F1 2023, Análise às equipas: Alfa Romeo

Por a 9 Dezembro 2023 17:09

A Alfa Romeo despediu-se da F1 com uma das piores épocas desde o seu regresso em 2019. O fim de ciclo terá ajudado a uma época mais cinzenta e sem motivos de destaque.

A marca italiana passou a dar nome à operação da Sauber e em 2019 a aliança teve um arranque positivo, com um oitavo lugar conquistado com 57 pontos. Curiosamente foi o ano em que a Alfa Romeo conquistou mais pontos, mesmo comparado com o ano de 2022, em que ficou em sexto lugar (55 pontos). 2020 foi o pior ano, com apenas oito pontos conquistados, seguindo-se 2023 como o segundo pior ano (12 pontos), um ponto menos que a época 2021 (13).

A Alfa até teve uma primeira metade de época um pouco melhor, com nove pontos marcados (quatro corridas a terminar no top 10) contra sete na segunda metade (apenas duas corridas nos pontos). Apesar das atualizações implementadas, o nível competitivo nunca foi o que a estrutura desejava e a luta acabou por ser com a Haas para fugir ao último lugar da tabela.

Foi uma época cinzenta numa estrutura que prepara já uma nova vida. O oitavo lugar ficou longe e o nono foi o mal menor. Pilotos e equipa tentaram fazer o melhor que conseguiram, como todos na grelha, mas as mudanças nos bastidores terão tirado algum foco, com o desenvolvimento do monolugar a não dar performance suficiente para a equipa sair do fundo da tabela.

Nota AS

Alfa Romeo – Nota 4

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado