Ford prepara despedida do GT Mk IV

Por a 18 Agosto 2025 17:02

A Ford Performance prepara-se para lançar a terceira e última fase da produção do GT Mk IV, versão de pista limitada a apenas 67 exemplares, que assinala o fm desta geração do desportivo da marca norte-americana, após quase uma década de carreira. Cada unidade tem um custo de cerca de 1,7 milhões de dólares (antes de impostos).

O mais exclusivo dos Ford GT de atual geração, modelo criado em série limita e com capacidades melhoradas, o Mark IV, está prestes a abandonar a linha de produção e, paralelamente, também a do “coupé” lançado em 2016 para dar continuidade à história de sucesso iniciada na década de 1960.

Foi precisamente como elo entre o passado e o presente que os responsáveis da Ford Performance decidiram criar uma versão com prestações melhoradas bastante exclusiva. Com a maioria das 67 unidades já nas mãos dos clientes, a marca abriu agora as encomendas para os GT que ainda tem para produzir.

Tendo como ponto de partida as versões de competição que ficaram na primeira e na terceira posições da edição-2016 das 24 Horas de Le Mans, o GT Mk IV foi criado em parceria com a Multimatic Motorsports, sendo posicionado pela Ford Performance como um carro de colecionador preparado para enfrentar os circuitos mais exigentes, graças à revisão substancial de todos os seus parâmetros técnicos, da carroçaria à suspensão, do motor ao sistema de transmissão. O GT Mk IV tem mecânica V6 3.8 EcoBoost de terceira geração, motor biturbo muito mais potente do que o utilizado no modelo de competição – a marca anuncia 820 cv. Os amortecedores Multimatic Adaptive Spool Valve podem ser ajustados pelo condutor no interior e com o carro em movimento, durante volta a circuito. O chassis de fibra de carbono diferencia-se pela “rollcage” melhorada, que é exclusiva deste modelo.

Outro dos aspetos fundamentais deste Ford é a sua possibilidade de gerar mais de uma tonelada de carga descendente a 240 km/h, chegando a atingir uma força lateral de 3g em curva. Todas estas melhorias combinadas permitiram ao GT Mk IV cumprir uma volta em circuito mais rápida com pilotos não profissionais do que os profissionais conseguiram com um GT GTLM de competição!

Devido à sua exclusividade e capacidades muito melhoradas, a Ford Performance e a Multimatic criaram uma experiência exclusiva para cada proprietário através do programa Multimatic On Track, com aconselhamento de pilotagem por parte de Scott Maxwell, piloto de testes da Multimatic e vencedor de Le Mans, e assistência técnica em pista. Depois, os proprietários poderão explorar os seus automóveis de forma mais confiante, de acordo com os responsáveis do programa.

Quando terminar a produção do Mk IV, a Ford também encerrará a produção do Ford GT. É o fim de outro capítulo na história dos superdesportivos da marca norte-americana.

Por Pedro Junceiro

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas AUTO+
últimas Autosport
automais
últimas Automais
automais
Ativar notificações? Sim Não, obrigado