F1: A experiência rendeu pódios

Por a 16 Novembro 2020 14:15

O GP da Turquia foi sem dúvida um teste de fogo aos pilotos deste grid. As condições adversas da pista colocaram desafios que poucos haviam experimentado até agora. No final fica um dado interessante… os pilotos mais experientes evidenciaram-se.

O pódio da corrida turca teve como protagonistas Lewis Hamilton, que fez uma corrida sensacional, Sérgio Pérez que subiu merecidamente ao pódio, algo que já devia ter acontecido este ano e Sebastian Vettel, que aproveitou para espantar alguns fantasmas.

Mas se recuarmos um pouco o filme da corrida, vimos que Lance Stroll liderou meia prova, que Max Verstappen parecia ser candidato à vitória e que Charles Leclerc teve um pe no pódio. Mas a inexperiência custou caro.

No caso de Lance Stroll, a inexperiência impediu uma gestão mais cuidadosa dos pneus. A equipa optou por chamar para as boxes o canadiano já na segunda metade da prova, quando os intermédios começavam a ceder. Terá sido mais vítima que réu neste caso, mas a forma como perdeu a compostura após a segunda paragem é prova de que o piloto tem ainda de amadurecer, apesar de ser uma reação completamente compreensível. Pérez por seu lado foi se aguentando, beneficiou de alguma sorte e nunca perdeu o sangue frio, mesmo na última volta. A diferença de resultados está à vista.

Charles Leclerc é outro exemplo. O piloto monegasco teve o pódio à mão de semear, mas deixou-se levar pela vontade de subir mais um degrau no pódio. Na perseguição a Pérez fez um pião que lhe custou tempo e permitiu ao mexicano controlar melhor as últimas voltas da corrida. Mesmo assim o enorme talento de Leclerc permitiu-lhe chegar à traseira do Racing Point e tentar o último ataque, chegando a ficar à frente do #11, mas deitou tudo a perder com uma travagem mal medida e com isso perdeu o lugar para Vettel. O alemão parecia arredado da luta, mas aos poucos aproximou-se e no fim colheu os frutos da sua abordagem mais pragmática.

Max Verstappen é incomparavelmente mais maduro do que há duas ou três épocas em que alguns erros desnecessários causavam polémica. Mas na Turquia pagou caro pela sua vontade de vencer. Verstappen não conseguiu esconder a frustração de não ter conquistado a pole e na corrida sentiu que tinha mais argumentos do que Stroll para vencer mas deitou tudo a perder com uma tentativa de ultrapassagem demasiado agressiva para as condições da pista. Um erro que custou caro. Não se pode falar em falta de experiência em pista mas talvez falta de alguma maturidade e paciência. Foi claramente o melhor na escorregadia pista turca e mostrou um velocidade em condições adversas espantosa. Faltou a capacidade mental para escolher melhor como e onde fazer o ataque.

Claro que a experiência nem sempre garante bons resultados e basta ver a tarde horrível de Valtteri Bottas para o entender, mas olhando para os principais favoritos ao pódio e aos homens que levantaram os troféus, não é descabido dizer que a experiência é um posto.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
831ABO
831ABO
3 anos atrás

Curioso: eu não vi o Leclerc a fazer um pião, nem vi o Verstappen a ser «claramente melhor» e a ter uma velocidade «espantosa». Vi-o a não conseguir passar o chaço conduzido pelo Vettel e a cometer inúmeros erros, mas se calhar foi a minha imaginação. Devo ter visto o GP num canal muito marado…

no-team
3 anos atrás

Sim, a experiência vale muito e é em pista que se conquista, não perdendo horas e horas no simulador, só isso não chega. O Max disse algo bastante interessante após a corrida, basicamente ele disse que fora da linha de trajectória normal, era impossível passar porque não havia grip. Normalmente é assim em todos os circuitos, mas as especificidades deste novo asfalto turco, impediram que o Max fizesse aquilo que fez no Brasil em 2016, quando pareceu que voava em relação aos seus adversários, ultrapassando-os em todo o lado, ora por fora, ora por dentro, em sítios pouco normais e… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado