F1: O trabalho de reorganização da Williams

Por a 17 Janeiro 2019 12:57

A Williams  começou a era turbo-híbrida da melhor forma com um regresso ao primeiro terço da tabela, naquilo que parecia ser o ressurgimento da equipa, após uma longa fase de menor fulgor.

O rendimento da equipa começou a baixar e a performance de outras equipas que tiveram dificuldades no início desta nova regulamentação começaram a chegar ao nível que desejavam o que levou a uma queda gradual dos resultados. Em 2017 o mesmo conceito usado desde a época 2014 por mais melhorias que tivesse não era o ideal e a equipa resolveu fazer um carro com uma filosofia diferente. O resultados ficaram muito longe do desejado e a performance da equipa caiu a pique.

O carro tinha problemas em criar apoio aerodinâmico e os engenheiros tiveram dificuldades em encontrar respostas. Paddy Lowe, que veio da Mercedes para a Williams falou à autosport.com sobre essa fase menos boa:

“Tínhamos de acabar com a  mentalidade de que há apenas duas ou três coisas para melhorar e que tudo ficará bem. É uma mentalidade que penso estar na Williams há muito tempo.”

“A mentalidade que devemos ter é a seguinte: ‘Tudo deve ser questionado e tudo tem que ser feito melhor a cada ano’, caso contrário, estamos a ficar para trás em relação a um conjunto muito forte de concorrentes. Todas as 10 equipas da Fórmula 1 são bem financiadas,  são bem dotadas de engenheiros bem instruídos, alguns dos mais talentosos do mundo. Não podemos ficar parados em nenhuma área e essa é uma mentalidade que temos de adotar e que estamos a usar neste momento. Esta forma de ver as coisas não estava presente antes. Mesmo eu caí nessa armadilha.”

Apesar da falta de resultados, Lowe acredita que a equipa fez um bom trabalho, com aspectos positivos. Curiosamente as duas equipas britânicas que lideravam a F1 no início dos anos 90 estão agora numa fase negativa e procuram soluções. A McLaren tem anunciado contratações sonantes e tem mostrado aos media a sua nova estrutura. Na Williams o método de trabalho é diferente:

“O trabalho que temos que fazer é interno, e preferimos fazê-lo internamente, sem usar os media. Eu não quero que minha equipa leia primeiro nos media que estamos prestes a reorganizar um ou outro departamento. Nós gostamos de ser o mais abertos possível, e ser honesto, mas algumas coisas temos que fazer internamente primeiro.”

A Williams terá de encontrar soluções numa fase complicada, depois de alguns dos seus engenheiros terem saído, e com os problemas financeiros que a equipa tem enfrentado ao longo dos últimos anos. A saída do patrocinador principal que entrou em 2014 (Martini) não é positiva embora haja já um patrocinador polaco para substituir a marca de bebidas brancas. A Williams terá de fazer muito com pouco e ser muito eficiente. Paddy Lowe é um homem com experiência e saberá o que fazer para encontrar o rumo certo e colocar a Williams a caminho do sucesso.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado