F1: Benjamin Durand diz que projetos rejeitados pela FIA “estão ao nível para competir com Haas ou AlphaTauri”

Por a 16 Outubro 2023 12:25

Benjamin Durand, diretor executivo da LKYSUNZ, estrutura cuja candidatura foi rejeitada pela FIA na análise para a possível entrada na Fórmula 1, afirma que a Haas não teria sido aprovada, tal é o nível dos projetos candidatos, reforçando que qualquer um dos quatro que passaram à fase 2 do processo, poderiam competir com a equipa norte-americana ou com a AlphaTauri. 

A FIA anunciou no princípio deste mês que a candidatura da Andretti foi a única “a cumprir os critérios rigorosos estabelecidos” entre as “quatro equipas que apresentaram candidaturas formais na Fase 2 do processo”. Entre esses 4 projetos estava o de Benjamin Durand. A LKYSUNZ teria um financiamento de mil milhões de dólares para entrar na F1 e deu a saber estar disponível para pagar mais do que os 200 milhões de dólares do fundo ‘anti-diluição’, supondo-se que a FIA já teria notificado a estrutura da sua decisão, ainda antes de terem lamentado os “mal-entendidos” que surgiram com tal afirmação. Em declarações ao The Race, Durand explicou que a  FIA “ficou chateada” com a sua oferta de triplicar o fundo ‘anti-diluição’, mas que a única mensagem que queria ter passado com tal afirmação foi que estaria disponível para negociar com as 10 equipas para poder competir na Fórmula 1. 

Sobre o facto de apenas uma equipa ter sido aprovada pela FIA, Durand considera que isso aconteceu porque a fasquia foi colocada tão alto, chegando mesmo a duvidar que a Haas, a última equipa a juntar-se ao pelotão da competição, tivesse conseguido a aprovação da FIA neste momento.

“Sabíamos que havia a possibilidade de aceitarem apenas uma equipa”, disse Durand ao The Race. “Honestamente, pensei que pudessem ser 12 equipas e que a decisão seria entre nós e as outras duas [Rodin Cars e Hitech] que foram rejeitadas [com a aprovação da Andretti] porque o que posso dizer é isto: pelo que sei das equipas que foram propostas – mais uma vez, não estou a par de tudo – mas todas elas estão ao nível de competir com a Haas ou a AlphaTauri”, acrescentando ainda que “a fasquia foi tão alta desta vez que, provavelmente, a Haas, se compararmos com a sua proposta de há uns anos atrás, também não teria sido aprovada”. Durand acredita que a FIA queria aumentar o pelotão com mais duas equipas, mas que decidiu dar um passo atrás nessa intenção devido à disputa com a Formula One Management (FOM) nesta matéria. Ainda assim, e tendo em consideração as propostas que foram apresentadas pelas suas candidaturas, o diretor executivo da LKYSUNZ diz que seria possível à entidade federativa aprovar todas as candidaturas e passar a contar com uma grelha de 14 equipas.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
6 meses atrás

Pois, talvez a Haas de agora não entrasse, mas entrou e terminou a meio da tabela no primeiro ano, e tem um nome que qualquer pessoa consegue pronunciar, ao contrário daquela “coisa” do senhor Durand. É natural que a FIA ficasse chateada com a “oferta”, já que pareceu mais um suborno do que outra coisa qualquer. A FIA podia ter aprovado as quatro!!! Este senhor estava a brincar, certamente, Primeiro, porque o actual Pacto da Concórdia limita o número de equipas a 12 (e o normal anteriormente era 13), e porque a F1 precisa de equipas capazes, não de “Marussias”… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  Pity
6 meses atrás

Por erro, o comentário lá em cima não veio para aqui.
Acrescentar: “já que pareceu mais um suborno do que outra coisa qualquer.” Você devia ser comentadora no Correio da Manha sobre questões de Direito !

Last edited 6 meses atrás by jo baue
Pity
Pity
Reply to  garantia4
6 meses atrás

Se não é suborno é o quê? Uma coisa custa 10, mas oferecem 30, porquê? Só pode ser porque querem passar à frente dos outros candidatos.

garantia4
garantia4
6 meses atrás

“Sabíamos que havia a possibilidade de aceitarem apenas uma equipa”, “Honestamente, pensei que pudessem ser 12 equipas (…) Seria = condicional do verbo ser. A qualidade das 4 equipas era suficiente de forma a poderem ter sido aceites as 4. A condição: o regulamento permitir 14 equipas. Foi isto que ele disse. Regulamento = Pacto da Concórdia. Este vigora até ao fim de 2025. E seria em 2026 que elas iriam alinhar na grelha. — Imagine uma organização que tem como missão dar uma oportunidade às pessoas integrantes das ” classes mais baixas” da sociedade para se desenvolverem pessoal e… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  garantia4
6 meses atrás

Parabéns, é mais inteligente do que eu, já que foi capaz de traduzir o nome da equipa para uma linguagem acessível.
Quanto ao resto, não mudo uma vírgula ao meu comentário.

Pity
Pity
Reply to  Pity
6 meses atrás

Acrescento mais: Que equipa é essa? Em que campeonato corre? Pelo menos a Hitech e a Rodin (ex Carlin) têm um (pequeno) palmarés a apresentar.

garantia4
garantia4
Reply to  Pity
6 meses atrás

Muito mais de 1 000 000000 de pessoas – que falam e leem o inglês – facilmente o perceberia; não tem a ver com inteligência.

Pity
Pity
Reply to  garantia4
6 meses atrás

Pois… mas nem toda a gente fala inglês, e mesmo os que falam, como eu, o que lêem é, traduzindo foneticamente, ” lequisuns”

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado