F1: Ambição controlada para 2026 na Williams

Por a 11 Janeiro 2026 09:30

Com a Fórmula 1 a entrar num novo ciclo regulamentar em 2026, James Vowles, diretor de equipa da Williams, reconheceu que a estrutura britânica ainda não dispõe das condições necessárias para lutar por títulos, apesar da continuidade da parceria com a Mercedes e dos progressos registados na última temporada.

Apesar da evolução desportiva em 2025 — ano em que a Williams terminou no quinto lugar do campeonato de construtores, depois de ter sido nona em 2024 —, o responsável britânico admitiu que a equipa ainda não possui a infraestrutura nem os recursos técnicos para competir ao nível da Mercedes, apesar de manter a profícua parceria com o fornecedor de unidades motrizes.

Enquanto a formação de Brackley se pode concentrar quase exclusivamente no desenvolvimento do novo regulamento, a Williams tem de dividir esforços entre a construção de bases sólidas para o futuro e a preparação do monolugar de 2026. Esta diferença de abordagem leva Vowles a prever um impacto no desempenho inicial da próxima temporada, com a Mercedes a surgir naturalmente mais forte.

Passos necessários até ao topo

Ainda assim, o dirigente mantém uma visão realista e progressiva para a Williams, apostando num crescimento sustentado, etapa a etapa, em vez de ambições imediatas de títulos.

“Se há algo em que Brackley é muito boa, é em lidar com mudanças regulamentares. Isso é claro. E a Mercedes também é muito forte nisso” disse Vowles. “Fiz tudo o que estava ao meu alcance para continuar a fazer crescer esta equipa rumo a um nível de campeonato, mas não temos as instalações nem a capacidade da Mercedes. É tão simples quanto isso, neste momento. Sei onde isso nos vai colocar no próximo ano. E tenho a certeza de que eles serão muito fortes. Estou confortável com isso. O meu objetivo é fazer esta equipa evoluir passo a passo todos os anos. E acredito que temos essa capacidade.”

Fotos: MPSA

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado