F1: Wolff quer terceiro carro para jovens

Por a 6 Setembro 2018 15:30

A situação de  Esteban Ocon e George Russell começa a preocupar. São jovens com talento e que podem acrescentar muito à F1, mas que por falta de vagas poderão ficar fora do grande circo. E numa altura em que se fala cada vez mais da qualidade dos pilotos, começa a tornar-se um problema não existirem lugares suficientes para estes talentos emergentes.

A situação dos pilotos Mercedes é muito complicada. Esteban Ocon já mostrou qualidade mais que suficiente para ficar na F1, mas irá ficar sem lugar na Force India, não deverá ter lugar na Williams, que procura um piloto com apoios fortes e por estar ligado à Mercedes não é opção para a Toro Rosso. A situação chega ao ponto da Mercedes ponderar cortar a ligação ao piloto para que possa conseguir um lugar na estrutura da Red Bull. O mesmo acontece com Russell que já mostrou que tem capacidade para brilhar na F1, mas que não tem qualquer porta de acesso. Wolff falou sobre o assunto e fez uma proposta que pode ser interessante:

“Existem três miúdos realmente talentosos com a falta de oportunidades”, disse , referindo-se aos três pilotos da Mercedes, Ocon, Pascal Wehrlein e Russell.

“Chegou a um ponto em que precisamos decidir o que queremos fazer no futuro. Financiar uma equipa júnior não é uma opção, porque colocar 80, 90 ou 100 milhões todos os anos numa equipa júnior apenas para manter os jovens pilotos, não é o que eu gostaria de fazer. Por outro lado, se os pilotos são estigmatizados como pilotos da Mercedes, parece não ser a melhor solução. Sinto que os melhores talentos tem de ser apoiados e desenvolvidos, e espero que encontremos a solução. Se não conseguirmos encontrar uma solução, o programa júnior fica em causa no futuro, e poderemos voltar a um sistema de pilotos pagos. Hoje temos a Red Bull, que inventou o programa e teve sucesso no passado (…), a Ferrari tem um programa júnior, nós temos um programa júnior e a Renault também tem um programa júnior. Mas se não conseguirmos encontrar  um lugar para eles na Fórmula 1, não faz muito sentido e isso seria uma pena para a competição. Discutirei isso com o conselho e com a administração no final do ano, dependendo do resultado encontrado para o George, Pascal e Esteban”, acrescentou.

” Acho que devemos correr riscos, devemos levar pilotos de  18 anos ou 19 anos, com talento,  para uma equipa de topo e dar-lhes uma hipótese, mas o problema é que se corre o risco perder um campeonato de pilotos ou construtores, porque eles têm ainda de evoluir.  Eu sugeria uma solução simples”, continuou ele. “Um terceiro carro para a equipa, em que se torne obrigatório colocar um jovem piloto lá, com no máximo dois anos de experiência. Os custos não seriam enormes, a grelha ficaria mais preenchida e teríamos corridas fantásticas com pilotos jovens chegando e lutando com os Valtteri e Lewis deste mundo e até talvez surpreendendo. Mas possuir outra equipe apenas para ter um lugar para seus jovens não faz sentido para nós “.

É uma ideia que faz algum sentido mas que pode trazer alguns inconvenientes. Ter mais um Mercedes em pista por exemplo retiraria pontos às outras equipas, a não ser que fosse implementado um sistema de pontuação independente para os Júniores que assim não prejudicasse as equipas mais pequenas sem capacidade para um terceiro carro. E depois há as lutas em pista. Poderá haver um aproveitamento ao nível estratégico que possa conferir vantagem que poderão adulterar o decorrer das corridas. Por outro lado seria interessante ver um campeonato com Norris, Russel, Leclerc, Giovinazzi, Gasly a mostrar a sua capacidade frente aos grandes nomes da F1. É uma proposta que deve ser estudada com cuidado  pois de um ponto de vista puramente prático, apenas 4 ou 5 equipas teriam capacidade para o fazer. As equipas mais pequenas não poderiam ser prejudicadas com isso.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
17 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado