Brendon Hartley: O cumprir de um sonho

Por a 18 Outubro 2017 13:29

Chegar ao patamar mais alto do desporto motorizado pode ser uma tarefa inglória, independentemente de todo o esforço colocado para lá chegar. Hartley tinha o sonho de chegar à F1, foi lhe aberta a porta para logo de seguida levar com a ela na cara, num filme infelizmente muito comum para os talentos portugueses.

Mas o sonho comanda a vida e Hartley vai ter a hipótese de se ‘vingar’ ao volante de um Toro Rosso. Pierre Gasly vai tentar juntar mais um troféu à sua já muito interessante colecção e o escolhido para fazer companhia a Kvyat, que regressa às pistas graças a saída de Sainz para a Renault.

Desde cedo que as corridas fizeram parte do dia a dia de Brendon Hartley, com um pai piloto de competição na Nova Zelândia, tal como o irmão Nelson, que recebeu o nome inspirado num tal de Piquet. Brendon começou a dar nas vistas nas categorias inferiores e depois de atestado o seu talento, rumou ao velho continente para dar continuidade ao seu sonho. O vice-campeão da Formula Toyota da Nova Zelândia chegou à Europa para competir na Formula Renault 2.0 (Eurocup e NEC) em 2006. No ano seguinte foi campeão na Formula Renault 2.0 Eurocup e 3º classificado na Formula Renault 2.0 Itália tendo participado nesse ano no GP de Macau pela Carlin, terminando em 12º.

No ano seguinte foi terceiro terceiro na Formula 3 britânica e 3º no GP de Macau, tendo iniciado a corrida do fundo da grelha e para recompensar o seu esforço, foi chamado pela Red Bull para uma sessão de testes, substituindo o lesionado Mark Webber . Já era piloto do programa dos ‘Bulls’ desde 2006. Em 2009 dividiu-se entre a Formula 3 Euroseries e a Formula Renault 3.5 e os deveres de piloto de reserva para as equipas sob a influência da Red Bull.

Em 2010 manteve-se como piloto de testes, dividindo a responsabilidade com Daniel Ricciardo, que era também seu colega de equipa na Formula Renault 3.5. Foi no final desse ano que surgiu a pior notícia da sua carreira… A Red Bull retirou-lhe o apoio.

Ainda andou pelo GP2 (passou pela portuguesa Ocean Racing Technology) e pela Formula Renault 3.5 (sem grande sucesso) em 2011 mas em 2012 tomou a decisão que lhe mudaria a carreira. Apostou nos Sportscar e participou nas 24 Horas de LeMans pela primeira vez em 2012, ano em que se tornou piloto de testes da Mercedes, trabalhando nos simuladores da equipa. Continuou a trabalhar para os ‘Flechas de Prata’ em 2013, ano em que também participou no Rolex Sports Car Series.

A Porsche ficou interessada no neozelandês e em 2014 passou a fazer parte da equipa alemã no WEC. Sagrou-se campeão do mundo de resistência em 2015, foi segundo classificado em Le Mans nesse ano. Atualmente é um dos pilotos mais respeitados do Endurance, tento francas hipóteses de se tornar bi-campeão no WEC e competindo também no WeatherTech SportsCar Championship.

Hartley teve em 2010 e 2011 o seu momento definidor, quando a sua carreira esteve por um fio, mas mostrou perseverança e soube olhar para outras paragens, que conquistou com sucesso. O programa de jovens da Red Bull é uma excelente rampa de lançamento mas é também muitas vezes uma máquina trituradora de sonhos. O mais recente exemplo é o de António Félix da Costa que ficou sem a merecida vaga na F1 por outros interesses, sem ser os desportivos. Hartley vem trazer uma espécie de justiça poética, chegando onde queria ter chegado há sete anos atrás. Chega campeão do mundo, cabelo mais curto e com a vontade de cumprir o seu sonho. Ninguém lhe vai exigir nada mas se der nas vistas poderá agitar algumas águas. Se o regresso de Kubica parece neste momento uma hipótese viável, outras portas talvez se possam abrir.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado