F1: Difusor da McLaren legal, mas fica longe do ‘arraso’ do ‘difusor duplo’ da Brawn

Por a 17 Março 2021 11:56

A McLaren surgiu nos testes com uma ideia genial quanto à forma do seu difusor, que está a dar ganhos à equipa. Contudo, hoje em dia as regras não têm a mesma latitude que ‘permitiu’ o ‘difusor duplo’ da Brawn que lhes valeu os campeonatos de 2009.

Um dos detalhes mais falados dos últimos testes do Bahrein teve a ver com a inteligente solução encontrada pela McLaren no que ao difusor do seu MCL35M diz respeito. A equipa trabalhou na zona central do difusor encontrando uma solução para contornar as restrições quanto à altura das superfícies aerodinâmicas que ajudam à melhor circulação do ar dentro do difusor, que são este ano 50 mm mais curtas que nas épocas anteriores. 

O difusor – a parte final do piso na traseira do carro – é uma parte essencial de qualquer monolugar de F1, e foi uma das chaves do sucesso no Mundial de 2009 da Brawn quando implementaram o engenhoso ‘difusor duplo’ – mas este ano as regras em torno do dispositivo foram alteradas, como parte de um decisão que visou reduzir a downforce dos carros.

Apesar da solução ter suscitado dúvidas, a solução é legal, pois a peça não viola os regulamentos, pois foi desenvolvida de uma forma que não deixa muita margem a interpretações dúbias. Se quem regulamentou, pensou noutra coisa, não o expressou bem no texto das regras.

Mas afinal, o que torna a peça única? O diretor técnico da McLaren, James Key explica o desenho ‘simples’ que foi concebido: “Penso que é sempre bom para uma equipa sair com uma ideia que é única. E o crédito vai totalmente para o nosso departamento aerodinâmico por terem percebido que havia ali uma oportunidade de utilizar os novos regulamentos de tal forma, pelo que o crédito é total para eles. Mas é uma ideia de design normal e estejamos um pouco surpreendidos por sermos a única equipa a fazê-lo”, disse Key.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
jem
jem
3 anos atrás

E funciona? Quanto acrescenta em termos reais? E nos outros carros também seria uma mais valia?

831ABO
831ABO
3 anos atrás

«Arraso»?

Patucho10
Patucho10
3 anos atrás

Agora vamos ver o ritmo de corrida da McLaren, e se realmente for uma peça chave no MCL35M vamos ver dentro de 2 a 3 GP essa ideia de difusor em outros carros,. Uma coisa é certa estou gostar da forma como a McLaren está a trabalhar no seu carro, estão focados em evoluir o carro que têm, em vez de cometerem um típico, copiar o carro com melhor performance.

JP INAU
JP INAU
3 anos atrás

Seria bom esclarecer que a ideia do duplo difusor da Brawn, não foi de Ross Brawn (esse falso génio), mas algo que veio incluido no pacote Honda, mas herdado da Super Aguri extinta com a Honda. Se as coisas tivessem sido diferentes, quem sabe se em vez da Brawn ter sido campeã na sua única época antes de ser vendida á Mercedes, teriamos hoje uma Super Aguri campeã e sólida, se a Honda lhe tivesse mantido os motores e oferecido a equipa oficial (ex-BAR) a Ross Brawn, que até poderia ter vendido a equipa á Mercedes, mas com muito menos… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by João Pereira
Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Quem não se lembra de Ross Brawn, um dos grandes génios da F1 moderna.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado