CRÓNICA: Tenha lá paciência, Sr. Toto Wolff…

Por a 30 Novembro 2016 09:52

Nico Rosberg é o novo Campeão do Mundo de F1, merecidamente, pois apesar de todos sabermos que Lewis Hamilton é mais rápido, o filho de Keke Rosberg fez muito para merecer estar onde está. Ninguém que vence nove Grandes Prémios num ano pode ser um ‘mau’ Campeão, e não foi esta a primeira vez que não foi o melhor piloto a chegar ao título, nem será a última.

No entanto, os seus festejos foram ensombrados por uma questão lateral, que não devia ter tido o destaque que teve. É verdade que Lewis Hamilton andou menos do que podia e tentou dessa forma ir buscar o que precisava para ser Campeão. Alguém lhe pode levar a mal? Não! Nunca! Fez o mesmo que Senna em 1990, ou Schumacher em 1994 e 1997. Com as diferenças que se conhecem, pois enquanto Senna mandou Prost propositadamente para fora de pista e resolveu o título logo ali, Schumacher idem, idem, aspas, aspas, se bem que em 1997, saiu-lhe o tiro pela culatra.

Mas Toto Wolff do alto do seu pedestal encheu o peito para desancar o seu piloto, esquecendo-se que 51 vitórias nas últimas 59 corridas, desde o início de 2014, lhe dão uma enorme margem de manobra que podia permitir não colocar a equipa acima da vontade de um seu piloto ser Campeão do Mundo de F1. Não há piloto de F1 que aceite de bom grado uma ordem para não fazer tudo o que pode para vencer um título, e num mundo tão competitivo como é a F1, Wolff devia lembrar-se que a ‘culpa’ de Lewis Hamilton ter perdido grande percentagem das suas hipóteses de ser campeão este ano é totalmente da equipa que lidera, com o motor ‘rebentado’ na Malásia. É verdade que Hamilton não foi o melhor dos colegas de equipa em Abu Dhabi, mas comparando com o que se passava entre Senna e Prost, pareceu uma brincadeira de meninos…

Ninguém causou acidentes, ninguém se aleijou, um perdeu, outro ganhou, fazia assim tanta diferença mais uma ou menos uma vitória? Valeu a pena todo o barulho à volta do caso, quando o que devia ter acontecido era todos olharem para o enorme feito de Nico Rosberg? Sr. Toto Wolff, lamento informá-lo que sendo bom para o seu ‘marketing’ e para as estatísticas as vitórias da sua equipa, continuam e vão continuar a ser os pilotos e terem 99% da importância aos olhos dos adeptos. Este número só não é verdade com três equipas na F1, Ferrari, McLaren e Williams. A ‘sua’ equipa tem que ‘penar’ muito até chegar ao coração dos adeptos como estas há muito chegaram…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
45 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
can-am
can-am
7 anos atrás

Apesar de ser adepto do Hamilton, simplesmente porque o considero, o melhor piloto desta geração, uma coisa tem de se conceder : quando ele chegou à Mercedes pensaria e pensariam também a maioria das pessoas, que ele iria golear, não dar qualquer hipótese ao Rosberg, que já era centenário nessa altura e nem uma vitória tinha ! O facto é que as coisas não foram assim : O Rosberg fez a vida negra ao Hamilton e esteve sempre muito perto dele em termos de andamento ao longo destes anos. Nem o Hamilton esperaria isso.Surpreendeu sem dúvida. Certo também que o… Ler mais »

noteam
noteam
Reply to  can-am
7 anos atrás

O Button fez tudo o que o Rosberg está a fazer, simplesmente na altura a Mclaren não lutava por títulos. Nos 3 anos que foram colegas de equipa, o Hamilton ficou na frente do Button por 2 vezes, em 2011 foi a única em que na frente ficou o Button. Podemos discutir se o Rosberg é melhor ou pior que o Button, mas de vulgar o Button teve pouco!

gerhard-berger
gerhard-berger
7 anos atrás

Nem mais, excelente crónica. Há malta que parece que vê F1 à 2 dias…

trabalhatumalandro
trabalhatumalandro
7 anos atrás

Eu não sei se o autor deste artigo é empregado ou patrão. Se for empregado, o seu patrão vai ficar a saber que concorda que se desobedeça às suas ordens. O que não deve ser agradável.
Não condeno a atitude do Hamilton, nem a Mercedez, o que se condena é não ter obedecido a uma ordem que lhe foi transmitida por quem lhe paga.

ernie
ernie
7 anos atrás

Concordo com tudo o que se diz neste artigo, mas ao referir Senna em 1990, acho que devia ter mencionado a manobra de Prost em 1989, sem a qual duvido que Senna alguma vez tivesse feito a alguém o que fez a Prost em 1990. É preciso lembrar também, que Prost foi pioneiro (que eu me lembre) ao tentar (e conseguir) ganhar o campeonato com uma manobra do género, pelo que a omissão da sua manobra na chicane de Suzuka em 1989, é privá-lo de um crédito bem merecido, até porque a coisa acabou por resultar na torre de controle… Ler mais »

simr
simr
7 anos atrás

Se em 2014 fosse o carro do Hamilton a quebrar em abudabhi, ui ui o que se falaria mas como existe a ideia pré concebida de que o Hamilton é o mais rápido pronto siga lá dizer que é o melhor e é o piloto que merece ganhar tudo e se não ganha é porque a pista está inclinada mas o que tenho visto nos últimos anos é que em termos de voltas mais rápidas e poles não tem havido grande diferença entre os dois pilotos da mercedes.

asfalto
asfalto
7 anos atrás

Vi uma analise que fizeram sobre os acontecimentos hamilton vs rosberg, a conclusão foi. O Hamilton não respeita o rosberg, não receia atirar-lo fora da pista, e numca lhe acontece nada. O rosberg evita sempre o contacto e quando ele acontece é sempre ele que fica a perder, como aconteceu de ser penalizado por alargar uma travagem, e por exemplo no Canadá e em mais alguns, o hamilton fez o mesmo e não se passou nada.

MVM
MVM
7 anos atrás

É de uma enorme puerilidade – e estou a ser educado – dizer-se que a culpa de um motor partido é da equipa.
Já agora, a culpa de o Nico ter tido problemas mecânicos no GP de Abu Dhabi de 2014, privando-o de tentar lutar pelo título, é de quem? Do próprio Nico?
Deixe as teorias da conspiração para os lunáticos.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Quero ver se alguma corrida o Rosberg fizer o mesmo, se o alarido é tanto e se o Toto diz alguma coisa. Provavelmente fazem como em Barcelona, distribuindo as culpas. Provavelmente acusam o Hamilton de ter usado um cabo para travar Rosberg e assim repartir a culpa. Depois vem o Lauda dizer aos microfones que a culpa era toda do Hamilton (como fez em barcelona) e pronto, caldinho de pressão montado mais uma vez para o inglês. O Rosberg pode bloquear, fechar a porta como quiser, que assim que Hamilton faz uma, a Mercedes faz logo um grande circo à… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado