F1: Daniel Ricciardo não evitou a maldição, mas parece ter feito a escolha certa

Por a 1 Abril 2021 10:30

Daniel Ricciardo não tem tido propriamente os melhores começos com as suas novas equipas. A primeira prova é normalmente “apimentada” com alguns percalços que dificultam a vida ao australiano. Na McLaren voltou a acontecer mas desta vez o resultado não foi assim tão mau.

As estreias pela HRT e pela Toro Rosso foram pacíficas, com prestações positivas. Mas em 2014 a sua estreia pela Red Bull podia ter sido de sonho mas não foi. Uma prova estupenda por parte do australiano, que a jogar em casa terminou em segundo lugar. No entanto foi desclassificado pouco depois por irregularidades na taxa de fluxo de combustível da sua unidade motriz Renault. Em 2019 voltou a não ter a sorte do seu lado. Num fim de semana em que a pressão sobre Ricciardo se acumulou, a corrida ficou logo sentenciada nos primeiros metros com uma saída de pista que lhe arrancou a asa dianteira e danificou em demasia o seu monolugar.

Em 2021, na primeira corrida pela McLaren, um toque retirou-lhe performance aerodinâmica, mas apesar disso terminou em sétimo. Podemos dizer que a “maldição” voltou a acontecer, mas desta vez com estragos menores.

Além disso, vemos que Ricciardo se está a adaptar muito mais rapidamente à McLaren do que fez com a Renault. Apesar de ainda longe de estar 100% à vontade com o novo carro, já mostra um grau de “sintonia” que demorou muito a encontrar na Renault. As travagens tardias que são o seu ponto forte demoraram muito a ficar afinadas e ainda cometeu alguns erros algo incaracterísticos para o #3, numa fase em que se notava que estava a arriscar em demasia. Foi preciso esperar pela segunda metade de 2019 para vermos um Ricciardo ao seu nível.

Na McLaren vemos que está bem enturmado, foi recebido de braços abertos e o próprio carro parece adaptar-se melhor ao seu estilo. A consistência que mostrou na primeira corrida do ano em nada se compara com o que vimos na Renault.

Cyril Abiteboul disse que lamentava a escolha de Ricciardo que não deu tempo ao projeto Renault de se desenvolver e que se iria arrepender da troca. Para já os motivos de arrependimento são nulos, olhando ao que pode dar a McLaren e a Alpine a curto e médio prazo. 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado