F1: Combater o inimigo chamado Jet Lag

Por a 6 Novembro 2025 15:18

Num desporto onde cada milésimo de segundo pode fazer a diferença, os pilotos de Fórmula 1 precisam de estar física e mentalmente no topo das suas capacidades. A rotina extenuante de viagens intercontinentais, fusos horários e longos fins de semana de corrida torna o sono um dos pilares mais críticos da performance.

A importância do sono

Dormir bem é essencial para o rendimento e a segurança de um piloto. Estudos comprovam que uma única noite com menos de seis horas de sono pode afetar o tempo de reação, a capacidade de concentração e a clareza de raciocínio — fatores decisivos num cockpit de F1.

Dormir bem é fundamental para os pilotos de Fórmula 1, pois afeta diretamente o seu desempenho físico e mental durante os fins de semana de corrida. Uma boa noite de sono garante que os pilotos mantenham altos níveis de concentração, tempos de reação rápidos e tomada de decisões claras, essenciais para lidar com as intensas exigências de pilotar um carro de F1 em alta velocidade.

Além do tempo na pista, os pilotos precisam participar de reuniões técnicas e de equipa que exigem foco constante. Dormir mal leva à redução da concentração, tempos de reação mais lentos e alterações de humor, impactando negativamente os tempos de volta e o desempenho geral na corrida.

“O sono é uma parte fundamental da nossa preparação, tanto antes como durante um fim de semana de corrida”, sublinhou Oscar Piastri, piloto da McLaren. “Se um piloto dorme mal, a concentração e o humor ficam comprometidos. O corpo pode aguentar um pouco com adrenalina, mas, numa corrida longa, a diferença faz-se sentir.”

Mas gerir o sono em Fórmula 1 é um desafio complexo. Com 24 Grandes Prémios em cinco continentes, os pilotos enfrentam mudanças constantes de fuso horário, o que desregula o ritmo circadiano.

O inimigo chamado jet lag

O jet lag é um distúrbio temporário do sono e do ritmo biológico causado por viagens rápidas através de diferentes fusos horários, como aquelas feitas de avião em longos percursos internacionais. O ritmo circadiano é ciclo biológico natural de aproximadamente 24 horas que regula as funções e processos do corpo, como sono, vigília e liberação de hormonas, sincronizando o organismo com o ciclo dia-noite. Com o jet lag, ocorre uma dessincronização em relação ao horário local do destino, provocando sintomas como fadiga, dificuldades para dormir, redução da capacidade de concentração, mal-estar e distúrbios digestivos. O jet lag tende a ser mais intenso quanto maior o número de fusos horários atravessados e pode afetar pessoas de todas as idades, sendo especialmente notado nas primeiras horas ou dias após a chegada ao novo local.

Para minimizar o jet lag, as equipas elaboram planos personalizados, ajustando gradualmente os horários de sono e alimentação antes da viagem. Charles Leclerc explicou, num vídeo para a Eight Sleep, que assim que termina uma corrida, coloca logo o relógio no fuso horário da próxima corrida.

“É um truque fácil de fazer e dá-nos logo uma ideia do que vamos enfrentar. E de imediato adapto as horas das refeições às horas dos locais onde vou correr. Também uso óculos de sol que imitam o nível de luminosidade que terei na corrida onde vou estar, de acordo com o fuso horário local”.

“Tentar imitar o fuso horário do destino antes de lá chegar é das tarefas mais difíceis, mas também das mais importantes”, afirmou Piastri. “Normalmente começo a adaptar-me ainda antes do voo ou aproveito a viagem para o fazer. Quando as diferenças são grandes, como para a Austrália, viajamos mais cedo para termos tempo de nos ajustar.”

Descanso fundamental para a performance

O descanso faz parte do planeamento minucioso das equipas de topo. Cada minuto do dia é cronometrado: desde as refeições às sestas, passando pelo tempo de relaxamento e a hora exata de deitar e acordar. Esta organização científica visa eliminar decisões desnecessárias e garantir que o piloto chega ao momento da corrida mentalmente liberto e fisicamente pronto.

As pequenas sestas são importantes para manter as baterias carregadas. Leclerc admite que usa este truque e que sem ele seria muito difícil aguentar o programa de treinos de inverno na preparação para a nova época.

Ainda assim, nem sempre é fácil “desligar”. Após uma sessão em pista, a adrenalina mantém-se alta, o que pode atrasar o sono. Piastri explica que o segredo está em criar um ritual de desaceleração: “Depois de um dia intenso, é importante ter tempo para relaxar. Tomar um duche, ver um programa ou vídeos ajuda-me a desligar. Também deixo sempre uma margem entre o momento de me deitar e o de adormecer, para não ficar stressado a olhar para o relógio.”

Curiosamente, o australiano considera-se um sortudo: “Adoro dormir e consigo adormecer em quase qualquer sítio — num hotel, num avião ou num carro (como passageiro, claro).” Sem recorrer a café ou outras fontes de cafeína, acredita que essa escolha o ajuda a manter um descanso natural e de qualidade.

A gestão do jet lag e do descanso é outras das componentes que afeta o dia a dia dos pilotos. Além do treino específico intenso ao longo da temporada e especialmente no inverno, os piloto têm de gerir a sua vida de acordo com parâmetros bem delineados de forma a poderem estar no topo da forma. Tudo isso exige disciplina e dedicação, o que nem sempre, com o barulho das luzes e o glamour dos fins de semana de corrida a terem mais destaque. Mas é uma tarefa árdua e de exigência diária.

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