F1, Andrea Stella: “O nosso foco é garantir um carro em condições de lutar pelo campeonato”
O chefe de equipa da McLaren, Andrea Stella, abordou a forma como a equipa vai lidar com uma potencial luta pelo título entre Lando Norris e Oscar Piastri em 2025, encarando-a como uma oportunidade e não como um problema.
Se a equipa conseguir manter o desempenho que demonstrou no final de 2024, tanto Norris como Piastri poderão estar na luta pelo título. Embora a McLaren não tenha enfrentado este cenário na época passada, houve momentos em que as ordens de equipa criaram desafios, como quando foi pedido a Norris que deixasse passar Piastri no Grande Prémio da Hungria.
Stella reconheceu as potenciais complexidades de gerir dois pilotos que disputam o título, mas sublinhou que a equipa continuaria a dar prioridade ao seu sucesso global. Ele afirmou que ambos os pilotos entendem a necessidade de encontrar soluções que beneficiem a McLaren em primeiro lugar, antes de considerar os interesses individuais. Em vez de encarar a situação como um problema, Stella vê-a como um reflexo do trabalho árduo e do progresso da equipa.
“Trabalhámos muito para ter o problema de ter um carro em condições de ganhar corridas e dois pilotos em condições de ganhar corridas, e sabemos que isto na Fórmula 1 vem sempre com algumas complicações. Mas estas são complicações que já enfrentámos esta época até certo ponto. Acho que sempre abordámos isso de uma forma coesa. Ambos os pilotos estiveram sempre plenamente conscientes de que temos de encontrar soluções que, em primeiro lugar, coloquem os interesses da equipa e, depois, os interesses dos pilotos.
E até agora, acho que este tem sido um processo muito positivo. É um processo que planeamos continuar na próxima época. Mas antes de pensarmos neste problema, temos de pensar… Chamamos-lhe problema, mas potencialmente é mais uma oportunidade.”
“O nosso foco é garantir que, do ponto de vista técnico, damos ao Lando e ao Oscar um carro que está em condições de lutar pelo campeonato”, continuou o chefe de equipa. “Porque se tivéssemos feito isso no início da temporada, sem ter tido algum desempenho inferior nas primeiras corridas da temporada, teríamos estado em condições de lutar pelo campeonato de pilotos por mais tempo.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI







Patucho10
7 Janeiro, 2025 at 0:49
Stella é importante entrar a ganhar no campeonato e não ficar a 20 ou 30 segundos do primeiro como aconteceu no ano passado.
Também concordo que o mais importante é construir um carro capaz de dar vitórias, porque esse problema de gerir emoções dos pilotos, na minha opinião é um bom problema, com alguma disciplina se encontra o equilíbrio para uma luta saudável no interior da McLaren.
Força McLaren este ano tem de ser nosso o mundial de pilotos e o de construtores também será possível.