F1, Christian Horner: “não devemos ceder para acomodar um construtor específico”
Ainda não terminou 2021 e já o protótipo do carro de 2022 foi apresentado e já se discute o futuro da F1 para depois de 2025. Quer-se uma disciplina neutra em carbono, mais sustentável para o ambiente e para os orçamentos das equipas. Isso pode trazer novos construtores ou apenas fornecedores de unidades motrizes. Muito se tem falado do grupo Volkswagen e do seu interesse, como já demos conta antes, na introdução de monolugares com quatro rodas motrizes, baseando-se na experiência que já têm no WEC e na Fórmula E. Como se percebe, a ideia é que a tração nas rodas da frente sejam alimentadas por um motor elétrico. A Mercedes, Renault e Red Bull não “estão para aí viradas”, a Ferrari está aberta a “qualquer solução” que custe menos.
Christian Horner avisa a F1 que não deve ceder nos regulamentos, para entrarem novos construtores, como se fez anteriormente.
“Portanto, penso que não devemos ceder para acomodar um construtor específico. O que temos de fazer é arranjar algo que seja correto para a Fórmula 1, que seja correto para o futuro a longo prazo do desporto. Temos visto construtores a chegar e a partir ao longo de gerações. A mais consistente tem sido obviamente a Ferrari, que tem estado presente desde o início. A questão fundamental é onde é que a Fórmula 1 vão estar, onde é que ela cai. Se seguirmos a teoria de para onde vão os fabricantes de automóveis, a eletrificação, então podemos acabar na Fórmula E daqui a oito anos. Agora isso não é Fórmula 1. A Fórmula 1 para mim é sobre barulho, é sobre entretenimento, é sobre os carros mais rápidos do mundo.”
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Eu, perso, penso que a F1 já há muito cedeu aos”caprichos” de um construtor, mas enfim é a minha opinião e o tempo se encarregará de a validar ou não.
De que maneira amigo
Se os fabricantes querem tecnologias relevantes vão fabricar drones e inteligência artificial. Os fabricantes automóveis não são relevantes, quem dominar a IA e a condução autónoma vai dominar o mercado de drones e será o fim do automóvel. Quem está à frente é quem domina a informática e não a mecânica. A F1 não precisa de ser relevante senão prefiro ver e-racing do que ver corridas de drones.
Já agora podes ver F1 na PlayStation, não? Você sabe lá quantos meses ou anos leva a construir um motor? Acha paciência
Disse e disse bem!
Disse o que? Drones I.A informática? O que isso tem a ver com desporto motorizado? Daqui a 4 anos, vão ver os novos motores e novos combustíveis com zero emissões de CO2, embora queiram matar os motores térmicos, como se eles fossem o responsável pelo aquecimento do planeta. Calcula se que apenas contribua com cerca de 10%, mas como a presidente da EU, tem um ódio doentio, esqueceu se de falar da aviação, da marinha mercante, cruzeiros, e indústria
Em parte, tem razão, mas tem de se começar por algum lado, geralmente, pelo lado mais fácil e esse… são os motores dos automóveis.
Se pesquisar vai ver que os e-fuels não são isentos de emissões. Todo o ciclo triplica as emissões. Não passam dum lobby dos construtores alemães, com a Porsche à cabeça, na tentativa da perpetuação dos motores térmicos. As torres de sequestração de carbono eficientes são uma miragem e gastariam imensa energia o que degrada qualquer potencial ganho ecológico. Teria que se produzir H2, processo caro para se criarem hidrocarbonetos. O AutoMotorUndSport publicou um estudo dum instituto alemão, há alguns meses, desmistificando todo o processo. https://www.auto-motor-und-sport.de/tech-zukunft/alternative-antriebe/potsdam-institut-klimafolgenforschung-warnt-vor-wasserstoff-e-fuels-zu-ineffizient-und-zu-teuer/
Já pressionar a FIA para que ceda às exigências da RB para que haja mudanças no regulamento dos motores, recorrendo até à táctica de ameaçar abandonar a F1, aí já não há problema nenhum, né Horner?
Curiosamente agora já não querem que os motores mudem. hahahaha
Fica com teu amor Alemão, que nem tem sido beneficiados ahahah
Parece.me que não foi bem isso que disse o Horner. Penso que se estava a referir à Audi e à Porsche que, pelo que tenho lido, querem uma revolução total nos motores, ao contrário dos construtores já instalados.
Ao invés de apostares em carros 100% elétricos com pesadas baterias…deveriam apostar em carros híbridos com motor de combustão a Hidrogénio e motor elétrico alimentado por capacitores.
O que são “capacitores”?