As principais conclusões dos testes de Fórmula 1
Após três dias de testes intensivos no Bahrein, cobrindo umas impressionantes 3.896 voltas (21.085 km), surgiram padrões claros entre as dez equipas de Fórmula 1 antes da temporada de 2025.
Ainda que as conclusões tenham sempre de ser tiradas com algumas reservas, porque só mesmo as equipas sabem em que condições os seus testes foram feitos, há muitos dados que não enganam, especialmente quando se fala de séries longas de voltas e o que os respectivos registos devolvem.
A McLaren estabeleceu-se como a equipa a bater, completando um ‘hat-trick’ de dias de testes sem problemas. A análise dos dados disponíveis mostra que o MCL39 tem uma aparente vantagem de 0,21s no ritmo de qualificação e uma vantagem de 0,15s nas simulações de corrida, o que sugere que construíram a base perfeita para defender o Campeonato de Equipas. Pelo menos!
A Ferrari tem desfrutado da sua pré-época mais promissora dos últimos anos, com Charles Leclerc a apresentar simulações de corrida apelativas e o recém-chegado Lewis Hamilton a adaptar-se de forma notavelmente rápida à sua primeira unidade de potência Ferrari.
Apesar de uma anomalia de telemetria ter encurtado o último dia de Hamilton, a Scuderia parece estar posicionada para lutar pelas vitórias desde a abertura da época.
A Red Bull e a Mercedes seguem de perto na terceira e quarta posições, respetivamente. Embora o Diretor Técnico Pierre Wache tenha admitido que o teste não foi “tão suave como esperado”, Max Verstappen demonstrou a sua capacidade de extrair desempenho de um carro que tem sido ‘desafiante’.
Na Mercedes, George Russell liderou a tabela de tempos no último dia, enquanto o companheiro de equipa estreante Kimi Antonelli mostrou uma progressão bem impressionante.
A maior surpresa vem da Williams, que se tornou o assunto do paddock. Os dados colocam-na em quinto lugar tanto na qualificação como no ritmo de corrida – uma melhoria notável para uma equipa que terminou muito abaixo no campeonato do ano passado. Alex Albon expressou confiança, observando que eles “sabem onde está o tempo de volta” e que não deve ser “difícil de alcançar”.
Com a Alpine, a Racing Bulls e a Haas a mostrarem um ritmo competitivo, a época de 2025 está a preparar-se para ser potencialmente a mais renhida da história da Fórmula 1. Maior pormenor, em futuros artigos, mais específicos de cada um dos destaques principais.


O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI







Guilherme Moreira
1 Março, 2025 at 17:20
Conclusões testes do Bahrein, apesar de não sabermos os pesos e modos de motor e podemos ter surpresas nos primeiros GP da temporada sobretudo em Melbourne:
Mclaren melhor carro, sobretudo em ritmo de corrida, em qualificação talvez atrás da Mercedes e Ferrari;
Mercedes foi a equipa das top 4 que mais evoluiu em relação a 2024, e tem carro para lutar por titulos, apesar de parecer ainda atrás da Mclaren, mas à frente da Red Bull e Ferrari, parece ter o carro mais equilibrado e fácil de guiar a par dos Mclaren, que é um ótimo sinal, numa pista onde historicamente nunca foi das mais famosas e fortes da equipa Mercedes, Antonelli demonstrou muita velocidade e consistência, e aposto as fichas todos que vai conseguir conquistar podios e pelo menos uma vitoria e pole esta época, mas o russell parece ter ainda 2 ou 3 decimas de vantagem para o italiano!
Ferrari, parece ter um carro rapido para qualificação, e vai certamente conseguir fazer poles e conseguir algumas vitorias, mas em termos de downforce parece atrás da mclaren e da mercedes, mas à frente da equipa red bull, a não ser que consigam grandes desenvolvimentos durante a época, não vai ser esta época que vão regressar aos titulos!
Red Bull, claramente parece ter o carro mais dificil de guiar e afinar das 4 equipas de topo, acho que o max vai conseguir algumas vitorias, não vai ter carro para lutar pelo 5º titulo, a não ser que haja aqui uma reviravolta muito grande durante a época, o lawson vai ter dificuldades para acompanhar o ritmo do max e lutar por podios e vitorias parece extremamente complicado, mas parece mais consistente e rapido que o perez nos ultimos 2 anos, e pode ajudar ao desenvolvimento deste RB21, não vai ser pera doce, acho que a red bull vai ficar a seco este ano pela primeira vez desde 2020!
Williams, claramente a equipa que deu o maior passo em frente em relação à época passada, tem carro para em qualificação entrometer-se entre as 4 melhores equipas, e pode até chegar a uma das 2 primeiras linhas em certas circunstâncias e pistas, mas em ritmo de corrida ainda está longe das 4 primeiras equipas, e chegar aos podios parece improvavel em condições normais de corrida, mas nunca impossivel, tem o melhor carro da williams desde 2016/2017, e vão fazer gracinhas!
Alpine, a par da Williams a equipa que deu maior passo em frente, não tanto como a Williams, mas nada longe, tem um carro bom em ritmo de qualificação e em pistas de curvas lentas, pode fazer uma gracinha e lutar pelas primeiras 3 linhas, em ritmo de corrida parece ligeiramente melhor que a williams, mas atrás das 4 primeiras equipas, em condições normais parece muito dificil por lutar pelo top 6 e podios mas nunca impossivel como se viu no brasil no ano passado, acredito que podem desenvolver o carro e aproximar-se mais um pouco das 4 primeiras equipas!
Aston Martin, a equipa mais dificil de ler e que nos 2 primeiros dias teve alguns bons momentos e destaques, mas hoje com temperaturas mais baixas pareceu muito lento e navegar na maionese uma das 2 piores equipas, mas ontem e anteontem com temperaturas baixas parecia minimamente competitiva, o carro parece muito mais facil de guiar e de afinar que o da epoca passada com mais downforce e mais arrasto que em 2024, havia dados GPS que nas curvas lentas e de media velocidade do 2º setor era o carro mais rapido a par do mclaren e ferrari, o ritmo de corrida ontem do alonso de manhã não era nada mau e claramente melhor que em qualquer GP de 2024, a 6 decimas do ritmo do hamilton da ferrari e apenas 1 decima e meia do ritmo do red bull apesar de ser do lawson, acho que numa volta rapida vai ter muitas dificuldades em condições normais de lutar pela Q3 e secalhar até de chegar à Q2, mas em ritmo de corrida parece estar ao mesmo nivel dos williams e alpine, até melhor em certas condições e pistas, mas a não ser que o newey consiga ajudar a desenvolver o carro deste ano sobretudo a partir do GP Espanha em Barcelona no inicio de junho final de maio com as novas regulamentações das asas flexiveis, pode tentar aproximar-se das 4 primeiras equipas e ultrapassar a williams e alpine, mas se o newey não conseguir ajudar, pode ser o descalabro das ultimas 2 epocas no desenvolvimento do carro, e chegar ao final da epoca como o pior carro ou lá perto, acho que sinceramente a aston martin tem de pensar no futuro e se faz sentido em continuar com estes 2 pilotos e equacionar buscar o drugovich que parece ser talentoso e ter unhas, e buscar outro piloto competente e rapido!
Haas, equipa que parece que escondeu mais o jogo como na época passada e focou-se a trabalhar em ritmo de corrida com o carro mais pesado e com mais gasolina que toda a concorrência, tem uma dupla de pilotos interessante e que vai ajudar a desenvolver o carro, parece estar ao nivel da aston martin ou melhor, mas atrás da williams e alpine pelo menos neste inicio de época, o motor ferrari vai ajudar a fazer algumas gracinhas e conseguir alguns pontos em algumas pistas, mas vai ser uma epoca dificil para a Haas em que parece ser improvavel pelo top 5 do mundial de construtores!
Racing Bulls, parece condenada ao fracasso, segundo carro mais lento apenas melhor que o Sauber, tem um piloto rookie que parece ainda verde para esta epoca e vai ter muitas dificuldades para se impor e ainda não tem a velocidade para debater-se com o tsunoda, que parece resignado e mais desmotivado que nas ultimas epocas, acredito que podem desenvolver o carro e amealhar alguns pontos sobretudo o tsunoda, mas não é de esperar a equipa a lutar pelo top 7 do mundial de construtores, mas veremos se surpreendem e conseguem entrometer-se entre as 4 equipas do meio pelotão que parecem mais rapidas e melhor preparadas (williams, alpine, aston martin e haas)!
Sauber, parece de longe o carro mais lento e mais dificil de guiar de todo o pelotão, apesar de ter 2 pilotos muito rapidos sobretudo o hulkenberg com provas dadas em voltas de qualificação e o bartoleto que é o futuro da Audi e desta Sauber, e que provou na F3 e F2 muita velocidade e consistência, pena este carro não estar ao nivel dos pilotos, vai ser um ano muito duro e longo para os 2 pilotos infelizmente, como na epoca passada, não se espera grandes desenvolvimentos ao longo da epoca, mas espero estar enganado e que consigam alguns pontos e lutar por não ser o pior carro e ser o ultimo do mundial de construtores!
Prognostico para o mundial de construtores com base nos testes, mas que pode mudar ao longo da epoca: