GM desiste do hidrogénio
Por Pedro Junceiro
A General Motors (GM) terminou o desenvolvimento de soluções de mobilidade que recorriam ao hidrogénio, passando a concentrar-se unicamente em tecnologias de eletrificação com baterias como solução para o futuro, por considerar que a infraestrutura é de instalação mais fácil e a fórmula tem maior aceitação entre os consumidores.
Vista até há bem pouco tempo como uma solução alternativa para a eletrificação, o hidrogénio perdeu adapto na indústria automóvel, com a General Motors (GM) a anunciar o ponto final no desenvolvimento da tecnologia de pilha de combustível (Fuel Cell), até aqui levada cabo pela submarca Hydrotec.
As dificuldades na implementação de uma rede viável de distribuição nos EUA estiveram na base da decisão, com a GM a seguir o exemplo da Hyvia, sociedade que integrava o Grupo Renault e iniciou, no princípio do ano, o processo de liquidação.
“Embora o hidrogénio seja promissor para aplicações industriais específicas de alta procura, como energia de reserva, mineração e transportes pesados, o caminho para alcançarmos um negócio sustentável com a tecnologia das pilhas de combustível é demasiado longo e incerto”, disse o fabricante norte-americano.
“Os altos custos e a infraestrutura limitada de hidrogénio nos EUA têm condicionado a adoção pelos consumidores de viaturas com pilhas de combustível. De acordo com o Departamento de Energia dos EUA, existem apenas 61 postos de reabastecimento de hidrogénio em todo o país, o que compara, negativamente, com mais de 250.000 locais de carregamento de carros elétricos”, lê-se no comunicado difundido pelo fabricante.
A empresa liderada por Mary Barra vai, assim, redirecionar os esforços de eletrificação para todas as “tecnologias que têm aceitação clara no mercado, nomeadamente os carros elétricos a bateria”. No entanto, será mantida, a produção de células de combustível para centros de dados e geração de energia, através da Fuel Cell System Manufacturing LLC, sociedade da GM com a Honda.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






