F1: Daniel Ricciardo muito perto de perder o lugar na Racing Bulls para Liam Lawson

Por a 26 Junho 2024 13:05

Os rumores já são antigos e depois das excelentes prestações na época 2023, Liam Lawson poderá estar cada vez mais perto do regresso à F1.

Liam Lawson, neozelandês de 22 anos, sempre foi considerado uma das maiores promessas da academia Red Bull. O timing, alguma falta de sorte nas categorias de iniciação à F1 (F3 e F2) e a falta de títulos, (foi vice-campeão no DTM – numa última corrida polémica – e na Super Fórmula) pareciam estar a afastar o jovem piloto do palco maior do automobilismo. Mas a lesão de Daniel Ricciardo, pouco depois do seu regresso em 2023 (após ter herdado o lugar de Nyck de Vries), abriu as portas a Lawson que mostrou ter qualidade para estar na F1.

A Red Bull manteve o plano inicial de recuperar Daniel Ricciardo, o principal candidato ao lugar de Sergio Pérez. Mas dadas as prestações pouco entusiasmantes do australiano, a Red Bull reforçou a confiança no mexicano, com mais uma renovação de contrato. A porta da Red Bull parece agora fechada para Ricciardo e o seu lugar na Racing Bulls está também em perigo.

Em declarações à publicação Kleine Zeitung, Helmut Marko parece sugerir que a decisão de trocar Ricciardo por Lawson parece tomada:

“Os acionistas deixaram claro que se trata de uma equipa de jovens pilotos e temos de agir em conformidade”, disse Marko antes do Grande Prémio da Áustria. “O objetivo era que ele [Ricciardo] fosse considerado para a Red Bull Racing com desempenhos excecionais. Esse lugar pertence agora a Sergio Perez, pelo que esse plano já não é válido. Teremos que colocar um jovem piloto em breve”. Quando questionado sobre quem poderia potencialmente ocupar o lugar, Marko foi claro: “Esse seria Liam Lawson”.

Assim, apesar de faltarem as devidas confirmações, parece que Lawson estará na calha para a F1 e Ricciardo terá de encontrar uma solução para o seu futuro. Mas depois de passagens falhadas na McLaren e na Racing Bulls (a passagem pela Renault também não foi feliz, mas o contexto não ajudou e apesar de tudo conseguiu resultados interessantes no fim da sua passagem por Enstone) a sua permanência na F1 começa a afigurar-se difícil.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

15 comentários

  1. Carlos Costa

    26 Junho, 2024 at 13:32

    Não foi por falta de oportunidades….

  2. Patucho10

    26 Junho, 2024 at 14:00

    Vamos ver se vai de férias em Agosto e não volta mais!

  3. Pity

    26 Junho, 2024 at 14:10

    Só estranho que estas declarações surjam depois da pior corrida da equipa (dos dois pilotos) em muito tempo. Se tivessem surgido após o Canadá, não estranharia, mas há coisas a questionar:
    Se, como diz Marko e bem, a 2ª equipa se destina a jovens pilotos, porque é que mantêm o Tsunoda para uma quinta temporada? Já não pode ser considerado um jovem (na idade, sim, não na experiência). Nunca mantiveram um piloto tanto tempo nesta equipa.
    Quanto ao Ricciardo, apesar de ser um piloto que muito aprecio, também se pode questionar o seu regresso à equipa:
    Começaram por dizer que ele tinha ido muito mal no simulador (do Red Bull), mais tarde disseram que ele tinha ido muito bem e, finalmente, que ele tinha ido muitíssimo bem num teste, factor que lhe deu o lugar. Ele foi muito bem no teste, ou foi apenas um joguete na guerra Horner x Marko? Aposto nesta última hipótese. Acho que ele merecia uma nova oportunidade, mas ou porque ele só se dá bem com um tipo específico de carro, aquele em que brilhou, ou por qualquer outro motivo, não tem aproveitado esta oportunidade, é pena, mas não ficarei chocada nem zangada com os dirigentes da Red Bull se o trocarem pelo Lawson, até porque os rumores dizem que este está a ser cobiçado por outra estrutura…

  4. Danny Ric Fan Club

    26 Junho, 2024 at 15:46

    A confirmar-se, será um fim triste para a carreira de um piloto que nunca foi o que pretenderam fazer dele. Caiu no goto de uma multidão de imbecis por ter batido o Vettel em 2014, mas no ano seguinte ficou atrás do Daniil Kvyat; depois mediu-se com o Max Verstappen e chegou a andar taco-a-taco com ele, mas o ego fê-lo tomar a péssima decisão de sair da Red Bull. A partir daí foi o descalabro: parece que nunca voltou a ter confiança nos carros que lhe davam. O Lando fez dele uma esfregona na McLaren, e agora não tem andamento para superar o Tsunoda, que não é nenhum portento. Está na F1 pela sua figura, e não pelas prestações.
    Curiosamente, esteve bem melhor que o habitual nos dois últimos GPs, o que me leva a questionar a oportunidade (ou «timing», como agora é moda dizer) destas declarações do Dr Helmut Marko.

    • Pity

      26 Junho, 2024 at 16:33

      Sim, medir-se com um tetra campeão e batê-lo, é um bom cartão de visita, é sinal que tinha valor, assim como bater o Verstappen, se bem que apanhou este ainda com mais fogosidade do que juízo. Pela parte que me toca, o que eu mais aprecio nele é a forma de ultrapassar. No seu auge, arrisco-me a dizer, era o melhor ultrapassador.
      Quanto a ego… naquela altura, com maiores ambições, e a ver a equipa toda virada para o Max, acho natural que tivesse procurado outras paragens. Na Renault nem foi mal, o descalabro foi a McLaren.

      • ...

        26 Junho, 2024 at 16:55

        100% de acordo, só os anti Ricciardo (uns imbecis que por aqui andam) não querem ver o que muito bem afirma!

      • Danny Ric Fan Club

        26 Junho, 2024 at 17:02

        Concordo com tudo o que escreveu, menos com a parte de ser (ou ter sido) o melhor ultrapassador. Muitos fazem ultrapassagens semelhantes ou melhores mas, por serem menos «simpáticos» ou populares, as suas proezas são ignoradas; em contrapartida, o Ricciardo faz uma boa ultrapassagem e tem o mundo inteiro a dizer que ele é o melhor. Nem tanto ao mar nem tanto à terra! Mas é certo que fez grandes ultrapassagens, como aquela tripla em Baku. Ainda neste GP de Espanha o vi a fazer uma ultrapassagem à moda dele. Eu não sei o que lhe aconteceu; ele foi um bom piloto, mas foi também um ídolo artificial. Porque a Pity certamente já reparou que há quem opte por idolatrar um piloto em oposição a outros que não são do seu agrado. O Alonso ganhou muitos adeptos por ter batido o Michael Schumacher, e o mesmo se passou com o Max por ter derrotado o Hamilton em 2021. Eu não sou assim e embirro com ídolos fabricados. Daí eu abominar, não o Ricciardo em si mesmo, mas o culto falso e hipócrita que muitos fizeram em torno dele.

        • Danny Ric Fan Club

          26 Junho, 2024 at 17:03

          Entretanto, parece que um parvalhão qualquer se intrometeu na conversa. Pelo facto, ao qual sou alheio, peço as minhas desculpas.

          • ...

            26 Junho, 2024 at 23:21

            Está gira essa tua teoria de Alonso e Max terem ganho adeptos por terem batido Schumacher e Hamilton, e a parte mais gira é porque se deve aplicar justamente a ti, quando te tornaste num fanboy do Vettell apenas porque o alemão bateu Alonso, lá parvalhão o suficiente para isso és tu…
            p.s. rannydickfanclub, tu devias era pedir desculpas por seres um imbecil…

          • Danny Ric Fan Club

            27 Junho, 2024 at 0:24

            O referido parvalhão foi buscar as outras contas para distribuir votos. Que tipo mais triste, coitadinho….

          • ...

            27 Junho, 2024 at 9:00

            loooool essa acusação infantil das contas e dos votos é o melhor que consegues fazer rannydickfanclub??? patético…

        • Pity

          26 Junho, 2024 at 17:58

          Sim, há quem opte por idolatrar um piloto em oposição a outro, mas o contrário também acontece: embirrar com um piloto porque bateu o seu querido…
          Quanto a um parvalhão (palavras suas) ter entrado na conversa, esta não é privada, pelo que toda a gente pode participar.

  5. Manuel Araujo

    26 Junho, 2024 at 18:11

    Piloto apenas mediano , com laivos de alguma excelência em casos muitos pontuais…. depois da Red Bull entrou numa espiral de mediocridade…. o que juntando ao seu egocentrismo o fez pensar que era especial… mas enganou-se redondamente—- nem o seu sorriso dentífrico nem as palhaçadas chegaram— só um team manager muito otário iria continuar com ele tendo o Lawson a porta e correndo o risco de o ver ir para outra equipa… junta-te ao outro Aussie Jack Miller que está exatamente como tu a levar um par de patins da KTM ….. bye bye …..

  6. NOTEAM

    27 Junho, 2024 at 9:24

    O Daniel Ricciardo foi durante algum tempo um dos melhores pilotos na F1, mas tal estatuto fica no passado.
    O seu começo na F1 foi extremamente positivo, dentro e fora das pistas trouxe algum colorido a uma modalidade que estava um bocadinho cinzenta na altura.
    O começo do fim para o Ricciardo começa quando decide sair da RB, não conseguiu lidar com o facto do novato Max estar a assumir as rédeas da equipa, não sentiu o suporte necessário por parte da estrutura austríaca e decidiu rumar a outras paragens.
    Fez o contrato da sua vida, terá percebido que afinal não era o melhor piloto do grid por essa altura, que provavelmente não ia cumprir o sonho de se tornar campeão mundial e a chama foi-se…
    Foi penoso vê-lo na Mclaren a apanhar bonés, e o regresso à estrutura da Red Bull não foi mais do que uma experiência para o recolocar de volta ao pé do Max (quanta ironia…) mas este Ricciardo já não é o mesmo de há 10 anos atrás.
    Resumindo, o “honey badger” ficou um pouco aquém do que podia ter alcançado como piloto, ele ficará com a sensação de que no contexto certo podia ter sido campeão mundial, mas esse contexto nunca surgiu.
    Ficam os bons momentos, as boas vitórias, as poles, as grandes ultrapassagens, mas está na altura da dar o lugar a alguém mais jovem e com mais vontade de vencer.

Deixe aqui o seu comentário

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado