F1: As movimentações do mercado até agora

Por a 16 Agosto 2018 15:34

Tem sido uma “silly season” bastante movimentada, com algumas surpresas à mistura,  mas os sinais são claros que a F1 está numa fase de mudança e que estas movimentações vão dar uma grelha substancialmente diferente  para 2019, especialmente para as equipas do meio da tabela. Vamos fazer o ponto de situação:

 

Mercedes

Era um caso encerrado há muito tempo. A assinatura do contrato de Hamilton foi sendo adiada, mas entende-se o motivo, dada a quantidade de zeros que a Mercedes teve de enfrentar para convencer a estrela britânica. A saída de Hamilton nunca esteve em cima da mesa, pois a equipa sabe que tem um dos melhores do mundo consigo e o piloto sabe que a Mercedes é a melhor estrutura para ele neste momento. Havia apenas a dúvida sobre o colega de equipa, mas a estrutura germânica voltou a apostar em Bottas, que tem mostrado um bom nível em 2018 e que dá a estabilidade necessária para a equipa continuar no topo.

 

Ferrari

Vettel já estava garantido e mesmo que não estivesse, seria pouco provável que a Scuderia abrisse a porta de saída ao piloto que mais contribuiu para o crescimento da estrutura. Vettel está de perda e cal e falta só entender quem será o seu colega de equipa. Raikkonen já esteve com um pé de fora, como tem vindo a acontecer nas últimas épocas, mas as recentes prestações e a boa relação com Vettel estão a pesar a seu favor. Leclerc ainda é candidato, mas a sua entrada na Scuderia começa a ser cada vez menos provável.

 

Red Bull

A equipa fez de tudo para manter a dupla actual, mas Ricciardo teve outras ideias e provocou provavelmente a maior surpresa do ano. A ida do australiano para a Renault abriu as portas a Gasly, que deverá ser o seu substituto. Sainz nunca chegou a ser uma verdadeira hipótese, pois a má relação com Verstappen tornou-se numa barreira, a que se juntou a forma como forçou a saída da Toro Rosso para a Renault, no ano passado.  Assim, Gasly parece ter via aberta para a subida a uma equipa de top. O francês tem justificado o rótulo de grande promessa e a Red Bull deverá ficar com uma dupla muito jovem mas com muito potencial.

 

Renault

Outro assunto encerrado. A aposta em Ricciardo abalou o mercado e especialmente Sainz que viu todo o esforço colocado na mudança para a estrutura francesa ir por água abaixo. A marca do losango apostou num dos melhores pilotos da actualidade e manteve Hulkenberg, o homem que tem levado a equipa às costas nos últimos anos. Ficam com uma das melhores duplas da F1.

 

Haas

A partir de agora começam a surgir as grande dúvidas e a Haas poderá ver mudanças para 2019. Magnussen tem estado muito bem este ano, a sua melhor época desde que ingressou na F1, e deverá ser a opção lógica para continuar. Mas Grosjean tem estado abaixo das expectativas e poderá sair da equipa até porque há nomes interessantes para ingressarem na estrutura americana. Um deles é Leclerc. A parceria com a Ferrari poderá implicar que a equipa abra uma vaga para o jovem prodígio que tem dado nas vistas na Sauber. A Scuderia quer continuar a desenvolver o talento do monegasco  e a Haas pode ser a equipa certa para continuar a subir (ficar na Sauber pode também ser uma hipótese). Também Pérez já foi associado a este lugar.

 

Force India

A entrada em cena de Lawrence Stroll como um dos investidores na ex-equipa de Vijay Mallya, praticamente garante a entrada de Lance Stroll na equipa. As dúvidas adensam-se no que diz respeito ao segundo piloto. Ocon é hipótese, pois é piloto Mercedes (fornecedor de motores), Pérez ainda não é carta fora do baralho, e George Russell também é um dos nomes apontados para o lugar.

McLaren

A saída de Alonso foi um rude golpe. O espanhol garantia pontos que mais ninguém garante e tinha a experiência necessária para guiar a equipa ao nível do desenvolvimento do carro. As sucessivas desilusões levaram o espanhol a procurar outros desafios e a equipa apostou num compatriota. Sainz está confirmado  e é uma boa escolha. Resta saber quem será o colega de equipa. Vandoorne tem agora mais probabilidade de mostrar o que realmente vale durante mais um ano, enquanto Lando Norris poderá ser emprestado a outra equipa para ter o primeiro contacto com a F1. Ocon está também a ser falado para o lugar.

Toro Rosso

A saída de Gasly para a Red Bull deverá ser apenas uma questão de tempo. A Red Bull tem sempre feito subir os pilotos da sua academia e os resultados têm sido positivos até agora. Gasly parece reunir todas as condições para continuar esse sucesso. Fica uma vaga em aberto que poderá ser ocupada por Lando Norris. O jovem da McLaren é um fenómeno e a F1 é claramente o lugar certo para o seu talento. A Toro Rosso poderá ser o seu destino (dependendo das negociações para a cedência de James Key à McLaren). Hartley ficou com mais hipóteses de ficar na F1, muito embora as prestações ainda não tenham convencido. O neozelandês está longe ainda do nível que se esperava, mas a manutenção do campeão do mundo de endurance faz agora mais sentido. Dan Ticktum é ainda uma possibilidade. O vencedor do GP de Macau 2017 está neste momento em segundo da Fórmula 3 europeia, mas ainda não tem os pontos necessários na Super-Licença para subir à F1. Até ao final do ano poderá consegui-lo, mas a probabilidade da Red Bull colocar o piloto na F1 já em 2019 parecem algo remotas.

 

Sauber

A Sauber tem evoluído muito em 2018 e em 2019 poderá ser um rumo mais apetecível. Para já é aquela que menos certezas reúne. Ericsson poderá ficar,  tal como Leclerc, cuja a permanência não é descabida de todo. Raikkonen também já foi apontado, mas a probabilidade do finlandês rumar a parceira da Ferrari parece baixa. Vandoorne também tem sido falado para a equipa, caso a McLaren prescinda dos seus préstimos.

 

Williams

A mais que provável saída de Stroll poderá deverá promover mudanças na equipa. Sirotkin está assim mais próximo de manter o lugar na próxima época. O segundo piloto poderá ser Kubica, que tem estado desde o ano passado envolvido com a equipa, mas também poderá ser para Russell, caso a Mercedes queira colocar o jovem na F1. A Williams deverá ser o destino menos apetecível.

 

No geral a F1 continua a ter pilotos de grande qualidade. A chegada de novos talentos que realmente acrescentam qualidade é uma boa notícia e os jovens que estão na calha para subir também parece ser mais valias para o Grande Circo. Da era dos V10 sobram apenas Alonso e Raikkonen que estão na porta de saída. A renovação está em marcha e não dá motivos de desalento.

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