F1: A queda de Charles Leclerc desde Espanha

Por a 6 Setembro 2022 16:28

Charles Leclerc era visto como um dos principais candidatos ao título este ano, mas desde o GP de Espanha que a época do piloto monegasco tem azedado.

A Ferrari parecia a grande favorita ao título e os primeiros passos da caminhada de Leclerc davam sinais muito positivos. Mas, depois de nas cinco primeiras corridas ter visitado o pódio de forma consecutiva no pódio (duas vitórias), a marcha de Leclerc perdeu o ímpeto e desde então apenas regressou ao pódio por duas vezes. Em Espanha desistiu, no Mónaco ficou em quarto, no Azerbaijão desistiu, no Canadá foi quinto, no Reino Unido foi quarto, na Áustria venceu, em França desistiu, na Hungria e na Bélgica foi sexto e nos Países Baixos foi terceiro. Três desistências, e apenas duas passagens pelo pódio em 10 corridas.

Em Espanha, um problema na sua unidade motriz levou ao abandono, tal como no Azerbaijão, em França foi um erro pelo qual pagou caro. Isto para não falar dos erros estratégicos no Mónaco e na Bélgica, os mais clamorosos deste ano.

Um conjunto de resultados que explicam a diferença de quase 100 pontos para Max Verstappen. Foi no GP de Espanha que Leclerc perdeu a liderança do campeonato para Verstappen e foi a partir daí que o fosso entre os dois candidatos foi aumentando até chegarmos a esta situação. Verstappen tem o título muito bem encaminhado e apenas uma hecatombe nunca vista poderá trazer Leclerc de novo para a luta.

Este cenário faz recordar as épocas 2017 e 2018, em que a Ferrari também parecia ter argumentos para lutar pelo título, perdendo depois o comboio do título a meio da temporada. Nessa altura foram também erros dos pilotos e da equipa que deitaram as esperanças por terra. Mas nessas épocas a luta ainda durou até meio da época. Este ano, a Ferrari com (provavelmente) um carro melhor do que nas épocas referidas, perdeu o comboio no primeiro terço da temporada. Algo que deve levar a uma reflexão profunda. 

Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scirocco
Scirocco
1 ano atrás

Leclerc é um piloto com um enorme potencial (em grande parte já confirmado), que ainda está na fase de consolidação de experiências. Ainda faz alguns erros que revelam alguma instabilidade, mas que são expectáveis pois só podem ser detectados (e corrigidos) quando estamos a lutar por um potencial Campeonato e não por uma vitória isolada. A Ferrari precisa de protegê-lo para não ser afectado pelo que está a acontecer este ano com a equipa e com alguns azares á mistura. Quanto á equipa, continua a ser um mistério como com a experiencia que têm ainda faz tantos erros de principiante… Ler mais »

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  Scirocco
1 ano atrás

Acho que seria muito fácil para o Binnoto por umas cabeças intermédias a rolar para salvar a sua. Um ato tipicamente latino que estamos muito habituados na Ferrari mas que eu saiba não fez isso. É sem dúvida intrigante a gestão desse Binnoto. Extremamente calmo para os tiffosi.
O Leclerc é extremamente rápido mas ainda comete erros cruciais. No está pronto para lutar pelo campeonato. Tenho ideia que a relação piloto/equipa não é a melhor e poder dar origem a problemas a curto prazo. É preciso ter cuidado porque o Norris está à espreita.

últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado