F1: Claire Williams fala do carro de 2018

Por a 18 Janeiro 2019 16:05

2018 foi para a Williams um ano difícil, com um carro pouco competitivo e difícil de melhorar. O novo conceito usado no carro de 2018 falhou redondamente e foi uma tremenda desilusão, quer para os fãs quer para a equipa. As queixas dos pilotos eram muitas e incidiam especialmente no momento em que o carro entrava na curva, perdendo o apoio aerodinâmico, um problema que nunca teve solução definitiva.

Claire Williams falou da época passada e das dificuldades da equipa, que agora entrou numa fase de renovação, como já tinha dito Paddy Lowe:

“Penso que os problemas não eram apenas limitados a um componente ou outro… tivemos problemas no carro todo. Então, tentar e fazer mudanças e melhorar o desempenho de um carro assim seria sempre difícil. Nós tentamos e esforçamo-nos muito. Não foi por falta de trabalho, energia e motivação. Suponho que eram  falhas fundamentais e difíceis de corrigir a meio da temporada. Mesmo sem considerar o orçamento que poderíamos ter gasto – gastamos muito com esta situação e mesmo que tivéssemos triplicado o investimento, não estou convencida de que mudaríamos o rumo das coisas”

Quanto ao futuro e a nova abordagem da equipa, Claire Williams mostra-se optimista, mas ao mesmo tempo realista o suficiente para entender que é preciso tempo para que as mudanças possam ser sentidas:

“Temos que estar conscientes do que podemos conseguir com as mudanças que fizemos. As mudanças são sempre boas,  mas  para fazer uma diferença significativa, precisamos  de algum tempo. Como já disse repetidamente,  não se  vai de 5º para 10º sem que algumas coisas tenham piorado na organização e estamos no processo de resolver todos os problemas, embora seja um processo lento. Temos 650 pessoas no nosso staff, mas acho que ainda temos recursos limitados, quando se trata de pessoas para corrigir a quantidade de problemas que temos. Não podemos resolver tudo de uma vez. Portanto, temos que moderar as expectativas quanto ao que podemos alcançar em 2019, com base nos recursos que temos.”

É assim uma espécie de aviso para 2019. Não esperem muito da Williams em 2019, enquanto a equipa encontra as armas e as soluções necessárias para enfrentar o futuro. Não deixa de ser no entanto curioso que tanto a Williams como a McLaren, que dominaram o desporto nos  anos 80/ 90 enfrentam agora uma crise, com necessidade de reformular grande parte dos processos. Duas equipas com experiência e muita qualidade nos processos de engenharia e que fornecem componentes para outras competições, e que na F1 deixaram de estar no topo. Duas equipa que  deveriam ter vantagem no recrutamento e exploração de talentos emergentes na área técnica, uma vez que a Grã-Bretanha é o país do desporto motorizado por excelência, para onde os melhores vão estudar. O mau momento da Williams já se arrasta há algum tempo, tendo beneficiado em 2014 da mudança dos regulamentos que atiraram muitas equipas para o meio da tabela, embora o último piloto a vencer pela equipa foi Pastor Maldonado em 2012. Foi também nesse ano que a McLaren venceu pela última vez, num declínio mais rápido e pronunciado. As duas equipas enfrentam agora uma fase crucial, em que preparam o futuro, ou seja, preparam o trabalho para que em 2021 estejam prontos para aproveitar a mudança de regulamentos e assim dar um salto qualitativo. É um trabalho duro pois os resultado poderão não surgir logo e exigirá determinação e resiliência. Para bem fa F1, esperemos que consigam ter sucesso.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
13 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado