F1: A resposta da Renault à desclassificação

Por a 24 Outubro 2019 10:30

Foi finalmente conhecido o resultado do protesto da Racing Point que afirmava que a Renault usava um sistema automático que geria a repartição de travagem a cada curva. A FIA considerou que o sistema da Renault é ilegal pois pode ser considerado como uma ajuda ao piloto, algo não permitido segundo os regulamentos desportivos, e desclassificou a Renault do GP do Japão.

A Renault já respondeu ao sucedido e pondera recorrer da sentença. A equipa francesa alega que existe “subjectividade” na determinação do que é uma “ajuda a um piloto” acrescentando a “variabilidade” do peso das sanções atribuídas em casos semelhantes. A Renault tem até hoje para notificar a FIA se vai recorrer.

“Apesar de a FIA concordar com a Renault que o sistema era inteiramente legal sob os regulamentos técnicos da FIA, foi julgado pelos comissários que o sistema estava em violação dos regulamentos desportivos da FIA sobre ajudas ao piloto”, pode ler-se na declaração. “Ambos os carros da Renault foram desclassificados do Grande Prémio do Japão e a equipa perde os nove pontos marcados. No entanto, considerando a subjectividade da classificação de um sistema como ajuda ao piloto e a variabilidade das sanções associadas em casos recentes, a equipa Renault F1 considerará a sua próxima linha de acção dentro do prazo estabelecido pela FIA”.

O caso da Alfa Romeo na Alemanha poderá ser usado como exemplo. Naquele GP, Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi foram penalizados com 30 seg. por um atraso na resposta da embraiagem dos carros aos comandos dos pilotos, o que pode ser considerado uma ajuda aos pilotos pois tal pode ser visto como um sistema de controlo de tracção. Esta decisão foi tomada à luz do mesmo regulamento, mas com repercussões bem menos drásticas

Os actuais resultados revistos colocaram a Renault sob pressão do Toro Rosso na luta pelo quinto lugar no campeonato dos construtores. Ricciardo e Hulkenberg também caíram para o 12º e 13º lugar na classificação dos pilotos, atrás de Lando Norris, da McLaren, e Daniil Kvyat, da Toro Rosso.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado