F1: A importância dos Simuladores

Por a 4 Fevereiro 2019 17:19

O anúncio de Brendon Hartley para o lugar de piloto de simulador da Ferrari foi uma notícias do dia (é verdade que as grandes novidades estão prestes a chegar e agora o frio do inverno afecta as novidades na F1).

Se o papel de piloto de simulador era até há pouco tempo praticamente ignorado do público geral, a sua importância para as equipas tem crescido cada vez mais. A simulação passou a ser muito mais do que um jogo e é agora uma ferramenta fundamental para o sucesso das equipas.

Na actualidade, as equipas têm um período muito curto para testes. Já longe vai o tempo em que as equipas podiam testar como e quando quisessem e, numa tentativa de limitar os custos da competição, os testes ficaram limitados… muito limitados. Foi necessário encontrar uma solução para compensar essa lacuna e a simulação começou a ser a opção escolhida. Com a evolução das ferramentas de simulação e com programas cada vez mais completos e capazes de reproduzir a realidade, as equipas investiram em simuladores capazes de fornecer as respostas procuradas.

Os engenheiros nos simuladores trabalham em conjunto com os engenheiros em pista para tentar encontrar a afinação ideal. Não são raras as vezes que as equipas se apresentam longe da competitividade ideal na sexta-feira, para logo no sábado estarem muito mais competitivos. Isso deve-se ao trabalho árduo dos engenheiros e pilotos nos simuladores nas sedes das equipas.

Um piloto de simuladores tem de aguentar longas horas, numa sala escura, com o controlo de uma equipa de engenheiros, por vezes noite dentro, para encontrar a solução para o problema que surgiu. O piloto tem de ser regular e consistente, e mais que isso tem de ser capaz de dar o feedback do que sentiu. A análise dos engenheiros, o feedback do piloto e o tempo por volta há de reflectir se as mudanças foram benéficas ou não. Mesmo quando não há provas, os pilotos de simuladores terão de trabalhar para testar novas soluções que ainda nem sequer foram colocadas nos carros. A qualidade do trabalho depende da correlação dos dados teóricos colocados no simulador e a forma como isso se traduz em pista. Quanto mais correcto for o modelo de simulação usado, melhores resultados surgirão.

Além disso, os simuladores permitem que os pilotos se adaptem à nova realidade. As várias trocas de equipas que vimos para a época 2019, terão certamente nos simuladores um apoio forte pois é a forma mais barata dos pilotos se adaptarem aos carros, aos novos volantes que inevitavelmente variam de equipa para equipa.

Assim, quanto melhor for o piloto, melhores serão as soluções encontradas. Não é por acaso que a Ferrari vai apostar em quatro pilotos para esta tarefa. No ano passado o feedback de Daniil Kvyat e Antonio Giovinazzi foi fundamental (Vettel elogiou o trabalho e recomendou a contratação de mais pilotos para esse papel) e com ambos de volta às pistas, não admira que a Ferrari tenha ido buscar Brendon Hartley, Pascal Wehrlein, Antonio Fuoco e Davide Rigon.

Também não é de estranhar que a Mercedes tenha aproveitado o conhecimento e capacidade de Stoffel Vandoorne. Já antes a Mercedes usou os simuladores para tentar evoluir e Robert Kubica foi um dos pilotos em 2013, numa altura que se equacionava um regresso. O seu feedback foi muito importante para os flechas de prata.

É também por isso que as esperanças do programas de jovens pilotos das equipas passam pelos simuladores. É a melhor forma de os preparar para o futuro, e ao mesmo tempo ter dados de pilotos no activo, com talento e com capacidade.

Não será de estranhar que os melhores pilotos virtuais, que pertencem às equipas de e-sports, passem a ter uma porta cada vez mais aberta. Um bom piloto de e-sports pode também ter as capacidades necessárias para dar as informações necessárias, embora nada substitua para já a experiência a em pista, fundamental para poder exprimir da melhor forma as mudanças.

Os simuladores são ferramentas importantíssimas e embora nem sempre apareçam nas fotos dos festejos, os pilotos de simuladores podem ter um papel crucial no sucesso de uma equipa.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado