F1, Toto Wolff: “A nossa unidade motriz é legal”
O diretor-executivo e chefe de equipa da Mercedes, Toto Wolff, reagiu às suspeitas levantadas por rivais sobre uma alegada vantagem no novo motor alemão, garantindo que a unidade motriz cumpre integralmente os regulamentos técnicos definidos para 2026.
As dúvidas incidem sobre a taxa de compressão dos motores, que este ano foi reduzida por regulamento de 18:1 para 16:1. Segundo relatos no paddock, a Mercedes terá encontrado uma forma de operar a unidade motriz a níveis superiores em pista, algo que poderia traduzir-se em ganhos significativos de tempo por volta. Os regulamentos apontam para uma medição feita à temperatura ambiente, e a Mercedes terá encontrado forma de aumentar a taxa de compressão a temperaturas mais elevadas, quando o motor está em pleno uso.
O responsável austríaco defendeu que os regulamentos e os procedimentos de verificação são claros e acusou os concorrentes de se concentrarem excessivamente no trabalho alheio, em vez de se focarem nos seus próprios projetos técnicos. Adiantou também que a comunicação com a FIA foi sempre aberta e clara, recebendo garantias do órgão federativo de que tudo o que a Mercedes fez é legal.

Wolff reiterou que não existe qualquer margem para dúvidas quanto à legalidade do motor e sublinhou que a equipa procura manter-se concentrada no seu próprio trabalho, ignorando polémicas externas.
Toto Wolff, citado pelo racingnews365.com, afirmou: “Não percebo porque é que algumas equipas se concentram mais nos outros e continuam a argumentar um caso que é muito claro e transparente. A comunicação com a FIA foi sempre muito positiva. As regras são claras, tal como os procedimentos padrão.”
Visando diretamente os rivais, declarou: “Organizem-se. Estão a fazer reuniões secretas, a enviar cartas secretas e a tentar inventar métodos de teste que simplesmente não existem. Posso dizer que, pelo menos da nossa parte, tentamos minimizar as distrações. Minimizar as distrações significa focarmo-nos mais em nós quando o regulamento e o que a FIA nos disse são bastante claros. Somos todos diferentes. Talvez queiram arranjar desculpas antes mesmo de começar, quando as coisas não estão bem. Todos precisam de fazer o melhor que podem. Mas não é assim que faríamos as coisas, especialmente quando já nos disseram tantas vezes que está tudo bem”.
Questionado sobre a legalidade do motor, foi taxativo: “A unidade motriz é legal. Corresponde à forma como os regulamentos estão escritos, à forma como os controlos são feitos e ao que a FIA nos disse. Sentimo-nos seguros.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI





