F1: Dez provas “garantidas”, novas provas europeias à vista

Por a 11 Junho 2020 18:13

Ross Brawn falou sobre os planos da F1 para o calendário 2020 que tem apenas oito provas confirmadas, para já. Será facil chegar às dez provas, mas a partir daí tudo fica num mar de dúvidas.

“As coisas estão a mudar rapidamente, mas ainda temos tempo”, disse Brawn ao site da F1. “Temos muitas opções diferentes e estamos muito confiantes de que teremos uma ótima segunda metade da temporada, mas não faz sentido fazer a declaração ainda, pois ainda há algumas partes móveis que precisamos afinar. Poderemos prolongar a temporada europeia com mais uma ou duas corridas, se necessário. Acho que o Bahrein e Abu Dhabi serão as ultimas provas da temporada, do que podemos ver no momento. Isso dá-nos 10 corridas. Vamos encontrar pelo menos cinco ou seis boas corridas no meio.”

“Reconhecemos que locais onde é preciso construir uma pista, como Baku ou Singapura, precisam de mais atenção do que as pistas permanentes. Todos os aspectos foram considerados e acho que podemos ter uma segunda metade muito boa. Haverão algumas corridas que não acontecerão e outras que serão adicionadas.”

“Há várias boas pistas europeias nas quais podemos adicionar mais uma ou duas corridas para garantir uma temporada abrangente”, disse Brawn. “Não vamos declarar ainda, pois ainda é um trabalho em andamento . ”

“O que realmente queremos evitar é anunciar e mudar depois. Também precisamos anunciar isso em tempo útil para que as pessoas possam fazer planos. Esperamos que algumas corridas na segunda metade da temporada tenham espectadores, por isso precisamos de tempo para a venda e promoção de bilhetes. ”

O Bahrein poderá receber duas provas e facilmente usar duas configurações diferentes:

“Uma das atrações do Bahrain é que a pista tem muitas configurações, pelo que podemos ir ao Bahrain e correr em duas pistas diferentes lá. Existe uma configuração de pista quase oval que seria bastante emocionante, e todos os layouts têm uma licença de Grau 1 da FIA, então essa é uma opção no bolso. O uso de duas configurações envolve bastante trabalho para os trabalhadores na pista- por exemplo, as tomadas de tempos têm de ser configuradas para duas pistas, por isso é preciso tempo para o fazer. Isso é algo que levaremos em consideração. “

Surgiram notícias recentemente que Singapura, Baku e Suzuka poderão ser canceladas em breve. Corridas como Sochi, China deverão fazer parte do calendário, com Sochi aberta a receber duas provas. A situação nos Estados Unidos dependerá sempre da abertura das fronteiras e das próprias infraestruturas, pelo que não é certo que o Circuito das Américas receba a prova. O México poderá ser um dos palco a receber a F1 este ano e o Brasil poderá ficar de fora. O facto é que, depois de dois anos sem pagar taxas à F1 devido a uma anomalia contratual, muito pouca generosidade é devida ao promotor de Interlagos.

Na calha para entrar no calendário estão Mugello, Jerez e Portimão. São pistas no sul da Europa, que poderão receber a F1 no outono sem correr demasiados riscos com a meteorologia. O certo é que a F1 está deverá estar a aproveitar para ver que oportunidades aparecem. Pistas que até agora estão fora do calendário poderão surgir com dinheiro e tornar-se interessantes ao contrário de outras que esperam apenas receber a F1 e serem compensadas pela logística.

As únicas certezas é que temos 10 provas praticamente garantidas (11 se contarmos com duas no Bahrein). Com Sochi (2 vezes), China e México teríamos já as 15 provas necessárias para a F1 receber os direitos televisivos. A F1 deverá conseguir esse número, à partida. Mas com traçados tão interessantes como Mugello, Jerez e Portimão dispostos e logo ao lado, seria uma pena se a F1 se ficasse pela mera repetição de circuitos. Jerez já é conhecida dos fãs da F1, mas Mugello e Portimão seriam estreias e pelo que conhecemos das pistas… a F1 poderia facilmente apaixonar-se por elas.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
16 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
3 anos atrás

Portimão para substituir Interlagos, porque a língua é a mesma 🙂 e Mugello para substituir Austin, porque há muitos italianos na América 🙂
Justificações um pouco malucas, mas…

Cágado1
Reply to  Pity
3 anos atrás

Espero que tenhas tanta razão como tiveste com os pneus 😉

ruimssousa
ruimssousa
3 anos atrás

Nunca tinha prestado muita atenção à curvas do circuito de Portimão, mas é um circuito que têm algumas parecenças com o Estoril. Curvas rápidas após a recta da meta, uma curva lenta, uma recta oposta, várias curvas de média velocidade e uma curva rápida no final.

Miguelgaspar
Miguelgaspar
Reply to  ruimssousa
3 anos atrás

O desenho em si até é idêntico, a maior diferença é no relevo que o AIA tem e que torna a pista bastante mais interessante que o Estoril.

Cágado1
Reply to  Miguelgaspar
3 anos atrás

O relevo de Portimão é de facto das suas características mais interessantes, constantes variações de direcção e de nível.

pedro_speed
pedro_speed
3 anos atrás

Seria muito bom se o AIA viesse a receber a F1 este ano. Tudo é possível.
Tenhamos esperança.

AMdb11
AMdb11
3 anos atrás

Olha aqui Portugal tao pertinho, solinho, boas praias, boa comida… nao te distraias a olhar para outros lados sem publico…

JMHP
JMHP
3 anos atrás

Não percebo como se pode imaginar de forma séria a F1 em Portugal… O pais está a começar de viver uma crise financeira sem precedentes e imaginar que o governo português iria patricionar a F1.. Não sei isto não será um insulto á inteligencia das pessoas e da realidade do país.

jose-luis-abreu
Reply to  JMHP
3 anos atrás

Caro
Se tivesse acompanhado o que temos escrito sobre este assunto, já sabia que desta vez o filme é ao contrário. A Fórmula 1 é que precisa de circuitos para ‘safar’ o seu calendário, e não o contrário. Portanto, não haveria qualquer investimento do governo português, e o dono do circuito ainda receberia pelo aluguer do circuito.
Em caso de necessidade da F1, há muito sabemos que a pista está disponível.

JMHP
JMHP
Reply to  jose-luis-abreu
3 anos atrás

Em que planeta vive?!… Grande parte dos circuitos cancelados foram cancelados por considerarem ser financeiramente insustentavel realizar o GP sem publico e com promotores e patricionadores a recuarem.
Achar que a F1 pagaria para realizar um GP por mero caso de necessidade é no minimo…. Uma comédia!

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  JMHP
3 anos atrás

Uma comédia da sua parte. Anda a inventar, ninguém vai pagar por corridas sem público, ainda por cima sem nenhum contrato com essa obrigação de pagamento multi anual.

JMHP
JMHP
Reply to  Não me chateies
3 anos atrás

Ninguém paga?!… Querem ver que na F1 andam a comer conversa fiada como acontece cá em Portugal?!… Afinal quem paga os eventos já confirmados?!

Pity
Pity
Reply to  JMHP
3 anos atrás

O único que justificou o cancelamento por ausência de público foi Zandvoort.

JMHP
JMHP
Reply to  Pity
3 anos atrás

Desde o cancelamento na Australia que dois factores foram dominantes no cancelamento das provas, a pandemia e consequente saude publica e a parte finaceira sobretudo devido á falta de publico.
Mas o problema de Portugal não é a falta de publico… Por cá é a falta de capital, algo que nos faltou sempre com excepção do dinheiro dos contribuintes, dado que o capital privado é virado a futeboladas.
Imaginar que a F1 vem a Portugal de borla só mesmo para quem acredita que há almoços gratís sobretudo quando o país está novamente à beira do precipicio.

Pity
Pity
Reply to  JMHP
3 anos atrás

Se a Liberty precisar de uma qualquer pista, que não tenha contrato, para ter um campeonato mais composto, até pagam para isso, em vez de receberem. Ao que consta, precisam de 15 corridas para receberem os direitos das transmissões televisivas, neste momento faltam sete. Se contarmos com Abu Dhabi e duas no Bahrein, mais duas na China, ficam a faltar duas. Se não conseguirem mais nenhuma em circuitos com contrato, vão mesmo procurar outras pistas com grau 1. É aí que surge a possibilidade de Portimão mas, até agora, é apenas isso, uma hipótese, assim como Imola, que tinha perdido… Ler mais »

4RcNg
4RcNg
Reply to  Pity
3 anos atrás

Claro.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado