F1: Aston Martin vê negado o pedido de revisão da penalização de Sebastian Vettel

Por a 10 Agosto 2021 10:00

A grande corrida de Sebastian Vettel, que lhe valeu o segundo lugar no final da prova, acabou por não receber o prémio merecido, com o alemão a ser penalizado no final da prova. A Aston Martin pediu aos comissários para apresentar novas provas, mas estas não convenceram a FIA.

No final da corrida na Hungria, os comissários técnicos não conseguiram extrair o litro de combustível obrigatório para análise. Depois de várias tentativas apenas 0.3 L foram retirados do monolugar de Vettel o que resultou numa desclassificação.

Os engenheiros da Aston Martin estavam certos que o carro tinha mais de um litro de combustível e depois da penalização, apresentaram um pedido de revisão mas para isso teriam de mostrar novas provas aos comissários que justificariam esse pedido. Ontem os responsáveis da equipa estiveram perante os comissários mas não conseguiram convencê-lo. Pode ler-se na declaração da FIA:

“Não faz diferença a razão pela qual havia menos de um litro. Pode haver algumas explicações para o facto de, no final de uma corrida, a quantidade restante ser insuficiente. Em qualquer caso, continua a ser da exclusiva responsabilidade do Concorrente assegurar que o carro está sempre em conformidade com os regulamentos (Art. 3.2 Código Desportivo Internacional da FIA) e não será defesa alegar que não foi obtida nenhuma vantagem de desempenho (Art. 1.3.3 Código Desportivo Internacional da FIA).A fim de poder afirmar um facto ´relevante´, Aston Martin teria de apresentar factos que na realidade restavam mais de um litro de combustível. A explicação para o facto de este requisito não ter podido ser cumprido não é relevante para a decisão sobre se ocorreu uma violação dos regulamentos”.

Otmar Szafnauer, Director da Equipa, comentou: “Sebastian conduziu brilhantemente na Hungria e estamos satisfeitos por nos ter sido dada a oportunidade de mostrar novas provas significativas que descobrimos desde a corrida. Sentimos que as provas que apresentámos eram relevantes e demonstrámos à FIA que ele deveria ter sido reintegrado após a sua desqualificação. Infelizmente, a FIA teve uma opinião diferente e, apesar do facto de a exatidão das nossas novas provas não ter sido contestada, a desqualificação de Sebastian foi mantida com base nas novas provas não terem sido consideradas ‘relevantes’. Isto é dececionante, e vamos agora considerar a nossa posição relativamente ao processo de recurso completo”, concluiu Szafnauer.

O apelo da decisão mantém-se para já, mas a equipa vai ponderar o que fazer nos próximos dias.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

16 comentários

  1. NOTEAM

    10 Agosto, 2021 at 10:42

    É complicado detectar 1l de combustível, quando apenas se encontram 0,3 no depósito já bem espremidos! As novas “provas” encontradas, provavelmente funcionam no mundo empresarial do Stroll Sr, para bem da F1, esperemos que esses vícios não consigam penetrar o desporto. É natural que para quem tem um ego tão estupidamente gordo como o Stroll, perder pode fazer com que este homem perca a cabeça.

    • [email protected]

      10 Agosto, 2021 at 13:02

      Por acaso é complicado…porque não se pode remover nada do carro, incluindo as tampas do motor. Portanto, se a bomba de combustível falhar não se consegue remover todo o combustível…

      • NOTEAM

        10 Agosto, 2021 at 13:42

        Era só o que mais faltava, os responsáveis da FIA não conseguirem extrair o combustível total de um monolugar por causa de uma falha mecânica qualquer, estamos a falar da equipa de mecânicos ali da esquina?

        • [email protected]

          10 Agosto, 2021 at 13:58

          Primeiro, quem tem de extrair o combustível é a equipa. Segundo, se a bomba falhar não podem fazer nada… É ler o que se passou antes de botar faladura…

          • NOTEAM

            11 Agosto, 2021 at 11:00

            A questão é, mal estava o desporto, se a FIA não tivesse a competência para aferir se um carro está abaixo ou não do peso requerido, é que basta literalmente pesar o carro!

          • Pity

            11 Agosto, 2021 at 11:46

            Eu não me queria envolver nesta discussão, mas teve de ser.
            Como é que pesando o carro, conseguiam analisar a gasolina?

          • NOTEAM

            11 Agosto, 2021 at 15:24

            Os carros vão à pesagem fazer o quê? É evidente que a quantidade de combustível que têm no carro vai influenciar o peso final, não? Aliás, os pilotos, todos eles, são também pesados no final de cada corrida (imagino também que no início) , apenas para ajudar os comissários a controlar o peso dos carros no final das corridas, se estiverem abaixo do nível requerido, normalmente significa penalização, e normalmente a penalização surge por falta de combustível suficiente no carro. Os pilotos não se pesam no final só por curiosidade.

          • Pity

            11 Agosto, 2021 at 16:44

            O meu caro anda aqui há tanto tempo, que me surpreende que ainda misture as coisas. Peso e quantidade de combustível são coisas diferentes.
            1) Os carros, com piloto incluído, têm um peso mínimo, pelo que vemos, em todos os finais de corrida, os pilotos a colectarem os pedacinhos de borracha espalhados pela pista, porque se estiverem abaixo do peso, serão desclassificados.
            2) no final da corrida os carros têm de ter, pelo menos, um litro de combustível para ser entregue à FIA, para esta analisar, se não conseguirem entregar esse litro, serão desclassificados.
            Estes dois itens são independentes, nada têm em comum, estão regulamentados em artigos diferentes. O carro pode ter mais dez quilos que o mínimo estabelecido, mas se não tiver o tal litrinho lá guardado, não há santo que lhes valha.

  2. Speedway

    10 Agosto, 2021 at 13:08

    Irresponsabilidade da equipe. Super profissionais cheios de dinheiro..e isto !
    Resta saber se, por exemplo, o caso se passasse com um Hamilton,a sansão seria igual. Esse é o lamaçal em que estas leis da FIA andam sempre. Vários pesos e medidas !

    • NOTEAM

      10 Agosto, 2021 at 13:43

      Mas o Hamilton e a Mercedes já terminaram alguma corrida com menos de 1l de combustível no carro?
      Porquê a comparação?

    • 831AB0

      10 Agosto, 2021 at 15:24

      Péssimo exemplo. O Hamilton já foi desqualificado por esta infracção em 2012, no GP de Espanha. É o que acontece quando se faz trolling sem pensar.

      • NOTEAM

        11 Agosto, 2021 at 10:55

        Perdeu a pole por isso, a Mclaren aceitou a decisão e seguiram em frente. Mais uma vez, porquê trazer o Hamilton à conversa? Para além disso, e para terminar o “trolling”, não sei bem se faz ideia do que isso significa, mas enfim. Em 2012 o Hamilton pilotava para a Mclaren e não para a Mercedes. Antes de “trollar”, pense um bocadinho.

    • Lagafe

      10 Agosto, 2021 at 16:10

      Ora aqui temos um adepto de futebol que se enganou no site. Ou consegues uma relação da quantidade de gasolina retirada em outras provas ou é melhor estar caladinho.

    • Frenando_Afondo™

      10 Agosto, 2021 at 19:33

      Resta saber se, por exemplo, isto acontecer com Hamilton e ele for penalizado da mesma maneira, se você não vai andar três semanas a dizer que a penalização deveria ser maior e que a FIA foi branda com o Inglês porque o querem ajudar e outros blá blá blás.

  3. Lagafe

    10 Agosto, 2021 at 16:08

    Espero bem que metam um recurso e ganhem. O resultado final do campeonato não pode ficar dependente de uma desclassificação tão técnica e já vimos que a Red Bull movimenta-se no campo da especulação como se estivesse num campo de futebol. Até parece que fez um estágio no campeonato português.

  4. Frenando_Afondo™

    10 Agosto, 2021 at 19:31

    Pena, mas isto não retira mérito à grande corrida de Vettel. Aquele P2 num monolugar inferior aos Alpine, Alpha Tauri e Ferrari foi gigante.

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado