F1: As preocupações de Gabriel Bortoleto sobre as corridas sprint

Por a 30 Setembro 2025 12:19

As corridas sprint continuam a ser discutidas, mais agora que Stefano Domenicali deixou no ar que poderemos ver um aumento do número de sprints no futuro.

Gabriel Bortoleto, jovem brasileiro que se tem destacado na sua primeira época na F1, manifestou preocupação com as Sprint. Primeiro, aponta a corrida sprint de Singapura do próximo ano como um potencial problema, destacando os desafios únicos do Circuito de Marina Bay.

Tradicionalmente uma corrida noturna, a corrida sprint ocorreria durante o dia, aumentando os riscos devido às paredes próximas do circuito e à margem limitada de erro. Bortoleto, que já não será um estreante na próxima temporada, alertou que o calendário pode representar dificuldades para os futuros estreantes, uma vez que os fins de semana de velocidade reduzem o tempo de pista disponível, com apenas uma sessão de treinos livres.

“De qualquer forma, não serei um rookie no próximo ano, mas é definitivamente um problema” disse Bortoleto. “Singapura durante o dia… não é o ideal. Tive sorte em entrar na F1 neste momento. Há algumas sprints, mas ainda não muitas. Mas para os futuros rookies, penso que ter sprints, apenas um treino livre, não vai ser fácil.”

12 é o máximo para Bortoleto

A F1 está a considerar expandir os eventos de sprint, potencialmente com até 12 por temporada — metade do calendário. Bortoleto está aberto à ideia em princípio, apreciando as corridas extra e o entretenimento dos fãs, mas sublinha que muitos fins de semana de sprint podem comprometer a capacidade das equipas de ajustar os carros e recolher dados importantes. Descreveu 12 sprints como um “limite rígido”, referindo que o formato tradicional com múltiplas sessões de treinos é essencial para o desenvolvimento dos carros e para o trabalho técnico.

“Estou habituado ao formato atual”, disse. “Acredito que o atual não seja mau. Gosto de ter o TL1, TL2 e TL3 para desenvolver, testar coisas no carro e fazer afinações. É isso que acho fascinante na F1, como se pode entrar em detalhes e fazer ajustes finos. Quando se tem um fim de semana de sprint, o tempo é sempre curto, e é preciso fazer as coisas rapidamente, e por vezes não se consegue maximizar as coisas a tempo.

Acredito que é bom para o entretenimento dos fãs e do fim de semana, tens mais corridas e sessões mais importantes nesse sentido. Mas não tenho tanta certeza se faria mais de 12 em algum momento. Acho que esse já é um limite rígido.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado