As futuras estrelas da F1

Por a 25 Janeiro 2018 12:15

A procura de novos talentos é algo cada vez mais importante nos desportos de alta competição. A F1 não é exceção e tenta encontrar cada vez mais jovens talentos ( as vezes jovens demais) para preencher as suas vagas. As grandes equipas não precisam de pilotos pagantes e por isso podem apostar a 100% no talento.

Se antigamente os programas de jovens eram poucos ou de pouca relevância, o paradigma mudou com a Red Bull e com Helmut Marko. Antes da era Red Bull, foram poucos os nomes a saírem das academias das principais equipas de F1, com destaque para Hamilton (McLaren) e Kubica (Renault) como os maiores talentos dessa fase. Depois da entrada em cena de Marko o cenário mudou completamente e a Red Bull criou uma máquina de fazer pilotos competitivos (muitos deles não chegaram à F1, é certo). Nem todos concordam que, a filosofia ou o método usado seja o melhor, mas o programa da Red Bull já rendeu 4 títulos, 55 vitórias e mais que isso, uma sucessão incessante de pilotos talentosos capazes de assumirem os carros da equipa principal, sem recorrer a estrelas com créditos já firmados, o que alivia o orçamento nesse aspeto.

Como a fórmula resultou bem outras equipas começaram a olhar para os seus jovens com mais atenção e agora os programas são reais rampas de lançamento para a F1. Neste momento temos vários pilotos que apresentam qualidade para se tornarem em estrelas da F1. Iremos falar apenas dos nomes que mais se destacaram até agora.

 

A Red Bull embora, numa fase menos fulgurante do seu programa, continua a ter pilotos em que deposita grandes esperanças. Pierre Gasly é a mais recente adição à lista de pilotos que fez o programa e subiu à F1 e é visto como um dos possíveis grandes nomes do futuro. De resto a Red Bull está recheada de jovens talentos, com Ricciardo a ser o mais “velho”, seguido de Sainz e Verstappen, que podem perfeitamente garantir o futuro da equipa a médio prazo. Gasly é mais uma hipótese e na linha de sucessão está já Dan Ticktum, vencedor do GP de Macau (um jovem que até ao momento não apresentou as mesmas credenciais que os seus antecessores).

 

A Mercedes parece também ter o futuro bem assegurado. Esteban Ocon é aquele que mais tem dado nas vistas, depois da excelente campanha de 2017 na Force India, onde mostrou estaleca para se bater com os melhores do grid. Além de Ocon, a Mercedes tem Wehrlein, que infelizmente ficou sem lugar, mas cujo talento é inegável (a equipa procura um campeonato onde o alemão possa continuar a sua carreira, enquanto não surgem mais soluções na F1… se surgirem). George Russel é a mais recente adição e o seu CV já é respeitável, tendo conquistado o titulo de GP3 em 2017 (vai estar na F2 este ano).

Da McLaren, além de Vandoorne que, embora com 25 anos, tem ainda de confirmar o seu enorme talento, temos ainda Lando Norris, outro britânico que tem arrasado por onde tem passado. Será já piloto de testes da equipa e competirá na F2. Nyck de Vries é outro holandês que procura seguir o exemplo de Verstappen e está na linha de sucessão.

A Ferrari é outra equipa habituada a formar grandes pilotos (Bianchi, Stroll, Perez, Bortolotti, Marciello). A grande estrela do programa na atualidade é Charles Leclerc, que irá estrear-se este ano pela Alfa Romeo – Sauber. O piloto monegasco é claramente um caso sério e tem tudo para ser um nome de referência no futuro. A falta de um piloto italiano ainda se faz sentir, embora por apenas duas corridas Giovinazzi tenha trazido a bandeira transalpina para a lista. António Fuoco parece ser a nova aposta da Scuderia e o próximo nome que poderá subir à F1. Outros nomes a ter em conta? Giuliano Alesi (filho de Jean Alesi) e Enzo Fittipaldi (neto de Emerson Fittipaldi), estes referenciados aqui pelo grau de parentesco com antigas estrelas.

A Renault ainda não apresenta candidatos para entrar no grande circo a curto prazo. Oliver Rowland parecia aquele que mais capacidades tinha de o poder fazer a curto prazo, mas com a aposta em Hulkenberg e Sainz não parece que vá acontecer. Do lote de atuais pilotos talvez Sacha Fenestraz (que deixou apontamentos positivos em Macau) possa ser o que mais próximo, embora seja algo prematuro ainda.

 

São estes os nomes que poderão fazer história na F1. O talento que apresentam na atualidade faz acreditar que o seu futuro poderá ser risonho, mas nisto do desporto de alta competição nem só de talento vive o atleta. Há inúmeros fatores a ter em conta. Mas se quiserem ficar com a lista de alvos a seguir com mais atenção em 2018, estes podem ser um bom ponto de partida. Claro que outros nomes poderiam estar aqui incluídos pois não faltam jovens talentos por essas pistas. Há motivos para olhar o futuro com muito otimismo.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
so23101706
so23101706
6 anos atrás

Outra vez? Esta é, salvo erro, a segunda vez que republicam o artigo original!
Entretanto, a Ferrari recrutou o russo Robert Shwartzman e a Red Bull uma catrefada de miúdos do Karting, entre os quais o filho do Mick Doohan. Podiam ter actualizado o artigo antes de o republicar.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado