F1, Bernie Ecclestone: “Ou a Ferrari fez batota ou não…”

Por a 14 Abril 2020 14:30

O caso da unidade motriz da Ferrari não está a ter a mesma cobertura que deveria devido aos acontecimentos atuais, mas certamente continuará a dar que falar. Bernie Ecclestone deu a sua opinião.

As suspeitas sobre a unidade motriz da Ferrari começaram a surgir quando a evolução da unidade italiana surpreendeu os adversário. Em 2018 já tinham sido pedidos esclarecimentos a FIA que investigou e não encontrou qualquer irregularidade. No ano passado as dúvidas persistiram quando a Scuderia encontrou mais performance ainda, numa altura em que se pensava que as unidade híbridas tinham chegado ao ponto de uniformização de performance. Mais uma vez a FIA investigou o motor italiano e apesar de reconhecer a legalidade do mesmo lançou diretivas técnicas que, por coincidência ou não, surgiram na mesma altura em que se notou uma diminuição da performance da Ferrari.

A FIA concluiu a investigação e afirmou que não foi capaz de encontrar provas claras de que a Ferrari tinha feito batota, o que levou a FIA e a Ferrari a assinarem um acordo em que nada seria revelado publicamente, sendo publicado o célebre comunicado em que era dito, preto no branco, que as partes tinham chegado a uma espécie de acordo de confidencialidade.

As restantes equipas não ficaram satisfeitas e exigiram explicações, ameaçando levar o caso a tribunal, e Jean Todt, presidente da FIA disse que a Ferrari se opôs à publicação de esclarecimentos, um cenário estranho, pois era o presidente da entidade reguladora a dizer que estava de mãos atadas por uma equipa que compete num campeonato por si regulado.

Bernie Ecclestone, bem ao seu estilo deu a sua opinião:

“Eu nunca teria permitido isso”, disse ele ao Sport1. “O que é isso? Ou alguém fez batota ou não. A declaração da FIA parecia uma admissão de culpa da Ferrari. De que outra forma se envolveriam nisso em primeiro lugar?”

O ex-supremo da F1 pediu às equipas rivais que “processem” a FIA, pois têm todo o direito ao prémio em dinheiro, se a unidade de força da Ferrari for ilegal:

“As outras equipas agora devem ser duras e processar a FIA em caso de emergência”, acrescentou. “Afinal, estamos a falar de vários milhões de dólares em prémios a que têm direito.”

“Quando a McLaren se envolveu no escândalo de espionagem em 2007, não o deixei entrar em julgamento. Posteriormente desqualificamos a McLaren e aplicamos uma punição de100 milhões de dólares. As outras equipes logicamente subiram na tabela de prémios em dinheiro. Tudo foi processado de forma transparente. ”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
jem
jem
4 anos atrás

Outra vez?

Pity
Pity
4 anos atrás

Enquanto não começar o campeonato, vamos ter “reprises” das séries com maior audiência, como a TVI Ficção faz com o “Inspector Max”. Entre estas, a Ferrari é a que rende mais, mas desta vez, concordo com o Bernie, ou sim, ou sopas.

Scb2
Scb2
4 anos atrás

Sendo que com o Bernie seria não fez batota ou não fez batota.

831ABO
831ABO
4 anos atrás

Será coincidência que as pretensas subida e queda no rendimento das unidades-motrizes da Ferrari tenham acontecido na mesma fase do campeonato em dois anos consecutivos? A Ferrari teve sempre motores muito potentes, mas com uma gama de utilização pouco elástica e montados em chassis que raramente são os melhores. Em consequência, anda bem na Bélgica e em Itália (mas note-se que os Ferrari ficaram muito longe dos Mercedes no Hungaroring), assim-assim em Singapura, bem na Rússia e menos bem nos circuitos daí em diante, nos quais é necessária uma boa curva de utilização da potência e um bom chassis (Suzuka,… Ler mais »

gearless02
gearless02
4 anos atrás

Isto é como a conversa das vizinhas (os), é melhor assim senão ainda me chamam nomes…
Ouvi dizer… mas sabe se é verdade?… não sei, mas ouvi dizer… e a quem ouviu dizer?… por aí, mas diz-se… mas então o que você acha?… quem eu? Eu não tenho opinião, mas que se diz, diz…

MLS_OLD
Reply to  gearless02
4 anos atrás

Perfeito!!!

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
4 anos atrás

Cada tiro cada melro…

Nao ha jornalistas na AS imparciais em relação a Ferrari??

No primeiro parágrafo da logo para ver…

RedDevil
RedDevil
4 anos atrás

Se a Ferrari estivesse a fazer “batota” e a FIA quisesse encobrir… a história não vinha a público da forma que veio… pouco inteligente para quem quer “esconder” alguma coisa… haverá algo mais…
Para mim, há duas hipóteses, ou a Ferrari tem alguma solução nova que não quer ver publicada ou a Ferrari fez mesmo batota e alguém da FIA partilhou informação confidencial com outra equipa e a FIA está com o “rabo preso” (o afastamento da Mercedes não deverá ser ingénuo)…

Carlos Pereira
Carlos Pereira
Reply to  RedDevil
4 anos atrás

Plemamente de acordo!

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  RedDevil
4 anos atrás

E dificil para as pessoas entenderam isso.

Se tive uma boa ideia nao precisa de toda a gente saber…

Se nao.mais vale no inicio de cada epoca convidar as equipas a espeeitarem os motores umas as outras.

4RcNg
4RcNg
4 anos atrás

Um orgao federativo internacional, não pode fazer joguinhos com uma equipa e com os regulamentos que se impõem a todos, a que todos dão anuência e estão obrigados. Se há uma irregularidade ou não, a FIA tem de divulgar as conclusões, sem malabarismos, diplomacias ocas ou meias verdades. Tanto faz ser na garagem italiana, como nas outras, o que lá é fiscalizado, e os relatórios técnicos que daí resultam, tem de ser do conhecimento de todos. Não sendo assim tudo é suspeito e dubio. Põe á vista a tendência do presidente, que veio de onde todos sabemos. Não basta querer… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado