F1: Novo engenheiro de Lewis Hamilton poderá chegar da McLaren
A Ferrari continua sem revelar quem será o engenheiro de corrida definitivo que irá trabalhar com Lewis Hamilton em 2026, depois de ter confirmado, no início do mês, que Riccardo Adami passará a integrar a academia de pilotos da equipa. A indefinição surge numa fase sensível para a Scuderia, pressionada a acertar plenamente no novo conceito técnico após uma temporada dececionante.
Segundo o jornal italiano Corriere della Sera, Bryan Bozzi — atualmente engenheiro de Charles Leclerc — deverá colaborar com Hamilton em algumas sessões de testes de pré-época. O mesmo órgão adianta ainda que Carlo Santi, antigo engenheiro de Kimi Räikkönen, também poderá ter um papel de apoio. Paralelamente, a Ferrari estará a tentar contratar em definitivo um engenheiro que, neste momento, integra a estrutura da McLaren, embora a identidade não tenha sido divulgada.
A publicação sublinha a importância crítica de a equipa acertar no projeto para 2026, numa altura em que o futuro da formação e, em particular, o do diretor Fred Vasseur, estará sob escrutínio.
Cumpre-se, entretanto, um ano desde que Hamilton se apresentou oficialmente em Maranello como piloto da Ferrari, num contexto de enorme expectativa após o bom final de 2024. Contudo, o britânico não subiu ao pódio em nenhuma corrida na época seguinte, enquanto Leclerc voltou a terminar um campeonato sem vitórias, pela quarta vez em sete anos com a Scuderia.
A esperança interna passa pelo facto de a Ferrari ter abandonado precocemente o desenvolvimento do carro de 2025, concentrando esforços no novo ciclo regulamentar, apostando que essa estratégia permita regressar à luta pelos triunfos.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






Pity
24 Janeiro, 2026 at 11:55
Porque é que a Ferrari não consegue fazer as coisas direito? Os rumores indicam que o carro nasceu bem, vê-se um sorriso na cara dos pilotos, o que será bom para eles e para a equipa, mas a indefinição quanto ao engenheiro do Hamilton não o ajuda. Por muito bem que Hamilton e o novo engenheiro se consigam entender, isso não acontecerá de um dia para o outro, e o início da época é já “ao virar da esquina”.
jo baue
24 Janeiro, 2026 at 23:26
Começa a ler-se, a ler-se,o artigo, e na segunda oração lá aparece a pérola: ” Indefinição” na Ferrari. O suficiente para vir logo a correr a Pity a explicar- nos que a Ferrari, repito, a Ferrari não consegue fazer as coisas direito.
A novidade é citarem a imprensa ‘ transalpina’. Curiosamente, nem uma sombra do que por esses lados e dito e escrito: O Adami foi afastado por obra e graça dos caprichos do Sir, insistiu tanto, que lhe fizeram a vontade ( e lhe cortaram o u’ltimo alibi).
E também curiosamente parece que nesta situação o período de gardening leave já não existe. 3 meses, 6 meses… Vão lá ver quem é que tem também o apelido Grosjean na F1.e saiu após 8 anos de uma certa equipa.
Até lá e sem o mínimo de intranqilidade será o Santi emparelhado com o Bozzi a telecomandar o 7×WC em Barcelona.