KIA EV5 é SUV elétrico
Por José Caetano
A KIA entra em 2026 com o anúncio de automóvel novo, também equipado apenas com motorizações elétricas. Chama-se EV5, é Sport Utility Vehicle (SUV) com 4,61 m de comprimento e apresentam-no como carro muito importante para o sucesso do programa de crescimento da marca sul-coreana no mercado europeu. Também na agenda para este ano, Sportage, K4 e K4 SW, EV2, Seltos e XCeed.
A KIA terminou 2025 no “top-10” das marcas que mais carros novos registaram no mercado nacional – 7650, informou a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), o que representa aumento de 2% na comparação 2024, mesmo se o crescimento na procurou corresponde a diminuição pequena na quota de mercado, de 3,58% para 3,40% –, mas tem a ambição de progredir nas vendas para 10.000 viaturas/ano até 2028, para ficar com “fatia” de 5% das matrículas no nosso País, ambição apoiada por ofensiva surpreendente de produtos. Na agenda para 2026, Sportage e EV5 em janeiro, K4 em fevereiro, EV2 e K4 SW em abril, Seltos em junho e XCeed em julho. Finalizado o plano, na gama, nove viaturas híbridas e térmicas, duas híbridas Plug-In e nove elétricas.
O KIA EV5 aproxima-se das dimensões do Sportage, posiciona-se no segmento C e apresenta-se equipado, no início da carreira comercial, planeado para breve, com motor de 218 cv que aciona apenas as rodas dianteiras e é alimentado por bateria com 81 kWh de capacidade. E esta combinação permite reivindicar até 530 km de autonomia, de acordo com a norma europeia WLTP. A marca sul-coreana também anuncia as potências de carregamento: até 150 kW com corrente contínua (10% a 80% em 0h30) e até 11 kW com corrente alternada (0% a 100% em 7h30) e diz que o sistema tem função V2C para alimentação de equipamentos elétricos externos. Existem mais versões na rampa de lançamento, nomeadamente uma com bateria mais pequena e outra com dois motores e tração integral.
O interior do EV5, sobretudo no painel de bordo, recorda-nos o EV9 e outros carros novos na gama da KIA, uma vez que também tem três monitores digitais, dois com 12,3’’ (instrumentação e programa multimédia) e um com 5,1’’ (climatização), que estão posicionados lado a lado e sob a mesma cobertura. Existem 64 cores para a iluminação a bordo, que pode mudar de forma automática em função do modo de condução – isto permite criar alertas visuais para o condutor (violações de limites de velocidade, por exemplo).
No KIA EV5, bagageira com 610 litros de capacidade, com os encostos dos bancos traseiros posicionados verticalmente, e abertura e fecho automáticos do portão (o sistema admite controlo do tipo mãos-livres). Nos próximos dias, anúncio de mais informações, nomeadamente das especificações e dos preços para Portugal.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






