Rali de Portugal: cuidado com as ‘surpresas’ da Tempestade Kristin fora das ‘zonas oficiais’ | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

Rali de Portugal: cuidado com as ‘surpresas’ da Tempestade Kristin fora das ‘zonas oficiais’

José Luis Abreu by José Luis Abreu
2 Maio, 2026
in Ralis, WRC
A A

Share on FacebookShare on Twitter

A contagem decrescente para o Rali de Portugal já começou, mas o cenário que os adeptos vão encontrar nas serras do Norte e Centro do país é diferente de anos anteriores em muitos casos. Após as severas intempéries que assolaram Portugal nos últimos meses — com particular destaque para a devastadora Tempestade Kristin — o terreno sofreu alterações profundas que não podem ser ignoradas.

Aposta Segura: As Zonas Espetáculo (ZE)
Para garantir que a prova decorre com normalidade, o ACP (Automóvel Club de Portugal), em estreita colaboração com as Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, desenvolveu um esforço hercúleo na recuperação de infraestruturas e a garantia é clara: As Zonas Espetáculo (ZE) oficiais têm acessos garantidos e foram devidamente preparadas para receber o público. Nestes locais, os caminhos foram – se necessário – recuperados e a segurança é monitorizada, sendo esta a única forma de garantir que chega ao troço sem percalços.

O perigo fora das zonas oficiais
O grande alerta deste ano vai para os adeptos que pretendem assistir à prova fora das ZE, procurando os chamados “lugares tradicionais” ou caminhos secundários. Vários desses acessos estão atualmente intransitáveis e assim permanecerão durante o rali.

Artigos relacionados

CPV/IS: Art of Speed – A história, o presente e o futuro

7 Agosto, 2026
WRC, Rally da Arábia Saudita: Kalle Rovanperä foi o mais rápido

WRC: Jari-Matti Latvala defende o cancelamento da ronda da Arábia Saudita

6 Agosto, 2026

Danos Invisíveis: Muitas fotos que circulam mostram apenas a superfície, mas o subsolo e as margens dos caminhos estão instáveis. O que parece um caminho de terra batida seguro pode esconder aluimentos de terras ou cortes profundos na via.

Caminhos Cortados: Estradas florestais e corta-fogos que podiam ser usados por alguns para aceder ao interior das classificativas foram severamente danificados pela erosão da Kristin. O risco de ficar com o veículo encravado ou de sofrer um acidente em zonas de difícil resgate é real.

Surpresas Desagradáveis: Não confie na memória de anos anteriores. A geografia de muitos troços mudou e acessos que conhecia “de cor” podem agora terminar num precipício ou num lamaçal intransitável.

Recomendações aos Adeptos
Se não quer que a sua festa do rali termine num pesadelo logístico, siga estas diretrizes:

Privilegie as ZE: São os únicos locais permitidos, e onde o acesso e o estacionamento foram validados pelas autoridades após as tempestades.

Planeie com antecedência: Consulte os mapas oficiais e não tente “atalhos” de última hora.

Respeite as Autoridades: Se encontrar um caminho vedado pela GNR ou pela organização, não tente contornar a proibição. O aviso está lá para a sua proteção.

Esteja Precavido: Se decidir aventurar-se (sempre em segurança e dentro das regras da prova), certifique-se de que tem meios de comunicação e que alguém conhece o seu itinerário.

O Rali de Portugal é uma festa única no mundo, mas este ano, mais do que nunca, a prudência é o melhor copiloto. Não se deixe surpreender pelo estado do terreno; a Tempestade Kristin passou, mas as marcas que deixou nas serras exigem muito respeito e cautela.

Tags: Rali de PortugalWRC
José Luis Abreu

José Luis Abreu

Entre curvas e muito pó, descobri que o olhar treinado pela fotografia e a paixão pelos ralis só podiam levar a um destino: o jornalismo desportivo. E já lá vão mais de 30 anos…

Artigos relacionados

Ralis

CPV/IS: Art of Speed – A história, o presente e o futuro

by Fábio Mendes
7 Agosto, 2026
WRC, Rally da Arábia Saudita: Kalle Rovanperä foi o mais rápido
Destaque Homepage

WRC: Jari-Matti Latvala defende o cancelamento da ronda da Arábia Saudita

by Fábio Mendes
6 Agosto, 2026
Next Post
Rali de Portugal: “O entusiasmo do público e a qualidade do evento fazem do Rali de Portugal um espetáculo incomparável” (fotogaleria)

Rali de Portugal: O Guia do Espectador de Arganil disponível!

Rali de Portugal: O Guia do Espectador da Lousã!

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
Audi Q9 SUV direto ao topo da gama

Audi Q9 SUV direto ao topo da gama

7 Agosto, 2026
GP Barcelona F1, Charles Leclerc: “Sinto muita vergonha”

F1: Charles Leclerc falou sobre os desafios de Madring

7 Agosto, 2026

CPV/IS: Art of Speed – A história, o presente e o futuro

7 Agosto, 2026
McMurtry Spéirling PURE: só 100 unidades

McMurtry Spéirling PURE: só 100 unidades

7 Agosto, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright