Coulthard e Lotterer ‘pegaram-se’ no Twitter: quem é melhor, F1 ou WEC?
David Coulthard envolveu-se em polémica depois de ter colocado na sua conta do Twitter: “Respeito as corridas de 24 Horas mas entre os pilotos não é a mesma coisa o estilo sprint da F1”. Uma opinião que levou a uma resposta curiosa de André Lotterer, campeão do mundo do WEC e triplo vencedor das 24 Horas de Le Mans com a Audi: “Estás certo, não é o mesmo. Nós fazemos um sprint de 24h. O Lewis não faz só hora e meia?” Coulthard respondeu dizendo: “Deixo que digas isso ao Lewis. Mas tu sabes o que quero dizer. F1 DEVE ser disputada a fundo e nas 24 Horas de Le Mans há mais contingências” , disse David Coulthard. Trata-se da ‘velha’ questão que existe há muito entre os dois lados da barricada da endurance e da F1, cada um defende o seu ‘lado’, ambas as competições têm os seus argumentos, e a verdade é que continuando a ser a F1 o que a grande maioria considera o pináculo do desporto automóvel, também é cada vez mais verdade que há muito as atenções de muitos dos pilotos deixaram de ser a F1, e olham para a endurance como a sua ‘saída’. De resto, é inegável que a Fórmula 1 passa por momentos complicados, e sendo verdade que pode estar a perder adeptos para outras disciplinas, a diferença continua a ser abismal.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI







TotoPimba
28 Fevereiro, 2016 at 11:59
Viva o WEC! Estou a cagar em cima da F1.
Black Wolf 74
29 Fevereiro, 2016 at 10:36
Sou adepto incondicional do WEC!
A F1 à muito tempo que deixou de ser interessante!
O WEC não têm o principal protagonismo por causa de interesses de certas pessoas, senão era o principal campeonato do desporto automóvel!
Assunção
29 Fevereiro, 2016 at 10:53
Homem não diga babuseiras, deixe de ser parvo
miguelgaspar
29 Fevereiro, 2016 at 11:58
Interesse da F1 actual: saber qual o primeiro mercedes a fazer a primeira curva e… pronto, acabou o interesse. Esta encontrado o vencedor. Ainda bem que nao sou viciado em nenhuma marca e que posso ver qualquer desporto automovel sem palas.
Pedro Mercedes
29 Fevereiro, 2016 at 14:03
Ao menos a luta é entre 2 Mercedes,já não é mau.Quando foram anos a fio a comer Schumacher e vettel a solo,nem os colegas cheiravam ninguém se queixava….Como diz o ronaldo,eu sei porque,pero no voy a decir nada.
miguelgaspar
29 Fevereiro, 2016 at 15:23
Nào sei onde està a diferença entre o Hamilton, o Shummacher e o Vettel… todos dominaram sem oposiçào dos colegas de equipa… a diferença agora è que os mercedes sào tào superiores que o Rosberg termina sempre em segundo, que ao mais desatento atè pode parecer que dà luta. Mas de uma coisa tenho a certeza… mal da disciplina, que se auto-intitula de o pinaculo do automobilismo e que so tenha dois carros a disputar as vitorias regularmente.
jms
29 Fevereiro, 2016 at 20:54
Então não comentes que cheira mal! Que bandalhice.
Pedro Mercedes
28 Fevereiro, 2016 at 12:22
Lolllll. A segunda divisão quer publicidade à pala da liga dos campeões?? O Wec que cresça e apareça. Mas era bonita uma corrida do exterminador Mercedes Benz W07 e o campeão do Wec para lhes tirar o sarro. Já em 2008 foi a Indy a levar no corpo.
anotheruser
28 Fevereiro, 2016 at 12:52
Seria interessante promover essa corrida nas 24h de LeMans…ganhar no terreno do adversário. O novo Mercedes era bem capaz disso.
O Hulkenberg é a prova de que a F1 é mais exigente: um piloto talentoso, mas de segunda linha na F1 ganhou as 24h de LeMans.
Zé do Pipo
28 Fevereiro, 2016 at 13:18
Não se pode comparar F1 ao WEC, pois são completamente diferentes em termos de exigências de pilotagem! Hulkenberg é talentoso, mas será um piloto de segunda linha? Ou será um piloto de 1ª linha que nunca teve oportunidade de guiar um F1 de 1ª linha? E Hulkenberg não ganhou Le Mans. Quem ganhou foi a equipa constituída por Hulkenberg; Earl Bamber e Nick Tandy. Os seus companheiros não sendo típicos pilotos de LMP1 mas sim de Gt´s, mostraram ter mãos para o Porsche.
Mark Weber não era um piloto de 1ª linha na F1, e contudo andou um bocado “aos papéis” quando foi para o WEC…
Pedro Mercedes
28 Fevereiro, 2016 at 14:38
Pois claro que não pode. O lotterer é que se quer pôr em bicos de pés, toda a gente sabe que a F1 é o pináculo da pilotagem e do desenvolvimento automóvel. Quem mete o Wec ao barulho é só para esconder a frustração e criar confusão.
JT
28 Fevereiro, 2016 at 21:53
Pináculo do desenvolvimento? Não percebo onde está esse pináculo numa categoria com regras e limitações tão rígidas… A fórmula 1 é uma sombra do que foi e se não acorda depressa arrisca-se a ir para segundo plano, se é que já lá não está… No wec vê-se competição, vê-se carros com diversas abordagens técnicas e isso é que potencía desenvolvimento… Além do mais parece-me de todo disparatado comparar carros com 700 kg e 800 cv feitos para durar meia dúzia de corridas e outros com 900 kg e 1000 cv desenvolvidos para fazer em 24 horas o mesmo que os f1 numa época… Pior do que isto é que os carros de wec dependem muito mais da potência eléctrica do que um f1, sendo que e o mesmo que dizer que quando acaba a energia do ers estes carros dependem de motores de combustão menos potentes que os f1… Posto isto é realmente fácil comparar as duas categorias e por a f1 num pedestal só porque fazem voltas mais rápidas…
anotheruser
28 Fevereiro, 2016 at 15:34
A única forma de tentar comparar F1 e WEC é pelo que é comum aos dois: por exemplo o Hulkenberg.
Espero estar errado, mas provável e infelizmente o Hulkenberg, mais alto e pesado que a média dos pilotos da F1, nunca terá essa oportunidade fruto dos condicionalismos de peso associado aos F1.
Nesse sentido, provavelmente o seu argumento não passará do plano hipotético, sendo desse modo aplicável a quase qualquer um.
Poderemos até dizer o mesmo do Lotterer: tivesse estado numa equipa de F1 melhor, teria tido melhor desempenho e menos azia.A verdade é que até foi convidado pela Caterham para Monza´14 e recusou.
Pedro Mercedes
28 Fevereiro, 2016 at 14:35
De resto concordo, mas acho o Hulkenberg muito mais do que talentoso, é um campeão em potência, só falta um carro que ajude, por mim trocava o pelo Rosberg já.
Pedro Mercedes
29 Fevereiro, 2016 at 8:34
Para o JT.Sim,pináculo,mas se quiser comparamos os F1 e os Wec a nível aerodinãmico e de motorização,mas acho que não ia gostar do resultado.Qualquer Manor é mais evoluído que qualquer Wec.
JT
1 Março, 2016 at 21:25
Contínuo sem perceber o pináculo… Os f1 são mais rápidos apenas e só porque são mais leves e têm mais potência disponivel no motor de combustão do que um wec… Claro que no geral (combustão mais motor eléctrico) o wec tem mais potência mas só pode usar isso durante 15 segundos por volta enquanto um F1 pode fazê-lo durante 30… Quando acaba a parte eléctrica um f1 tem 600 cv disponíveis e um wec 500\550 logo e normal que um f1 seja mais rápido. Além disto um carro mais leve curva com mais facilidade do que um mais pesado e gasta bastante menos pneu logo e normal que seja mais rápido!!! Discordo que um f1 seja mais evoluído aerodinamicamente que um wec especialmente com aqueles dois pneus frontais à mostra lol… Já sei que me vai dizer que aquela asa limpa o ar dos pneus, mas comparar aquilo às linhas fluidas de um LMP e dizer que é melhor, na minha opinião é descabido. Quanto á questão do motor tambem discordo do que diz porque a motorização de um f1 acenta num motor de combustão aliado a um sistema híbrido que nao tem uso em lado nenhum… Ao menos a Porsche e a Toyota investem em tecnologia que pode ser usada no dia a dia!!! Não leve a mal o meu comentário, já percebi que é um fã acérrimo da f1 e da sua mercedes, apenas estou a tentar provar um outro ponto de vista. Já agora não tenho dúvidas que o manor é mais rápido, não sei é se chega ao fim da corrida. Um abraço
TotoPimba
28 Fevereiro, 2016 at 17:17
O WEC não vale um caralh porque a Mercedes não participa no WEC há anos… estão com um medinho do caralh pois sabem se entrarem no WEC levam na peida da Audi e da Porsche.
Era como a F1 antes até 2013, para vocês era a era da merd, veio 2014 já é a era dourada da F1. Cagar a rir com estes mercedários loooool.
Pedro Mercedes
28 Fevereiro, 2016 at 20:27
Oi????Alguma vez eu disse que a F1 não valia nada porque a Mercedes perdia?Agora o desespero em alguns por o Wec ao nível da F1 para tentar descredibilizar a F1 é muito engraçada.1ºfacto-Circuitos aonde se disputaram os 2 a F1 teve muitos mais adeptos.2ºMarcas participantes.Wec 2 (porsche e audi são a mesma coisa e Toyota).F1-Mercedes,Ferrari,Renault e Honda,se estas marcas se lembrassem de dividir as equipas motorizadas por eles só para encher número davam prai 20.3ºfacto-Já alguem viu algum país contruir um circuito e forçar a sua entrada no calendário?Pois não,e na F1?Ficamos pela Rússia e México so nos últimos anos.contra factos não há argumentos,só desejos
GabriM
29 Fevereiro, 2016 at 1:07
Ao dizer que audi e porche sao a mesma coisa mostra que nao sabe nada do wec os carros sao muito diferentes em termos mecânicos um do outro.
Assunção
29 Fevereiro, 2016 at 1:24
Nem mais!
Pedro Mercedes
29 Fevereiro, 2016 at 8:03
Sao a mesma coisa em termos de marca,não dos carros em sim.E sim,não percebo nada do Wec.Nao acompanho 2ªdivisão.
António
28 Fevereiro, 2016 at 12:24
Não pode haver comparação – os melhores pilotos estão na F1, goste-se ou não. Quem vai para a Resistência, das duas uma : ou não tem categoria para ascender à F1, que é sempre o sonho de todos os pilotos, ou são reformados de outras disciplinas. Para qualquer piloto o objectivo maior é sempre poder chegar à F1, não é ser piloto de protótipos. Isso é sempre uma 2ª escolha. Em termos de desempenho, os protótipos são ( continuam a ser) mais lentos que um F1, e até que um GP2. Já houve tempo, nos finais dos 60, e inícios dos 70 em que os protótipos de então faziam tempos por volta quase ao nível dos F1 ( tempo dos Porsche 917 ). Históricamente, apenas 2 disciplinas dispuseram de carros mais rápidos que os F1 – foram a Can-Am e os Indy Cars dos anos 70, que chegavam a dar mais de 2 seg em média a um F1 por volta. Mas foi apenas curto período e estávamos a falar de veículos com potências que superavam os 1000cv, enquanto os f1 tinham…metade !!!
Acosta
28 Fevereiro, 2016 at 12:52
Já lá vai o tempo em que os “melhores” iam para a F1. Hoje a escolhaa é feita através dos dígitos que apresenta no cheque.
NMAV
28 Fevereiro, 2016 at 13:34
Exactamente!!
NMAV
28 Fevereiro, 2016 at 13:33
O quê??
Qtos pilotos excelentes não tiveram hipotese de chegar à F1??
Deixe-me que lhe diga, a F1 desde os anos 80, muitas das vezes entra quem traz malas cheias de dinheiro ou influências!!!
Lembro-me de um Hector Rebaque, um Giancarlo Lavaggi, um Pedro Paulo Diniz ou ate mais recentemente quem não se lembra de Yuji Ide que até foi “expulso” da F1 pela propria FIA?!?!
É verdade que estão lá muito bons pilotos, mas tb anda por lá muita “chicane móvel”!!
A associar a isso a nacionalidade tb conta muito (em termos de marketing!)… ou o amigo acha que o Kvyat é melhor do que o nosso Felix da Costa???
Por acaso acha que o Tom Kristensen era um piloto lento??
E segundo o Domingos Piedade, se ficámos impressionados com o Hulkenberg o ano passado ao volante do Porsche, dêem um F1 (do topo!!) ao Lotterer… e há muito rapazinho na F1… que vai ficar mal-disposto!!!
Piedade
28 Fevereiro, 2016 at 13:43
Giovanni Lavaggi, não Giancarlo.
TotoPimba
28 Fevereiro, 2016 at 17:22
Os melhores estão na F1? Hahahahahaha!! Cambada de meninos que pagam 15 milhões e já pensam que são o Schumacher da Tailândia, LOL!! O Bernd Schneider não foi por falta de talento que não ficou na F1, deram ao homem um Zakzpeed e queriam que ele fizesse o quê? Meteu-se no DTM e ganhou que se fartou, o Lamy ganhou 5 vezes as 24 horas de Nurburgring!!
BichaDanada
28 Fevereiro, 2016 at 12:31
JLA escreves como um puto de 10 anos!
Acosta
28 Fevereiro, 2016 at 12:58
Que o coulthard e o Lotterer se peguem, é como o outro, Aora que o AS traga para aqui uma discussão de lana caprina sem pés nem cabeça, não abona em nada o responsável pelo site. Mas a F1 versus WEC têm alguma comparação possível?
Zé do Pipo
28 Fevereiro, 2016 at 13:28
Acosta acertaste em cheio! Parece-me que a AS quer é assuntos fraturantes que tragam muitos posts, e o resto não interessa! Quantos vezes apareceu a questão dos F1 com cockpits fechados? N vezes! E irá aparecer mais umas quantas vezes… Este assunto é outro do mesmo calibre.
TotoPimba
28 Fevereiro, 2016 at 17:23
É verdade, esta porra já parece o Correio da Manha!!
João Paulo
28 Fevereiro, 2016 at 13:15
Este é o tipo de polémicas que de facto não têm muita razão de ser. Mesmo que fizessem um campeonato sprint de protótipos, e misturassem pilotos de F1 com os de sport a luta iria ser sempre renhida, porque os pilotos seriam todos de topo e um piloto de topo adapta-se.
È verdade que as corridas de resistência têm uma gestão diferente da F1, mas essa diferença já foi maior, repare-se que a F1 também tem gestão de pneus e de combustível como na resistência, e na resistência há muito que deixou de se fazer a gestão da mecânica.
Se na F1 as lutas por posição têm que ser resolvidas rapidamente, na resistência há muito mais ultrapassagens para fazer e muito mais tráfego o que aumenta a probabilidade de contacto entre carros, pelo que a pressão não é inferior.
São categorias diferentes, com corridas diferentes e carros diferentes, muitas vezes disputadas nos mesmos circuitos e os bons pilotos adaptam-se, e os fans que percebem do assunto, gostam ou não gostam de ambas.
O certo é que quem não gosta das duas, é que fica a perder, porque fica só com metade da diversão. Eu tenho bónus, porque também gosto de ralis.
Touringcarguy
28 Fevereiro, 2016 at 13:38
É mais forte o que os une do que o que os separa!
Pedro Trindade
28 Fevereiro, 2016 at 13:20
A verdade é que atualmente a f1 é mais endurance com a questão de poupar peneus e combustível enquanto por outro lado o wec é cada vez mais uma corrida de sprint com os pilotos a rodarem sempre nos limites.
Red5Alive
28 Fevereiro, 2016 at 13:44
Como é que o Sr. Coulthard tem coragem de dizer que as corridas de F1 de hoje em dia são um sprint, quando se sabe que toda a gente a tem de poupar pneus e combustível? Até o próprio Hamilton, que veio à baila naquela conversa, disse há pouco tempo que não gosta disso. E assim como ele já houve mais a dizer o mesmo. É patético… A F1 já não é o que era, ponto final. E não venham com histórias que “os melhores estão lá”, quando hoje e dia o que se vê mais são meninos mimados sem talento que só estão onde estão por terem nascido com o dito cujo virado para a lua e terem a sorte de arranjar um patrocinador que não se importa de pagar uns milhões só para ser visto na F1… Mas quando lhes tiram o tapete dos milhões, adeus F1 até nunca mais (Maldonado, por exemplo). Se fossem realmente os melhores não precisavam de patrocinadores para se manterem. Veja-se o caso do Nikki Lauda, que pagou para entrar na March, é certo, mas depois provou que era rápido e o resto é história. Quantos podem dizer o mesmo hoje em dia? Pois…
Pedro Mercedes
28 Fevereiro, 2016 at 14:42
E mesmo com essas limitações todas, nos circuitos aonde se disputou a F1 e o Wec, a F1 teve muito mais público nas bancadas.
TotoPimba
28 Fevereiro, 2016 at 17:29
E isso interessa, para quê? Teve uma corrida de Formula E nos Estados Unidos com mais audiências que a Formula 1, que vergonha… e o estoiro só não há maior porque temos que apanhar com este lixo de canais pagos que não servem para merd nenhuma.
Pedro Mercedes
28 Fevereiro, 2016 at 20:29
Teve?Mas agora misturamos a FE com o Wec com a F1???Já percebi,o que importa é dizer mal
TotoPimba
28 Fevereiro, 2016 at 17:28
Sprint… só se for no tapete, hahahaha!! O Couthard deve-se é estar a lembrar do sprint que fez no pedal do travão no GP Spa 1998 para que o Schumacher colidisse com ele.
Frenando_Afondo
28 Fevereiro, 2016 at 19:17
Quer comparar o que se gastava nos tempos do Lauda com o que se gasta hoje…? Porque o que descreveu é um problema da actual F1, não da competitividade da F1 em si. Todos os pilotos precisam de patrocínios para conseguir chegarem onde quer que sejam. Ou julga que no WEC eles chegam lá sem patrocínio nenhum…? Ah pois…
Piedade
28 Fevereiro, 2016 at 13:52
A questão, para mim, é outra: na F1, há um piloto por carro, se fizer asneira, a culpa é dele, só se prejudica a si (desde que não bata noutro…), no WEC, há três pilotos por carro, basta um erro de um piloto, para arruinar a corrida dos três, como aconteceu no Estoril ao Filipe Albuquerque.
Na F1, o resultado final deriva essencialmente do andamento do único piloto do carro, no WEC, andam dois a pisar no acelerador para o outro poder andar a pisar ovos.
Aquele
28 Fevereiro, 2016 at 16:12
WEC é a pré reforma para alguns dos ex pilotos da F1 xD