F1: Brown falou sobre as “equipas B”

Por a 8 Janeiro 2019 17:51

Tem sido um fenómeno cada vez mais frequente na F1. O surgimento das equipas B tem permitido crescimentos significativos por parte da Haas, Sauber, sem contar com a Toro Rosso. Este é o lado positivo, mas há sempre o reverso da medalha e é sobre isso que Zak Brown falou recentemente.

O dirigente da McLaren não tem gostado de ver a forma como este fenómeno tem surgido, dando vantagens a nível técnico e político às equipas principais. E claro, quem fica a perder são as equipas como a McLaren, Williams, Racing Point. Do lado técnico, o fornecimento de soluções às equipas B permite também que as equipas maiores tenham o dobro dos dados sobre a eficiência de alguns componentes. Basta pensar na Red Bull que em 2018 teve debaixo da mesma estrutura, motores Renault e Honda. A equipa tomou uma decisão com dados que não teria, caso não tivesse uma equipa B. A Haas dificilmente teria apresentado a competitividade do ano passado se não fosse pela parceria com a Ferrari, tal como a Sauber embora neste caso a própria equipa já tivesse “matéria prima” para chegar onde chegou. E para além das vantagens ao nível técnico há as vantagens a nível político. Será muito difícil ver uma das equipas B ter um voto diferente da equipa “principal” nas decisões a serem tomadas em conjunto com outras equipas.

Brown quer que este assunto seja analisado pela Liberty e que sejam tomadas medidas, apesar de reconhecer mérito à Haas, exemplo que usou:

“Acho que a Haas fez um excelente trabalho, tendo em vista seus recursos e o vendo a  juventude da equipa. Temos de admirar o que eles fizeram. A Liberty vai abordar o modelo de negócios das equipas B, porque eu acho que isso permite que as grandes equipas fiquem beneficiadas. Os benefícios vão desde as actividades técnicas,  políticas, e até vimos na pista este ano, coisas que algumas  pessoas acreditam que eram questionáveis. Eu acho que todos esses três cenários vão contra o que é a Fórmula 1  e têm de mudar, pelo bem do desporto.”

“A Liberty tem um  plano, para abordar equipas B e em que medida se pode ser uma equipa B. Acreditamos que uma equipa B nunca será capaz de competir com  a equipa “principal” e, portanto, talvez esse modelo, a curto prazo, possa torná-lo mais competitivo e ser fiscalmente melhor. Mas  acho que assim se desiste de qualquer esperança de competir pelo campeonato. Portanto usar este modelo é o equivalente a desistir da luta pelo título. Achamos que é fundamental que a Liberty, no novo mundo da Fórmula 1, lide com isso para que todas as equipas possam ter uma chance justa e igual de competir pelo campeonato.

A afirmação de que as equipas estão a desistir da luta pelo campeonato, pode descredibilizar o discurso. É certo que uma equipa B nunca poderá desafia a equipa “principal”, mas também se as equipas aceitam esse modelo é porque sabem que a médio prazo nunca poderão ter as condições para gastar milhões como fazem a Mercedes e a Ferrari para lutar pelo título, pelo menos da forma como estão as coisas actualmente. No fundo, a solução das equipas B permite crescimentos mais rápidos, quer tecnicamente, quer a nível competitivo. Mas claro que isso levanta suspeitas: até que ponto as equipas que recebem apoio vão facilitar a vida às equipas grandes em pista? Até que ponto as equipas que recebem apoio são capazes de votar numa medida, mesmo que as prejudique, tudo para manter um acordo e agradas as equipas grandes? As equipas B não são o maior problema da F1 na actualidade, mas podem tornar-se nisso se não forem tomadas medidas. É preciso entender as repercussões do modelo, e entender o porquê das equipas o usarem. É preciso perceber se este modelo pode ser usado sem prejudicar o campeonato e as equipas que não o usam, ou se simplesmente quer dizer que a ideia de equipas cliente começa a fazer sentido e que pode ser adoptado. Se a F1 está numa fase de mudança deve aproveitar para limar também esta aresta.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado