Abu Dhabi F1: Presença de Arthur Leclerc foi um dos poucos pontos positivos da Ferrari

Por a 5 Dezembro 2025 17:31

Charles Leclerc descreveu a participação do irmão mais novo, Arthur, nos treinos livres de sexta-feira em Abu Dhabi como um “momento muito especial”, admitindo que foi “o único lado positivo” de um dia complicado para a Ferrari. O monegasco voltou a enfrentar dificuldades de ritmo em corrida, enquanto a Scuderia continua sem encontrar respostas claras para o abaixamento de desempenho das últimas provas.

Tal como em 2024, os irmãos Leclerc partilharam a pista na primeira sessão de treinos livres, com Arthur a cumprir a saída obrigatória para rookies, completando 27 voltas e terminando em 16.º, enquanto Charles foi terceiro antes de cair para oitavo na segunda sessão. Apesar do simbolismo do momento, o piloto da Ferrari reconheceu que a equipa continua sem perceber totalmente porque perdeu ritmo nas últimas duas ou três corridas, sublinhando que o ritmo em corrida permanece o principal problema. Leclerc afirma que a estrutura está a “tentar tudo” para encontrar uma solução antes da qualificação, mas admite que, no estado atual, será difícil terminar a temporada “em alta”.

No outro lado da garagem da Ferrari, Lewis Hamilton alinhou com a mesma leitura, considerando também especial ver Arthur em pista e elogiando o desempenho do jovem monegasco. O britânico, que só rodou no TL2 e acabou com o 13.º tempo, falou de um SF‑25 difícil de equilibrar, com problemas de ressaltos e subviragem, e deixou claro que há trabalho significativo a fazer antes do TL3.

Charles Leclerc sobre rodar em pista com o irmão:

“Foi incrível. É sempre uma emoção muito especial ver o meu irmão num monolugar de Fórmula 1 e partilhar a pista com ele na Fórmula 1, quando ambos sonhávamos com esse momento em crianças, por isso é um momento muito especial. No entanto, infelizmente, foi o único aspeto positivo de hoje, porque o resto foi uma luta, mas pelo menos isso deixa-me um pequeno sorriso. Estamos a tentar tudo, mas, infelizmente, há algo que nos falta desde há duas ou três corridas e não compreendo bem onde isso se perdeu. Estamos a fazer tudo para tentar perceber e espero que consigamos encontrar uma solução antes da qualificação de amanhã.”

“Estou, de certa forma, contente por ter terminado a última sexta-feira do ano ao volante do SF‑25, sobretudo tendo em conta como as coisas estão a correr neste momento, mas quero mesmo acabar em alta. Não parece que vá acontecer se continuarmos assim, mas farei o meu melhor.”

Lewis Hamilton sobre Arthur Leclerc e o dia de sexta-feira:

“Sinto-me agradecido. Sinto-me bem. Acho que o Arthur fez um bom trabalho esta manhã. É sempre fantástico ver os jovens a chegar, a fazer o que fazem e a brilhar. Isso acaba por deixar quem perde a sessão um pouco em desvantagem, mas fiz o meu melhor para recuperar o ritmo o mais depressa possível e, obviamente, tive de lidar com um equilíbrio bastante difícil nesta sessão, por isso temos algum trabalho pela frente.”

Sobre o potencial do carro e o que precisa de ser melhorado:

“Continuo a ter esperança e há potencial neste carro. A minha pergunta para a equipa é algo como: ‘Temos certos problemas. Estas são as minhas dificuldades, ajudem-me a resolvê-las – o que podemos fazer para melhorar o conforto, os ressaltos que temos e o subviragem?’ Se conseguirmos resolver isso para o TL3, penso que poderemos estar numa posição ligeiramente melhor. No primeiro e segundo sectores eu estava ali perto – em termos de ritmo não foi assim tão mau, o problema foi quando cheguei ao terceiro sector, onde perdi sete décimos, por isso, se conseguir corrigir isso amanhã, acho que podemos fazer melhor.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado