F1: Alain Prost critica chefia da Alpine

Por a 18 Janeiro 2022 12:00

Alain Prost não escondeu o seu desagrado pela saída da Alpine. O campeão francês está de saída da estrutura francesa mas fez questão de bater a porta com força, apontando o dedo à nova chefia.

Prost usou as redes sociais para manifestar o seu desagrado pela forma como a sua saída foi anunciada, afirmando que tinha acordado com a equipa um anúncio conjunto, algo que não aconteceu. O francês não poupou nas palavras e deu a entender que o mal estar já não era de agora.

“Estou muito desapontado com a forma como esta novidade foi anunciada hoje! Ficou acordado que anunciaríamos juntamente com a Alpine! Sem respeito! Recusei a oferta que me foi feita em Abu Dhabi para a temporada 2022 por causa de uma relação pessoal e eu estava certo! À equipa Enstone e Viry, vou sentir a vossa falta.”

Citado pelo racingnews365.com,  francês admitiu que Laurent Rossi o foi colocando de parte e que procura protagonismo:

“Aceito mudanças, porque não é necessário trabalhar na F1 sempre da mesma maneira. Pode fazê-lo de forma diferente, e é isso que temos feito ao longo do último ano”, explicou Prost. “Mas para mim, tornou-se demasiado complicado. Já não estava envolvido nas decisões, no entanto, tinha de continuar a levar a palavra oficial. Mesmo como membro do Conselho de Administração, eu ficava a saber de certas decisões no último minuto. É uma questão de respeito. As relações tornaram-se cada vez mais complicadas. Senti que havia muitos ciúmes”.

“Laurent [Rossi] quer estar sozinho, não ser influenciado por ninguém. Na verdade, ele próprio me disse que já não precisava de um conselheiro. Ele ainda me ofereceu um contrato em Abu Dhabi, que eu recusei. Laurent quer ser o centro das atenções. O que me interessa é o desafio de fazer parte de uma equipa e de estar envolvido em certas decisões. Eu estava voluntariamente muito em segundo plano e tive muita influência de uma forma discreta, apesar das coisas com as quais discordava, que guardei para mim próprio”.

“Ninguém é indispensável, e claro que não sou mais do que qualquer outra pessoa”, continuou Prost. “Mas não devemos esquecer que tudo o que está a ser feito hoje e para 2022 foi lançado há dois ou três anos. A gestão de hoje, sabe tão bem como eu, será julgada apenas numa ou duas épocas, não antes. A Alpine foi sem dúvida a primeira a concentrar-se nas mudanças de regulamentação. A equipa vai recomeçar com novas caras. Porque não? Otmar [Szafnauer, antigo director da equipa Aston Martin], se ele vier, eu gosto dele. Mas não devemos esquecer todo o trabalho realizado por todos os rapazes de Viry ou Enstone, que estão a trabalhar arduamente neste projeto. Não tenho nada contra a mudança, mas o que não aprecio é a relação e a falta de respeito para com as pessoas. Eu gosto do aspeto humano”.

Fica assim confirmado que a Alpine está a fazer uma limpeza de fundo, retirando todas as pessoas que estiveram ligadas à estrutura anterior, para um começo do zero. Se esta é a forma mais correta de fazer as coisas, só o tempo dirá, mas a verdade é que a Alpine perdeu, aparentemente por vontade do seu CEO Laurent Rossi, peças importantes que poderiam continuar a dar o seu contributo. De reestruturação em reestruturação, a Alpine vai caminhando rumo ao futuro. Se este é o caminho certo, não sabemos, mas o que é um facto é que raramente se viu uma equipa a ter sucesso sem estabilidade ao longo do tempo.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
17 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cágado1
2 anos atrás

A história de Alain Prost como reponsável de equipa é muito pálida, comparada com o o que foi o seu historial como piloto. Cá para mim só faz falta enquanto símbolo, não tem nada assinalável no seu palmarés. Acho que devia ter feito como o Stewart: tentar é bom, mas se não resulta, vai-se por outro caminho. Há muito que devia ter deixado de procurar protagonismo. Não quer isto dizer que eu confie na estrutura de comando da Renault, que vai triturando dirigentes a uma velocidade impressionante. Se Szafnauer vier espero que o deixem em paz com a gestão da… Ler mais »

Cágado1
Reply to  Cágado1
2 anos atrás

Continua a saga dos pontos negativos. Pq é que quem não está de acordo comigo não o diz, para podermos debater, em vez de carregar num sinalzinho “-” que não acrescenta qualquer valor ao debate. Podem até ter razões que me escapam. Gostava de as saber.

Last edited 2 anos atrás by Cágado1
NOTEAM1
NOTEAM1
Reply to  Cágado1
2 anos atrás

O ponto negativo vem normalmente de quem não está habilitado a debater.
Concordo absolutamente com a sua opinião em relação a este assunto. A Alpine nunca definiu muito bem o papel do Prost dentro da equipa, e este, como também não tem um ego propriamente pequeno, decidiu bater com a porta.
Não me parece que isto traga problemas de maior para equipa, embora aprecie sempre quando temos estes grandes campeões perto do desporto, seja qual for a função que desempenham.

Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
Reply to  Cágado1
2 anos atrás

Concordo em absoluto! Como piloto um dos melhores de sempre, mas como chefe de equipa não tem nada a ver! Já com a Prost Grand Prix foi o que se viu…
Agora se calhar poderá ter alguma razão na forma como as coisas foram tratadas pela Alpine.

*RPMS*™
Reply to  Cágado1
2 anos atrás

Eu estou de acordo com o seu comentário.
Em relação ao ponto negativo, tendo em conta que o seu comentário (como é hábito) não ofendeu ninguém, desconfio logo do imbecil que por aqui anda que já se incompatibilizou consigo, e com vários outros foristas também…

Cumprimentos

Bryan
Bryan
Reply to  Cágado1
2 anos atrás

Os motores Renault estão ao nível dos outros tanto em performance como em fiabilidade, a questão é que nem o Alonso nem o Ocon são o Max ou o Hamiton. Esse é o “problema” da Alpine. Em relação ao Prost, o papel dele sempre foi o de conselheiro nunca teve funções executivas, é um bom símbolo/conselheiro que a Alpine perde. Talvez o Alonso tenha tido ciúmes do Prost.

Last edited 2 anos atrás by Bryan
917/30
2 anos atrás

A Alpine (Laurent Rossi) ainda poderá arrepender-se deste processo todo. Sou suspeito pois Prost é para mim uma das maiores figuras da história da F1.
Ainda que um tanto ou quanto mais low profile comparativamente a Lauda, Prost tinha na Renault /Alpine o mesmo papel que o austríaco tinha na MB e não me espantaria que a cooperação e excelente ambiente que houve entre Alonso e Ocon em 21 tivesse o dedo de Prost. Acho mesmo que a simples presença de Prost na equipa impunha um certo respeito aos pilotos, respeito esse que não será de descartar, a ver vamos…

Last edited 2 anos atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  917/30
2 anos atrás

Pois. Concordo.

Prost mandar não devia mandar nada mas dava conselhos e etc.tal como lauda não mandava nada.as vezes não é por não mandarem que não eram muito importantes na estrutura.

Mas pelos vistos o tal Laurent Rossi não gostava que o filmassem o prost…ficava com ciúmes na disso.

Mas o prost toda a gente sabe quem era e esse tal Rossi ninguém sabe.

Cágado1
Reply to  917/30
2 anos atrás

Como dizia no mainha resposta aos negativos do post acima, é isso que espero, opiniões. O Prost é inegavelmente uma figura maior da F1, pela sua velocidade e inteligência como piloto. Como director de equipa não teve qualquer relevo. Mas a tua observação sobre o relacionamento Alonso x Ocon pode ser pertinente, realmente observou-se um clima muito positivo, que contrasta com as relações anteriores de ambos com os companheiros de equipa. É capaz sim Sr. de ter havido dedo do Prost, como referência maior. Bem observado!

jbosco1958
2 anos atrás

CHORÃO DE MERDA

Lagaffe
Lagaffe
2 anos atrás

Estarão já a desistir de 2022? É que normalmente mudanças na gestão implicam uma reorganização e um adiamento de resultados.
Acho que tem toda a razão. É um tetracampeão do mundo e o melhor piloto francês de sempre. Merecia uma conferência de imprensa e o anúncio em conjunto como fazem os cavalheiros.
Para mim é dos pilotos mais inteligente que conheci. Infelizmente aplicava essa inteligência na intriga política nas equipas e talvez afete a sua capacidade de gestão. Nunca saiu a bem como piloto nem como gestor/conselheiro. É pena, merecia mais.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Há um piloto na equipa que agora até tem direito a ter “El Plan” nos carros, basicamente já dizendo quem manda na equipa. Esse mesmo piloto quer que Briatore volte. Prost não quer. El Plan manda e Prost teve de se ir embora. Simples.

Bryan
Bryan
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Voilà. A Renault desde que mudou de nome para Alpine deixou de ser uma das minhas equipas favoritas, agora sem o Prost ainda pior. O Alonso quer ser rei e senhor da equipa, é um idiota.

Last edited 2 anos atrás by Bryan
*RPMS*™
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Como não podia deixar de ser, o afondo das pálas a querer transformar o titulo “Alain Prost critica chefia da Alpine” em “Alain Prost contra Alonso”…hahahaha
Que sujeitinho ridículo este afondo!

Cumprimentos

9cilindrosopostos
9cilindrosopostos
2 anos atrás

Não concordo com esta saida, um campeão será sempre um campeão, ainda para mais Prost, conhecido como o professor, um tipo calmo e certamente com muita experiencia no meio, com muito a dar aos pilotos, a toda a estrutura,, o trabalho invisível que é necessário em campeonatos super competitivos. Gostava muito de saber a opinião de Alonso.

piquet
piquet
2 anos atrás

Uma equipa de F1 para ser forte, entre outras coisas, tem de ter um líder que saiba tomar decisões difíceis e que saiba ouvir toda uma estrutura. A Renault à muito que vinha de uma gestão complicada na sua equipa de F1. O novo “patrão” quer arrumar a casa à sua maneira. Se o está a fazer da melhor maneira, passando por cima de figuras importantes como Alain Prost, não sabemos. O que sabemos é que o futuro dirá se estas decisões são corretas ou não.

Pedro Meireles
Pedro Meireles
2 anos atrás

Guru o mal disposto

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado