F1: A tecnologia dos anos 50 ao serviço da Aston Martin no teste de Barcelona

Por a 30 Janeiro 2026 17:08

A Aston Martin assumiu uma postura ambiciosa neste arranque de nova era, com Adrian Newey a querer esticar o máximo possível o tempo de desenvolvimento do novo carro, antes de o enviar para a pista de Barcelona, que acabou por acontecer na quarta-feira, a meio da tarde.

E foi neste contexto que surge uma mistura surpreendente. Foi necessário recorrer à tecnologia dos anos 50 para levar um dos carros mais complexos da atualidade para a pista. Nomeadamente a um Antonov An-12BP, uma versão evoluída do cargueiro militar soviético An-12, um avião de transporte tático médio concebido na década de 1950. Paralelamente ao uso militar, a aeronave encontrou espaço no sector civil, sendo operada por companhias de carga em missões logísticas exigentes, com capacidade útil a rondar as 20 toneladas, dependendo da disposição interior. Com peso máximo à descolagem a aproximar-se das 61 toneladas, a velocidade de cruzeiro situa-se geralmente entre 570 e 780 km/h e o alcance varia entre cerca de 3 500 e 5 700 quilómetros, consoante a carga transportada.

O transporto foi feito pela empresa ucraniana Cavok Air, que tem neste momento na sua frota 5 An-12B, sendo que o voo que transportou o Aston Martin foi operado pelo UR-CKM construido em 1972. O voo, inicialmente planeado para ter início às 10 da manhã de quarta, apenas se iniciou as 13:26, saindo de Birmingham, rumo a Girona, um aeroporto relativamente mais próximo do Circuito de Barcelona, provavelmente com menos taxas e com tráfego reduzido, o que terá permitido uma operação mais rápida e menos onerosa, numa operação que poderá ter chegado aos 40 mil euros, dependendo de vários fatores.

A F1 depende da tecnologia de ponta para dar um dos melhores espetáculos do mundo, mas essa tecnologia, muitas vezes, depende máquinas mais simples e menos sofisticadas, mas que continuam a servir de forma fiável. É o caso desta relíquia dos céus que continua a trabalhar e a ajudar a fazer o mundo girar, neste caso, a F1.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado