da asa é 0.2 mm superiores não é normal??
É muito interessante comentar que no passado permitiram arranjar esse tipo de problemas com parque fechado e no Brasil não.

peudreot106rallye
Reply to  Lagaffe
2 anos atrás

pois, mas foi dos dois lados e 0.2 é mesmo o suficiente para alterar um angulo de sustentação positiva em neutra, após a suspensão traseira baixar.

ariation-of-throttle-e-aileron-deflection-da-and-rudder-deflection-dr--as_Q640.jpg
peudreot106rallye
2 anos atrás

Mentira! a diferença foi dos dois lados! e continuam a insistir que foi algo acidental – mesmo sendo dois parafusos, que grande galo serem logo dois! e , claro, por acaso até melhorava o angulo de ataque do aileron quando a suspensão traseira baixava…coincidências.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado